Resumo do texto
- Não fique com medo de perder clientes ao reajustar os preços;
- Comunique com transparência e explore os pontos positivos do produto;
- Ofereça soluções para o usuário não sair prejudicado com o aumento.
Início de ano pode ser a hora de rever os preços no seu negócio. Com o aumento no valor da matéria-prima, do combustível e da energia elétrica, em algum momento será necessário repassar os custos para os produtos.
Se você tem medo de fazer reajuste e perder clientes, saiba que esse sentimento é super normal. Mas, quando essa alteração de preço é necessária para manter as contas em dia, existem formas de fazer um comunicado de reajuste de preço aos clientes sem impactar as vendas.
Confira o nosso artigo e se prepare para esse momento.
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Como calcular o Preço de Venda de Produto?
- Custo de produção: saiba o que é, como calcular e qual é sua importância;
- Satisfação do cliente: veja como melhorar a experiência de quem compra no seu negócio!
5 dicas para fazer um comunicado de reajuste de preço aos clientes
A base de uma comunicação transparente com seus clientes é a honestidade, por isso, você precisa fazer com que ele entenda que o reajuste de preço é inevitável para manter a qualidade no produto ou serviço. Para fazer um comunicado de reajuste de preço, confira essas 5 dicas:
1. Preste atenção nos preços praticados pela concorrência
Procure saber qual o preço médio do segmento em que sua empresa atua. Entenda quanto a concorrência está cobrando e se mantenha no mesmo nível, assim, seus clientes vão entender que não é só você que aumentou o preço.
2. Informe aos clientes com antecedência
Ninguém gosta de uma surpresa que envolva aumentar os gastos, certo? Então, não faça isso com os seus clientes. Avise, em todos os meios de comunicação possíveis, que os valores vão subir. Por exemplo, se seu serviço tem cobrança recorrente, mande um e-mail aos assinantes avisando do aumento e explicando o porquê.
3. Conte sobre seus custos, mostre como funciona a produção
Os seus clientes sabem que os preços subiram, então, explique para eles como o custo da energia elétrica, que subiu para eles também, afeta o preço do produto ou serviço. Assim, além deles entenderem o reajuste, você gera empatia e aproximação do cliente com a marca.
4. Reforce os pontos positivos do produto ou serviço
Se precisa dar uma notícia desagradável, dê uma positiva para equilibrar. Nesse caso, é hora de explorar o que você oferece como valor. Use os canais de comunicação para mostrar como o seu produto ou serviço agrega qualidade na vida de quem compra, dessa forma, o aumento do preço pode ser justificado.
5. Ofereça diversas opções de pagamento
Já que o cliente vai precisar pagar mais, porque não facilitar esse processo para ele? Ofereça diversas formas de pagamento para que ele possa adequar o novo preço ao seu planejamento financeiro. Boleto, Pix, cartão de crédito e débito, deixe que seu consumidor escolha o que for melhor.
Como saber se é o momento de fazer um reajuste?
Nunca existe um momento ideal para cobrar mais no seu negócio e esperar pelo tempo certo pode acabar prejudicando o faturamento. Por isso, a melhor forma de ter esse controle é manter os dados de fluxo de caixa em dia.
Fique atento para mudanças significativas no seu planejamento financeiro e procure entender se o problema está relacionado com o aumento do custo e o preço de venda dos produtos. Esse será o momento ideal para planejar o reajuste de preços.
Aumente suas opções de pagamento com as maquininhas do PagSeguro
Fazer um comunicado de aumento de preço nunca é fácil. O medo de perder vendas e afastar consumidores surge e o empreendedor fica em dúvida de como lidar com essa situação. Por isso, é importante focar em oferecer diversas opções para quem vai comprar.
Oferecer diferentes formas de pagamento mostra para o público que, apesar de um reajuste de valores, ele pode se adequar ao novo preço com novas formas de pagamento.
As maquininhas PagSeguro te dão a possibilidade de usar mais de 20 formas de pagamento diferentes. Seu cliente pode pagar com cartão de crédito, Pix, QR-Code e outros.
Além disso, você tem as melhores taxas do mercado, maquininhas modernas e estilosas e que se encaixam perfeitamente no que você precisa!