Resumo do texto
- Entenda a importância do controle de vendas;
- Saiba como funciona essa organização para seu negócio;
- Confira nossas dicas para otimizar o controle de vendas e estoque.
Independentemente do tamanho e segmento, fazer o controle de vendas é fundamental para o desenvolvimento e progresso de qualquer negócio.
Muitas vezes os gestores estão sobrecarregados com diversas tarefas, o que dificulta a realização de funções como essa. Se esse é o seu caso, reunimos informações para ajudar no controle do seu empreendimento.
Saiba como fazer um controle eficiente das vendas e o porquê dele ser tão importante para o crescimento saudável do negócio.
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Controle de vendas: o que é e como fazer?
O controle de vendas é o monitoramento do processo comercial, desde o recebimento da matéria-prima até o envio do produto para o cliente.
A partir deste controle é possível saber como está o desempenho do caixa, quais produtos são mais ou menos vendidos e ter uma ideia do que melhorar ou quais planos seguir para o futuro.
Pode parecer muito trabalhoso, mas existem diversas ferramentas e apps que facilitam essa atividade e te ajudam a poupar tempo.
Conheça outros 2 tipos de controle
Existem dois pilares importantes na estrutura do controle de vendas: o controle de estoque e o controle financeiro. O trabalho conjunto desses três pontos garante o bom funcionamento das operações comerciais:
Controle financeiro
É responsável por monitorar os valores que entram e saem. Isso inclui gestão do fluxo de caixa, controle de pagamentos, emissão e baixa de notas fiscais, conciliações bancárias, entre outras operações.
Controle de estoque
É o armazenamento e acompanhamento de matéria-prima, produtos, ferramentas e maquinários utilizados na produção das mercadorias. Esse controle pode ser feito por meio de uma planilha ou por um sistema de gestão de vendas.
O que sua empresa ganha com um controle de estoque e vendas organizado?
Um controle de estoque e vendas bem feito apresenta uma série de benefícios para a empresa. Com isso, é possível:
- Pagar contas em dia, evitando problemas com impostos ou fornecedores;
- Ter uma visão clara da saúde financeira do negócio;
- Saber quanto há de capital de giro para fazer investimentos;
- Direcionar recursos para áreas estratégicas e analisar custos associados ao processo de vendas;
- Atender às demandas dos clientes;
- Evitar despesas extras com aluguel, depósito, limpeza e segurança.
Com menos custos, é possível se tornar mais competitivo no mercado.
Além disso, o fluxo de caixa também fica mais simples porque as entradas e as saídas de dinheiro condizem com o que realmente está acontecendo na empresa. Não há confusão nas informações sobre o que foi comprado, o que foi vendido e o que ainda está no estoque.
O desempenho da equipe comercial também é impactado positivamente, porque os vendedores têm dados confiáveis sobre os padrões de compra dos clientes. Isso permite que eles tomem atitudes mais assertivas para aumentar o número de vendas.
Vários desses benefícios também tem o potencial para elevar a satisfação dos consumidores. Afinal, nenhum cliente quer chegar em uma loja e descobrir que o produto que desejava está em falta.
Dicas para fazer a gestão de vendas de forma eficiente!
Como você viu, o controle de vendas envolve diversas tarefas. Por isso, separamos algumas dicas para você otimizar esse processo:
Registre todos os dados das vendas
O primeiro passo essencial é registrar todas as informações das transações comerciais. Isso deve incluir os dados dos produtos vendidos, impostos, preço unitário, forma de pagamento e informações do cliente.
Dessa forma, seus relatórios serão mais precisos e fornecerão uma base sólida para embasar decisões estratégicas.
Acompanhe e treine a equipe de vendas
Afinal, o trabalho dos vendedores é essencial para aumentar a taxa de conversão e o ticket médio.
Com isso, analise a performance de cada um e as práticas utilizadas por eles. E, quando possível, ofereça treinamentos para expandir as habilidades de negociação dos colaboradores e motivá-los a dar o melhor.
Monitore o fluxo de vendas da empresa
Fazer esse controle das vendas vai facilitar a vida dos seus vendedores, pois, assim, os responsáveis por cada etapa terão mais clareza para exercer suas atividades, evitando falhas e atrasos.
Um exemplo básico de fluxo pode ser: prospecção, qualificação, apresentação da proposta, negociação, fechamento do negócio e pós-vendas.
Como o PagVendas te ajuda a controlar os números de venda?
Uma forma excelente de otimizar o controle de vendas é usar a tecnologia a seu favor e adotar um sistema de gestão, como o PagVendas.
O PagVendas foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de empreendedores e gestores facilitando várias tarefas. Algumas das funcionalidades do app são:
- Controle de frente de caixa em tempo real;
- Gestão de produtos e estoque;
- Agendamento nos horários de atendimento ao consumidor;
- Gerenciamento de vendas;
- Criação de loja online;
- Emissão de notas fiscais;
- Controle de contatos de clientes;
- Relatórios de vendas;
- Simulador de vendas.
Todas essas atividades – e muitas outras – são realizadas pelo aplicativo no seu celular, pelo computador ou por uma das maquininhas PagBank.