Orçamento de vendas: tudo que você precisa saber para montar o seu!

Resumo do texto

  • Entenda o que é um orçamento de vendas;
  • Saiba porque você deve fazer um;
  • Confira o passo a passo para montar um planejamento de vendas.

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Não importa se o seu negócio é grande ou pequeno, o controle financeiro e a previsão de faturamento devem fazer parte do dia a dia. É neste momento que entra o orçamento de vendas.

Também chamado de planejamento de vendas, o documento faz uma previsão de quanto a empresa vai ganhar em um determinado período de tempo. Tudo isso, claro, baseado em dados anteriores e ferramentas adequadas.

É sempre bom lembrar que, quando falamos de decisões de negócio, não dá pra confiar só na intuição. É preciso reunir uma série de informações sobre a empresa para fazer projeções.

Se você ainda não sabe como fazer um orçamento de vendas, está na hora de aprender!

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O que é um orçamento de vendas?

O orçamento de vendas é um documento que faz a previsão de quanto a empresa irá faturar em um determinado período. Em outras palavras, é quanto o negócio pretende vender e quanto vai receber por essas vendas.

Ele é essencial para o planejamento financeiro do negócio. Isso porque, com esses dados em mãos, é possível organizar outras áreas, como compra de equipamentos e aumento da produção. Além disso, é possível traçar metas a serem alcançadas.

Se na previsão de faturamento temos a venda de 3 mil itens, esse número se torna uma meta a ser alcançada e um ponto que pode ajudar as empresas é o planejamento operacional.

Aspectos gerais do orçamento de vendas

Em um orçamento de vendas, você deve encontrar alguns pontos-chave, como:

  • Canais de distribuição que serão usados;
  • Mix de produtos ou serviços a serem vendidos;
  • Previsão da quantidade de itens comercializados;
  • Definição dos preços praticados;
  • Previsão de faturamento.

Em breve, detalharemos cada um desses itens!

Por que é importante criar um planejamento de vendas?

Porque ele será um dos responsáveis pela definição do caminho que a empresa irá percorrer nos próximos meses. Afinal de contas, o objetivo do documento é mostrar quanto o negócio irá faturar!

O faturamento também irá impactar na produção da empresa. Isso porque o planejamento de vendas apresenta quanto deverá ser vendido para chegar ao faturamento esperado.

Ou seja, o orçamento de vendas também impacta nas metas de vendas, e em consequência, influencia o contato com fornecedores e o preparo da equipe.

6 passos para elaborar um orçamento de vendas

Como já adiantamos, existem alguns pontos obrigatórios em um orçamento de vendas. Entenda como cada um deles funciona:

1. Analise o histórico da empresa

Bom, como não vamos trabalhar com intuição nesse momento, é preciso usar informações anteriores como base. 

Fique atento para os dados do faturamento de cada mês, despesas de produção e balanço final. Eles ajudarão a entender o que deve acontecer no futuro.

2. Estude o mercado

Depois de olhar para dentro, é hora de olhar para fora. Em alguns segmentos, as variações em tendências podem impactar diretamente seu negócio. Por exemplo, no caso de marcas de vestuário, certas peças podem ter maior ou menor procura de um ano para outro e influenciar sua produção.

Neste caso, é importante que você esteja pronto para enxergar o que deve continuar fazendo parte da sua produção e o que pode ser retirado.

3. Defina o mix de produtos

A consequência dos dois pontos anteriores é a definição do mix de produtos. Sabendo quais itens rendem mais para sua empresa, olhando os números anteriores e como o mercado está se comportando, você define o que vender!

É importante manter os seus campeões de venda, mas também abrir espaço para novidades que possam trazer mais clientes. Converse com fornecedores e fique de olho na concorrência.

4. Estabeleça o preço das vendas

Se o objetivo com o orçamento de vendas é descobrir quanto a empresa deve faturar no período, nada mais justo do que definir os preços de vendas nesse momento.

