Satisfação do cliente: veja como melhorar a experiência de quem compra no seu negócio!

Resumo do texto

  • Entenda o que é satisfação do cliente e a importância;
  • Veja como avaliar opinião dos clientes sobre sua loja;
  • Saiba como oferecer uma boa experiência aos consumidores.

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Muito além do número de vendas, um indicador que toda empresa deve se preocupar é com a satisfação do cliente. A partir dele é possível saber o que pode ser aperfeiçoado e criar estratégias para melhorar a experiência do consumidor.

Separamos algumas dicas para você melhorar o atendimento e comunicação com seus clientes e ficar por dentro deste indicador tão importante, confira!

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O que é a satisfação do cliente?

É o termômetro que mostra qual e como é a relação dos clientes com a marca, empresa ou serviço.

A satisfação do cliente vai além de gostar da sua loja, é sobre a qualidade do seu negócio que impacta na experiência do cliente.

Sabendo como o seu cliente se sente, é possível diminuir os impactos negativos da sua empresa e encontrar soluções eficazes, inovadoras e criativas para atender e superar as expectativas.

Qual a sua importância?

Gigante! Este indicador é usado para transformar a sua marca em algo melhor, capaz de gerar o crescimento do seu negócio. 

O consumidor é o centro de todas as ações de uma empresa. Se ele está feliz, se fideliza, faz propaganda positiva sobre o seu negócio e indica-o para outras pessoas. Por isso, quem ignora a experiência e a satisfação, irá cometer erros na gestão da empresa.

A análise de satisfação serve como um direcional para saber  como o seu negócio está indo no mercado e, a partir dela, é possível criar estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Como saber se o seu consumidor está satisfeito?

O termo satisfação muitas vezes pode parecer vago e ter significados diferentes, porém, existem muitas formas de saber como está sendo a experiência dos clientes e trabalhar com informações concretas e seguras. Veja como.

Esteja atento às redes sociais

As métricas não mentem e, além delas, a comunicação com os clientes pode dizer muita coisa. A maioria das pessoas não compartilha suas insatisfações diretamente com a empresa, por isso é importante buscar por essas informações nas redes sociais. 

Crie enquetes rápidas no Instagram da sua empresa, pois além de interagir com seu público, é possível entender melhor algumas preferências deles. Outra estratégia é buscar pelo nome da sua marca no Twitter, lá encontrará a opinião dos usuários e seus feedbacks.

Métrica de lealdade – Net Promoter Score (NPS)

Também conhecida como NPS, essa pesquisa mensura o grau de satisfação dos consumidores de qualquer negócio. 

Ela é feita de forma anônima, a partir de uma escala de 0 a 10 sobre quanto você recomendaria essa empresa para um amigo ou colega. A partir desta nota é possível visualizar melhor o nível de satisfação do cliente em relação ao seu empreendimento.

Uma dica: você pode fazer a pesquisa tanto no ambiente online, utilizando e-mail, redes sociais ou WhastApp, quanto no espaço físico, perguntando para o cliente durante o atendimento ou deixando um espaço dedicado para ele responder.

Índice de Satisfação do Cliente – Customer Satisfaction Score

Também conhecido como CSAT, este outro indicador sobre satisfação do cliente  é feito após uma interação específica com o consumidor. Ou seja, após o atendimento você pede a ele  que escolha uma nota de 0 a 5 para o quão satisfeito ele ficou.

Neste caso, ele mede como o cliente se sente após ser atendido, combinado com outras pesquisas oferece bons dados sobre a experiência do cliente como um todo.

Use a tradicional caixa de sugestões

Este ainda é um método muito eficaz, principalmente se feito de forma anônima, assim o cliente se sente à vontade para compartilhar suas opiniões.

O feedback de quem compra seu produto é muito importante, por isso a caixa de sugestões serve como um espaço para reclamações, desejos, monitorar a qualidade do produto oferecido e atendimento. 

Dicas para manter o nível de satisfação do cliente

Toda empresa deve sempre buscar melhorar o seu atendimento. Portanto, mesmo que o nível de satisfação dos seus clientes esteja bom, é preciso sempre pensar em diferenciais e não deixar que este índice caia.  Veja algumas dicas.

Saiba quem é seu cliente

As suas publicações, o tom de voz e o atendimento devem ser baseados em um perfil de cliente ideal e, para isso, é preciso entender bem qual é o seu público-alvo. Ao saber quem é o seu cliente você vai entender suas dores e como conseguir oferecer a melhor solução.

Entenda os motivos que fizeram aquela pessoa comprar no seu negócio e mantenha o contato, mesmo após a compra, para saber se a experiência foi positiva ou não.

Alinhe as expectativas

É importante não prometer o que não pode cumprir, seja realista no que está ofertando, a sinceridade também é um ponto crucial para fidelização do cliente.

Atendimento de qualidade 

Basta uma experiência ruim para o cliente nunca mais voltar. O atendimento é um dos principais fatores para a satisfação do cliente, por isso invista em uma comunicação ágil, simples e amigável.

Não deixe ninguém esperando, aumente a disponibilidade de canais de atendimento, interaja com os seguidores através de redes sociais, crie uma rede de contatos para disponibilizar novidades, ofertas ou cupons.

Lembre-se: um atendimento de qualidade é aquele, na qual, o cliente se sente valorizado e tem o seu problema resolvido de forma rápida e eficiente.

Conte com o PagVendas para melhorar seu relacionamento com os clientes

O PagVendas é um aplicativo tudo em um que, além de ajudar na gestão do seu negócio, também auxilia na satisfação do cliente, oferecendo um controle de contatos de quem compra com você!

Assim fica muito mais fácil manter um relacionamento verdadeiro com o seu público. Faça tudo através do seu celular, tablet, computador ou maquininhas PagSeguro e tenha tudo o que você precisa em um único lugar, confira mais vantagens:

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  • agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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