De pai para filho: 5 dicas financeiras para ensiná-los a cuidar do dinheiro

Resumo do texto

  • Entenda a importância de falar com os filhos sobre finanças;  
  • Veja como começar a abordar esse tema; 
  • Conheça opções de investimentos para seus filhos.

 

Quando nossos filhos crescem, começam a enfrentar suas primeiras decisões financeiras, como decidir entre comprar um jogo recém lançado ou guardar o dinheiro para comprar algo mais caro no futuro. E, como pais, temos a oportunidade de ensinar sobre o valor do dinheiro desde cedo.

Com algumas dicas financeiras simples, podemos ajudá-los a construir uma base de conhecimento sólida sobre finanças. Afinal, nada é tão valioso quanto os conselhos para orientá-los nessa jornada, não é mesmo?

Neste Dia dos Pais, vamos juntos explorar alguns ensinamentos sobre finanças que podem ser compartilhados com nossos pequenos para que se tornem adultos responsáveis com o dinheiro.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Dicas financeiras de pai para filho: uma preparação para o futuro!

Educar os filhos sobre finanças desde cedo ajuda a desenvolver habilidades importantes para o futuro, como tomar boas decisões e ter responsabilidade com o dinheiro.

Mas esse processo não precisa ser feito logo de cara. Essas lições devem ser adaptadas à idade e ao entendimento da criança em um processo contínuo de aprendizagem e aplicação prática.

Se ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo! Vamos compartilhar algumas dicas para você iniciar esse importante diálogo!

1. Use a mesada educativa para ensinar

Receber uma determinada quantia regularmente vai ajudá-los a entender melhor as lições passadas e tomar decisões financeiras responsáveis.

2. Explique conceitos básicos, como dívida e parcelas

Fale com eles sobre dívidas, juros e o impacto das parcelas no orçamento, pois esses são tópicos importantes para quem lida com as próprias economias. Explique de forma didática para que eles realmente compreendam o que está sendo passado. 

3. Fale sobre querer x precisar

Explique que nem tudo que desejamos é um item essencial e coisas como as contas da casa e a feira do mês devem ser priorizadas.

Fale também sobre a diferença entre o custo e o valor dos produtos e serviços que são utilizados no dia-a dia. 

4. Use situações cotidianas para exemplificar ensinamentos

Aproveite o cotidiano da família, como compras no supermercado, para ensinar sobre escolhas inteligentes e comparar preços. Por exemplo, no mercado, explique a eles o preço dos alimentos, como o valor do pão, leite ou frutas frescas.

5. Mostre a importância de ter metas e um planejamento financeiro

Incentive seus filhos a economizar a mesada para comprar um jogo ou outro item específico. Essas metas serão úteis para que eles desenvolvam disciplina financeira e consigam seguir um planejamento.

Dessa forma, eles serão motivados a poupar e aprenderão sobre controle de orçamento, organização e outros tópicos importantes.

Dicas Financeiras de Pai para Filho!

Investimentos para o futuro dos seus filhos

Fazer aplicações é uma ótima maneira de garantir uma segurança financeira para seus filhos no futuro. Aqui estão alguns tipos de investimentos que você pode considerar:

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) são aplicações de renda fixa com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Funciona como uma espécie de empréstimo para o banco e, em troca, você recebe o valor investido mais os juros.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa 100% garantido pelo Tesouro Nacional. É uma opção segura e bastante interessante para criar um fundo de educação para o futuro dos seus filhos, auxiliando em gastos com escola ou universidade.

LCI e LCA

Esses títulos de renda fixa são parecidos com o CDB. As LCIs são emitidas para captar recursos para o setor imobiliário, enquanto as LCAs são focadas no agronegócio.

Além disso, esses investimentos possuem garantia do FGC e são isentos de Imposto de Renda para pessoa física.

Fundos de Investimento

Pense no fundo de investimento como um condomínio. Cada “apartamento” é um investidor e todos juntos formam o fundo. O “síndico”, ou gestor do fundo, é quem administra o dinheiro, buscando retorno financeiro. 

Assim como num condomínio real, há custos de manutenção (taxas do fundo) e benefícios compartilhados (retorno financeiro). É uma boa opção para diversificar investimentos e tentar obter um bom retorno, porém também traz riscos, como a volatilidade do mercado e a possibilidade de perdas.

Investimentos PagBank: um presente para o futuro dos seus filhos!

Ao educar seus filhos sobre finanças, você está plantando sementes para um futuro financeiramente saudável e seguro. E para colher os frutos, é preciso ter as ferramentas certas ao seu alcance.

No PagBank, você investe com segurança e praticidade. São várias opções de investimento disponíveis:

Você também pode receber recomendações de investimentos feitas por especialistas para encontrar as aplicações que mais combinam com seu perfil de investidor.

Baixe o app PagBank e comece a investir!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”