Montando o mix de produtos e analisando o mercado, você define quanto vai cobrar. Mas, não esqueça de consultar seus fornecedores e calcular a margem de lucro com cuidado! Você não quer errar neste momento!

5. Escolha os canais de distribuição

Conhecer o mix de produtos e estudar o mercado te ajudará a definir onde vender seus itens. Mas, a escolha não se limita a site próprio, loja virtual ou local físico. Aqui, também é importante pensar na logística de envio, no custo do frete e na necessidade de um local para armazenamento, além de uma equipe bem treinada e com um processo de vendas estabelecido.

6. Faça a previsão do faturamento

Conectando todos os pontos anteriores, você consegue fazer uma previsão de faturamento. Para isso, lembre-se que é necessário considerar outros dados, como custos fixos e variáveis do negócio e pagamento de impostos.

De forma simples, o cálculo é:

Previsão de itens vendidos x Preço definido

Mas, atenção! Não esqueça de outros fatores que influenciam nesta conta, como custo de frete e despesas com canais de distribuição.

Dicas para fazer um orçamento de vendas eficiente!

Agora que você já sabe o passo a passo para fazer um orçamento de vendas, pode melhorar ainda mais o processo de previsão do faturamento. Confira essas dicas:

Utilize uma base de dados confiável

As informações que vão nortear suas decisões precisam ser confiáveis. O ideal é que elas sejam retiradas do seu próprio negócio, de períodos anteriores, mas caso não seja possível, verifique a origem dos dados.

Analise todas as margens de lucro

Todo produto ou serviço comercializado precisa de um cálculo de margem de lucro atencioso. Não esqueça de incluir os custos de canais de distribuição em cada um deles.

Faça pesquisas com seus clientes

A criação de uma base de dados confiável começa ouvindo seus próprios clientes. Coloque no planejamento dos meses seguintes o disparo de pesquisas por e-mail, assim como realização de perguntas na própria loja. 

Elas podem ser voltadas para diferentes áreas, como atendimento ao cliente, qualidade dos produtos e tempo de entrega. Fique atento às respostas para tirar insights e usar isso mais pra frente!

Seja realista!

A gente entende que a vontade é que o negócio cresça, fature e venda ainda mais! Mas, no planejamento de vendas e na previsão de faturamento, é essencial ser realista.

Qualquer erro neste processo pode impactar diretamente no sucesso do negócio. Por exemplo, se você joga a previsão lá pra cima e faz um planejamento contando com aquele dinheiro e na hora ele não vem, tudo pode desandar.

Exemplos de orçamentos de vendas para você se inspirar!

Para te ajudar a montar a sua previsão de vendas, veja alguns exemplos de orçamento de venda e inspire-se!

Modelo de orçamento padrão

Este orçamento de venda deve conter:

  • Período do orçamento;
  • Preços e descontos;
  • Produtos;
  • Descrições dos itens;
  • Código dos produtos.

Modelo de orçamento de serviço

Neste exemplo de orçamento de venda, veremos:

  • Investimento necessário;
  • Cronograma da execução do serviço;
  • Procedimentos a serem executados;
  • Detalhamento dos serviços.

Modelo de orçamento de projeto

Neste caso, o orçamento de venda se adequa à necessidade do projeto. Ou seja, os campos podem variar de acordo com o segmento.

  • Escopo do projeto;
  • Prazos para entregas;
  • Valores de cada etapa do projeto;
  • Recursos necessários para o desempenho da equipe.

Faça a gestão do seu orçamento com o PagVendas!

Ao longo do texto, você viu a importância de ter uma base de dados para criar um orçamento de vendas confiável. Sem essas informações, erros podem acontecer e o caixa será afetado

Neste momento, é importante ter um software de gestão que reúna dados confiáveis sobre o seu negócio. Como é o caso do PagVendas, uma ferramenta gratuita que te ajuda a controlar o que acontece no seu negócio.

Nele, você consegue visualizar relatórios e gráficos do movimento dos meses anteriores e, também, adicionar custos, como comissão de vendas, pagamento a fornecedores e desconto em produtos.

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