Dividend Yield: o que é e como calcular para avaliar investimentos em ações?

Resumo do texto

  • O que é e como funciona o Dividend Yield?
  • Entenda porque esse indicador é importante para quem investe em ações;
  • Confira o passo a passo para calcular o DY e invista com mais segurança.

 

Se você está pesquisando mais a fundo sobre investimentos em renda variável, provavelmente já se deparou com o termo “Dividend Yield”. Um indicador muito útil para avaliar o rendimento das ações pagadoras de dividendos.

Além disso, o Dividend Yield é utilizado para avaliar a saúde financeira de uma empresa, pois as corporações que pagam dividendos tendem a ser mais “fortes” e menos vulneráveis a riscos. Mas isso não é uma regra, já que o dado deve ser avaliado em conjunto com outros indicadores financeiros.

Então, se você quer investir em ações que pagam bons dividendos, vale a pena entender como funciona o DY e usar essa informação a seu favor.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é Dividend Yield?

O Dividend Yield (DY) ou “rendimentos de dividendos” é um indicador financeiro que aponta a relação entre o dividendo pago por uma empresa e o preço de suas ações.  

Resumidamente, podemos dizer que o Dividend Yield serve para medir a rentabilidade dos dividendos pagos aos investidores.

Para que serve e como funciona o Dividend Yield?

Quando um investidor está escolhendo as ações para investir, é muito comum que ele avalie o Dividend Yield das empresas. 

O indicador permite fazer uma comparação do rendimento com dividendos de um papel em relação aos outros. Sendo assim, o DY é uma informação adicional para tomar decisões de investimento. 

Além disso, é importante estar atento a um detalhe: quando o Dividend Yield é alto, indica que a empresa está pagando uma grande quantidade de dividendos em relação ao preço de suas ações. Isso pode ser um atrativo para os investidores que procuram uma renda passiva.

Por outro lado, quando o Dividend Yield é baixo, pode indicar que a empresa não está distribuindo muitos lucros aos seus acionistas. No entanto, isso não é necessariamente um problema, tudo dependerá do contexto e da estratégia do negócio.

Por fim, é importante destacar que o Dividend Yield não indica a performance geral de uma empresa, apenas a rentabilidade dos dividendos. Sendo assim, procure avaliar o negócio como um todo e não apenas um indicador de forma isolada.

Entenda a importância do Dividend Yield para quem investe

Uma das principais vantagens do Dividend Yield é que ele fornece aos investidores uma forma de avaliar a rentabilidade de suas ações. Quanto maior for esse indicador, mais elevado será o retorno em termos de dividendos para o investidor.

No entanto, é importante notar que o Dividend Yield não deve ser o único fator levado em consideração ao escolher ações para investir. Ele deve ser usado em conjunto com outros indicadores financeiros, como o lucro líquido, o fluxo de caixa e margens de endividamento para obter uma visão mais completa da saúde financeira de uma empresa.

Como calcular o Dividend Yield? Veja o passo a passo!

  • Pesquise o valor dos dividendos anuais por ação. O dado pode ser encontrado em relatórios financeiros da empresa ou em sites especializados no assunto;
  • Identifique o preço atual da ação;
  • Divida o valor dos dividendos anuais por ação pelo preço atual da ação. O resultado será o Dividend Yield.

Para simplificar ainda mais, veja esse exemplo: 

Imagine que a ação de uma determinada empresa está sendo negociada a R$ 20 e paga um dividendo anual de R$ 1,20 por ação. Veja como funciona o cálculo:

Dividend Yield: (1,20/20 x 100) = 6

Isso significa que os investidores que compram ações dessa empresa estariam recebendo 6% de rendimento anual em forma de dividendos.

Como escolher boas ações por Dividend Yield?

Escolher boas ações com base no Dividend Yield pode ser uma estratégia valiosa para investidores que buscam rendimentos periódicos e estáveis. No entanto, é importante levar em conta outros fatores para acertar na escolha:

  • Invista em empresas bem posicionadas no mercado e financeiramente saudáveis: geralmente, elas possuem um histórico de pagamentos regulares de dividendos e tendem a continuar fazendo pagamentos no futuro;
  • Faça uma análise da empresa antes de investir: isso inclui a estratégia, perspectivas futuras, concorrência e outros aspectos relacionados à empresa;
  • Diversifique seus investimentos: isso ajuda a minimizar o risco e aumenta as chances de receber dividendos regulares de várias empresas;
  • Estude sobre o assunto: faça pesquisas nos sites das empresas, blogs sobre investimentos e outras fontes que tratem sobre ações e dividendos.

Quanto mais familiaridade com o assunto, mais fácil fica para identificar as melhores oportunidades de investimentos.

Além disso, você pode contar com o Guia de Ações do PagBank. Nele, consta um resumo das ações com potenciais de crescimento mais relevantes em uma tabela dividida por setores.

Tudo isso feito por profissionais especialistas em investimentos que destacam o valor de mercado das companhias e alguns indicadores importantes como o lucro líquido e Dividend Yield.

Para fazer seus primeiros investimentos em ações pagadoras de dividendos, é só baixar o super app e acessar o Home Broker direto do seu celular. 

Invista em Renda Variável com segurança e inteligência!