Resumo do texto
- Saiba o que são as metas SMART;
- Veja quais são os critérios da metodologia SMART;
- Entenda porque é importante usar SMART no seu negócio.
Todo empreendedor deseja alcançar o sucesso em seu negócio, mas o conceito de sucesso pode variar de pessoa para pessoa. É por isso que existem técnicas, como as metas SMART, que ajudam a definir objetivos específicos e relevantes.
Ao manter o foco no que é realmente importante, e que colabora com o crescimento, é possível concentrar esforços e obter resultados melhores e mais rápidos. Por isso, vamos explicar o que são e como usar as metas SMART.
O que são metas SMART?
Metas SMART são técnicas simples para definir objetivos claros e direcionados para o seu negócio. A sigla SMART é composta por cinco critérios que devem ser considerados na criação de uma meta, no caso: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
S de Específica (Specific)
Uma meta SMART deve ser específica, clara, de fácil entendimento e detalhada. Por isso, evite frases genéricas ou muito abrangentes, pois quando isso acontece, cada pessoa pode ter uma interpretação diferente.
Como estabelecer uma meta SMART específica?
Para te ajudar a criar um objetivo que seja específico, responda algumas perguntas, como:
- O que eu quero alcançar?
- Quem são os envolvidos?
- Quais os recursos necessários?
Exemplo de uma meta específica: quero aumentar o número de produtos vendidos na loja física em 10%.
M de Mensurável (Measurable)
Mensurável é tudo aquilo que pode ser medido. Metas que têm essa característica são essenciais para qualquer negócio, afinal, além de determinar objetivos é importantíssimo acompanhar o progresso delas.
Ao mensurar uma meta você consegue saber em que estágio ela está, quais esforços precisam ser feitos para finalizar a demanda e quais estratégias podem ser incluídas ou alteradas para dar cabo ao objetivo.
Como estabelecer uma meta SMART mensurável?
Aqui temos algumas perguntas que você pode responder para criar uma meta mensurável:
- Quais números tenho hoje e quais quero atingir?
- Como vou saber quando atingir a meta?
- Quais KPIs e métricas podem ser usadas no processo?
Exemplo de uma meta mensurável: vender na loja física 10% a mais do que é vendido atualmente.
A de Atingível (Attainable)
De nada vale criar metas impossíveis de cumprir, além de ser frustrante, você não estará enxergando a realidade do seu negócio e os esforços podem ser em vão. Por isso, a letra A na sigla SMART significa atingibilidade, ou seja, a meta é possível de ser alcançada?
O que considerar ao definir uma meta SMART atingível?
Faça uma avaliação de como o seu empreendimento funciona. Para isso, você pode fazer perguntas, como:
- Com o que tenho hoje, consigo chegar ao meu objetivo?
- Quem precisa estar neste processo para a meta ser atingida?
- O time concorda com a meta sugerida?
Exemplo de uma meta atingível: o faturamento vem crescendo constantemente, por isso sei que posso investir em ações para vender 10% a mais na loja física.
R de Relevante (Relevant)
Imagine se um negócio de roupas tem como meta vender mais sapatos? Não parece muito relevante, certo? Por isso, é importante que a sua meta faça sentido com o momento que o empreendimento está passando.
Além disso, uma meta relevante impacta diretamente na vida dos colaboradores envolvidos, gerando ainda mais ânimo e estímulo para a equipe!
O que considerar como relevante na hora de criar metas SMART?
Não sabe se o objetivo que tem em mente é relevante? Você pode pensar nessas perguntas:
- Tenho tudo que preciso para alcançar a meta?
- Qual impacto ela vai gerar no meu negócio ao ser atingida?
- Quais áreas vão ser afetadas por essa meta?
Exemplo de uma meta relevante: aumentando em 10% as vendas na loja física, é possível traçar um plano de carreira para o time.
T de Temporal (Time based)
Por fim, mas não menos importante, ter um prazo definido para início e conclusão é essencial em um objetivo SMART, pois ajuda a manter o foco e garantir que todos trabalhem juntos para alcançá-lo.
Afinal de contas, um prazo claro ajuda a manter a equipe motivada e comprometida, pois eles sabem que há uma data limite para alcançar o objetivo.
Como definir uma meta temporal?
Aqui é preciso ter bom-senso! Não estabeleça prazos muito apertados e cronogramas que não tem tempo hábil para ser seguidos.
Olhe um pouco para trás e veja relatórios antes de criar uma meta temporal:
- Como estão os números dos meses anteriores e quanto tempo preciso para atingir o que busco?
- Qual é o prazo final para que essa meta seja atingida sem causar prejuízo na operação?
Exemplo de uma meta temporal: aumentar as vendas da loja física em 10% nos próximos dois meses.
Por que utilizar metas SMART?
As metas SMART são um meio de criar objetivos para seu negócio de forma inteligente e otimizada. Afinal, você usou uma estratégia para entender onde seu negócio vai chegar baseado em dados e informações reais!
Dessa forma, você e os colaboradores conseguem enxergar o quanto aquele objetivo definido é importante para todos e qual o papel de cada um na conquista!
O negócio pode usar a metodologia SMART para aprimorar os pontos positivos, melhorar aqueles que são negativos e, enfim, aumentar a vantagem competitiva perante os concorrentes.
PagVendas: entenda o cenário do negócio antes de aplicar o modelo SMART
As metas SMART são criadas com base em dados realistas e metodologias específicas, o que significa que não há espaço para opiniões pessoais e suposições. Tudo deve ser baseado em relatórios, dados anteriores e cálculos!
E sabe como você consegue todo esse cenário de forma fácil e gratuita? Com o PagVendas!
O PagVendas é um software de gestão de negócios gratuito que te ajuda a monitorar o cenário momentâneo, como frente de caixa e estoque, e também te dá relatórios completos sobre vendas e faturamento!
Assim, você terá os insumos que precisa para criar as metas SMART de forma inteligente e realista!