Mulheres investidoras: 7 perfis para seguir, aprender e se inspirar

Resumo do texto

  • O número de mulheres investidoras no Brasil tem aumentado ano após ano;
  • As mulheres possuem perfil de investidor estrategista;
  • Conheça 7 mulheres que produzem conteúdo sobre investimentos e inspire-se.

Baixe grátis o super app PagBank

 

Investir é coisa de mulher sim! A prova disso é o aumento de mulheres investidoras no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela B3, a Bolsa de Valores brasileira, o número de mulheres na bolsa cresceu 118%, comparando com 2019 e 2020.

Para se ter uma ideia, o número total subiu de 388 mil para 825 mil mulheres investindo. Embora o número seja expressivo, elas representam apenas 26% dos investidores da bolsa. 

Em termos de renda fixa, as mulheres também estão investindo mais nesses produtos. Dados de 2020 do Tesouro Nacional mostram que 2.683.589 dos investidores do Tesouro Direto são mulheres. Mas, ainda assim, elas representam apenas 32% do montante total. 

Para mostrar que o universo financeiro está cheio de possibilidades para as mulheres investidoras, preparamos esse artigo com um panorama do perfil da mulher investidora e dicas de canais, podcasts e sites sobre finanças voltados para mulheres. 

Perfil das Mulheres Investidoras 

Cuidado, foco no futuro e estratégia são alguns dos pilares que definem a mulher investidora. LouAnn Lofton, especialista em finanças e editora chefe do The Motley Fool, site focado em independência financeira, realizou uma longa pesquisa com investidoras para entender qual é o perfil das mulheres que aplicam seu dinheiro. 

De acordo com Lofton, as mulheres tendem a ser mais conservadoras em seus investimentos e possuem visão a longo prazo. Por isso, também são menos tolerantes a riscos, preferindo ter uma estratégia sólida ao aplicar em investimentos que apresentam menos oscilações. E isso é um ponto positivo! 

Apesar das mulheres estudarem mais os investimentos onde irão aplicar seu dinheiro, o mundo dos investimentos ainda é dominado em sua maioria por homens. Para entender o motivo de isso acontecer, é preciso voltar algumas décadas. 

As mulheres integram o mercado de trabalho há muito menos tempo que os homens, por isso, eram dependentes financeiramente de outras pessoas, não tendo patrimônio para investir. 

A desigualdade salarial também é um fato a ser levado em conta quando buscamos entender porque mulheres investidoras ainda são poucas. Por ganharem menos que os homens e algumas serem chefes de família que criam seus filhos sozinhas, sobra pouco para investir. 

Mas, de pouco em pouco, é possível montar um bom patrimônio de investimentos. Para inspirar mais mulheres a investirem, reunimos algumas dicas de perfis que auxiliam na educação financeira das mulheres. Confira: 

7 perfis que vão te ajudar a se tornar uma mulher investidora

Podcast: o espaço da mulher no mundo das finanças

Priscila Yazbek e Taís Laporta conversaram com Carolina Cavenaghi, diretora de marketing da Franklin Templeton, empresa de investimento global. Carolina criou o  movimento #fin4she, que incentiva a inclusão de mulheres no mercado financeiro.

Inspire-se neste bate-papo e descubra quais atributos tornam as mulheres excelentes investidoras. 

Nós

O movimento Nós Mulheres Investidoras compila vídeos e áudios com o intuito de atrair mais mulheres para a independência financeira, cuidando do seu próprio dinheiro.

Confira a série de vídeos intitulada “Independência Financeira”, “Como ter uma reserva de emergência” e “Tirando sonhos do Papel”. Ouça também os podcasts sobre autonomia, carreira, orçamento e diversos outros assuntos que englobam finanças. 

Invista como uma garota 

Perfil do Instagram dedicado a levar conhecimento sobre investimentos para outras mulheres. O foco é mostrar o quanto saber lidar com seu dinheiro é essencial para ter independência, atingir seu potencial e conquistar seus objetivos.Com imagens bonitas e linguagem de fácil entendimento, você irá aprender mais sobre dinheiro. 

Jornada da Mulher Investidora 

Nesta jornada online e gratuita, as mulheres irão aprender a fazer renda extra e um passo a passo sobre investimentos. A ideia de ajudar mais mulheres a entrarem no mercado financeiro foi de Carol Paiffer (foto), investidora há mais de 15 anos. Para acessar, basta preencher o formulário e você descobrirá como construir um patrimônio e dar segurança para você e sua família. 

Nath Finanças 

Idealizado por Nathália Rodrigues, este canal do YouTube tem a missão de ensinar educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto.

Dialoga principalmente com o público de baixa renda, sejam estudantes, estagiários, desempregados ou trabalhadores. 

Me Poupe! 

O Me Poupe foi criado por Nathália Arcuri e é um dos maiores canais de finanças pessoais do mundo. No site, é possível ler artigos, realizar simulações de investimentos e baixar planilhas para controlar seus gastos. 

Finanças Femininas

Criado por Carol Sandler, o finanças femininas foi o primeiro site dedicado a falar sobre dinheiro somente para mulheres. Vídeos, artigos, planilhas e cursos online fazem parte do portal que visa atrair cada vez mais mulheres para o universo financeiro.

Quero fazer parte do time das mulheres investidoras! O que preciso saber?

Para qualquer investimento, a organização é essencial. Comece planejando sua vida financeira, anotando seus gastos e registrando todas as suas contas. Colocando esses gastos no papel, fica muito mais simples entender para onde seu dinheiro está indo. 

Com suas finanças controladas, é a hora de definir metas e objetivos. Pode ser quitar dívidas, trocar de carro, reformar a casa ou  montar sua reserva de emergência, a decisão é sua. Com um objetivo traçado, fica muito mais fácil tornar o ato de investir um hábito. 

Agora, chegou o momento de investir. Escolha quanto de dinheiro você irá guardar por mês, escolha os produtos financeiros com sabedoria. Lembre-se que para se tornar uma mulher investidora você não precisa ter muito dinheiro, precisa saber onde colocar o que você poupa. Por isso, outro grande investimento é o conhecimento

Leia notícias sobre economia e mercado financeiro, entenda sobre os tipos de investimentos como renda fixa e renda variável, e comece a investir. 

Invista de forma simples, com rentabilidade e sem sair de casa!

Se você optar por renda fixa,  então chegou a hora de saber que os CDBs PagBank são as opções mais práticas e seguras, especialmente para quem está começando a fazer seus primeiros investimentos. 

Quer uma dica? Comece investindo no CDB 200% do CDI, que oferece mais que o dobro da rentabilidade da poupança e aplicação mínima de R$ 1. Você ainda conta com garantia adicional do FGC e possibilidade de regaste diário com rendimento. Não perca tempo e aproveite essa oferta disponível por tempo limitado! Clique aqui e saiba mais!

E se você quiser aplicar em Fundos de Investimento, no super app você encontra opções de Fundos de Renda Fixa, Multimercado, Cambial, Ouro, Criptomoeda e de Ações. 

Todos oferecem a possibilidade de diversificar seus investimentos de forma simples e prática, sem precisar abrir diversas contas e administrar várias aplicações. Os investimentos em fundos dão flexibilidade para seu portifólio com zero burocracia e sem exigir de você aquela preocupação com o dia a dia do mercado.

Clique aqui e saiba mais sobre os fundos de investimentos disponíveis no super app PagBank. Para investir sem complicações e ainda garantir uma conta que rende o dobro da poupança, basta baixar o super app PagBank e fazer sua conta grátis!

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!