Organize sua vida financeira e mantenha as contas em dia!

Resumo do texto

  • Saiba como manter suas contas em dia;
  • Veja 5 passos para quitar dívidas em aberto;
  • Confira as dicas para ficar longe do vermelho!

 

A organização financeira é um desafio para muitas pessoas. Além de manter as contas em dia, todo mundo quer ter um dinheiro extra para pagar dívidas, sair com os amigos e fazer aquele pé de meia para o futuro.

Por isso, entender qual a melhor forma de se planejar financeiramente é tão importante. Algumas pessoas preferem pagar tudo no débito e guardar o dinheiro que sobra, enquanto outras aproveitam os benefícios do cartão de crédito.

Esse planejamento financeiro, seja das contas de casa ou dos gastos pessoais, não pode ser feito de forma descuidada. É preciso sentar, anotar seus gastos, ganhos e investimentos para, então, definir a melhor forma de manter as contas em dia.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Afinal, como colocar suas contas em dia?

Enquanto estamos nos desenvolvendo e começando a lidar com dinheiro, não temos muita noção de como cuidar do orçamento. Por isso, manter as contas em dia se torna um processo que parece ser, mas não é tão simples. Todo mês, você se preocupa em pagar as coisas importantes e gastar o que sobra.

Mas aí, quando acontece uma emergência, você acaba adquirindo uma despesa e tudo vai se enrolando. A partir de então, quitar dívidas enquanto paga as contas fixas se torna um processo de “equilibrar pratos”, que, muitas vezes, não dá certo!

Caso você tenha se reconhecido nessa história e não deseja lidar com dívidas e contas a pagar, é preciso começar um planejamento financeiro.

Entenda seu custo de vida e faça um planejamento financeiro!

O custo de vida é aquele valor gasto com as despesas básicas. Ou seja, aquele montante que não dá para abrir mão todos os meses. Ele pode ser calculado particularmente ou por família e varia de acordo com a vida de cada um.

Alguns itens que devem entrar no cálculo do custo de vida são:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • Transporte;
  • Saúde.

Como deu para perceber, são coisas que não dá para abrir mão, certo? Porém, é possível  reduzir o quanto elas pesam no orçamento.

Por exemplo, se a alimentação ocupa 30% dos gastos mensais, você pode tentar trocar de mercado e reduzir para 25%. 

Por que é tão importante entender o custo de vida?

Porque será o número base para o seu planejamento financeiro. Ou seja, se o custo de vida mensal é de R$ 2 mil, esse é o valor mínimo que precisa ganhar. Caso ganhe mais do que isso, sabe que o montante é destinado para contas e o que sobrar, poderá ser usado para reserva de emergência, investimentos e pagamento de dívidas.

Está inadimplente? Veja como negociar dívidas

Se você precisa lidar com dívidas para colocar as contas em dia, é hora de se organizar com este objetivo. Para isso, veja o que precisa fazer para sair do vermelho!

1. Coloque tudo na ponta do lápis e entenda quanto você deve

Cartão de crédito atrasado, empréstimo, financiamento, etc. Você pode ter algumas dívidas a quitar e nem sabe qual é o valor total. Por isso, o primeiro passo é mapear todos os débitos, com juros e multas que possam ter e anotar os valores!

2. Defina quanto você consegue pagar por mês

Lembra do cálculo do custo de vida? Agora, é hora de usá-lo! Sabendo qual o mínimo que você precisa para viver, consegue entender quanto sobra para quitar as dívidas. 

3. Negocie suas pendências

Dívidas podem ser negociadas. Afinal de contas, para a instituição credora, é melhor receber algum valor do que não receber nada. Portanto, converse com empresas e pessoas que você deve e organize um plano de pagamento que caiba no seu orçamento.

4. Analise bem as propostas

Ao negociar as pendências, não deixe de avaliar as propostas feitas. É importante entender quanto de juros está sendo cobrado, multas extras e qual o valor mensal que deverá ter para cobrir os custos. Antes de aceitar a primeira opção, consulte sua planilha de planejamento financeiro.

5. Feche os acordos necessários

Com todas as informações bem claras e orçamento organizado, é hora de iniciar esse plano de pagamento e focar em sanar as dívidas e colocar as contas em dia!

Saiba como organizar as contas para não voltar para o vermelho!

Com as dívidas pagas, o planejamento financeiro precisa ter outro foco. Agora, é necessário manter as contas equilibradas e não correr o risco de voltar para o vermelho! Agora é hora de focar e se dedicar ainda mais à organização.

Liste suas despesas e corte o que não é essencial

As dívidas começam porque todo o dinheiro está sendo gasto e quando surge uma emergência, a coisa desanda. Então, o primeiro passo é listar todas as despesas e começar a cortar aquilo que não é essencial. Isso fará a diferença!

Defina suas prioridades

Tirando o custo de vida, ou seja, gastos necessários para sobreviver, defina para onde o dinheiro vai. Você pode organizar contas futuras, planejar a compra de algo que precisa, pagar uma viagem ou criar uma reserva de emergência. O mais importante é saber quanto vai para cada “caminho” e se manter fiel a esse planejamento.

Busque formas de ter uma renda extra

Pode ser que você perceba que está gastando quase a mesma coisa que ganha. Assim, não sobra dinheiro para ter economias ou se preparar para emergências. Se este for o seu caso, avalie a possibilidade de ter uma renda extra. Pode ser algo que seja feito de casa e que não atrapalhe seu trabalho regular.

Use uma planilha de organização financeira

É claro que todas essas informações devem estar organizadas. Não adianta contar com a memória ou apenas um caderninho no fundo da gaveta. Use uma planilha de organização financeira para manter as contas em dia e não voltar para o vermelho!

Tenha foco e seja fiel ao seu planejamento

A gente sabe que é difícil falar não para aquele happy hour dos amigos ou para as saídas do fim de semana. Mas, se você possui um limite de gasto mensal para se manter em dia com o planejamento financeiro, não fure esse valor! Acredite, lá na frente, vai valer a pena!

Invista e veja seu dinheiro render

Juntar dinheiro é bom, mas fazer esse dinheiro render é melhor ainda! Com uma organização financeira atenciosa, você consegue manter as contas em dia, quitar possíveis dívidas e começar a fazer investimentos seguros e rentáveis!

Parece difícil dar o primeiro passo para conquistar uma vida financeira mais organizada?

Nós podemos te ajudar!

Mantenha suas contas em dia, organize o pagamento das eventuais dívidas e fique longe do vermelho!

Baixe o planner financeiro!