O que é FoF? Saiba mais sobre as vantagens desse investimento

Resumo do texto

  • Conheça os Fundos de Fundos, também chamados de FoFs;
  • Saiba porque esse investimento é uma boa para diversificar sua carteira;
  • Descubra como eles funcionam e quais vantagens oferecem.

 

Fundos de renda fixa, fundos multimercado, fundos de debêntures incentivadas, fundos imobiliários, fundos de ações e…fundo de fundos? Isso mesmo! 

Também chamados de FoF, eles são uma forma ainda mais simples de aplicar em fundos de investimentos. Além da diversificação da carteira, algo muito importante para qualquer investidor, um FoF dá acesso a fundos que, se forem adquiridos separadamente, podem exigir um investimento muito alto.

Ou seja, os fundos de fundos facilitam o acesso às aplicações de “elite” para investidores comuns.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

FOFs: você sabe o que são os Fundos de Fundos?

Os Fundos de Fundos, também chamados de FoF, são um tipo de fundo de investimento que aplica o dinheiro dos investidores em cotas de outros fundos. A sigla FoF vem do inglês fund of funds.

Esse investimento é, literalmente, um fundo que investe em outros fundos. Isto quer dizer que, com uma única aplicação financeira, o investidor tem acesso a vários fundos de investimentos.

Funciona assim: vários investidores adquirem cotas de um fundo de fundos e com o capital levantado na primeira etapa, o FoF compra cotas de outros fundos.

Os FoF podem ser chamados também de fundos multigestores, já que os fundos que integram as carteiras costumam ser controlados por diferentes gestores.

Veja as principais características de um Fundo de Fundo

O funcionamento básico de um Fundo de Fundo você já entendeu. Agora é hora de avançar e saber as particularidades deste ativo.

  • Os fundos de fundos são uma aplicação bastante diversificada. Ele possui diversos tipos de fundos de investimento na composição da carteira;
  • Os FoFs são divididos em tipos que variam conforme a classificação dos fundos. Um fundo de fundos de renda fixa, por exemplo, só adquire cotas com aplicações desse tipo;
  • Todos os fundos que compõem a carteira devem ser da mesma categoria. Por exemplo, um FoF de ações precisa ter na composição da sua carteira apenas cotas de outros fundos de ações, e jamais fundos imobiliários;
  • Os FoFs multimercado são os únicos que podem investir em cotas de qualquer categoria.

Confira os tipos de Fundos de Fundos para investir

Veja alguns dos tipos mais comuns de FoF e as principais características de cada um.

1. Fundos de Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários, também chamados de FII, são um investimento de renda variável feito na Bolsa de Valores.

Esses fundos visam juntar dinheiro dos cotistas para comprar ou construir imóveis, que depois serão alugados ou vendidos, gerando um retorno que será distribuído como se fosse um aluguel.

Sendo assim, os FoF imobiliários aplicam o dinheiro dos investidores em diversos FIIs da bolsa.

2. Fundos de Fundos Multimercado

Os Fundos multimercado investem em produtos tanto de renda fixa quanto variável. Eles dão a possibilidade de aplicar em ações, câmbio, renda fixa e CDBs, a partir de um único produto!

Os Fundos de Fundos multimercado investem somente em produtos desse tipo. 

3. Fundos de Fundos de Ações

Um fundo de ação é um tipo de investimento de renda variável. Eles devem ser compostos por, no mínimo, 67% de ações da Bolsa de Valores. O restante pode ser aplicado em outros produtos.

Nos FoFs de ações, o investimento é composto por diversos fundos desse tipo, entregando uma boa diversificação em renda variável.

Vale a pena investir em Fundos de Fundos? Conheça as vantagens!

Um FoF possui todas as vantagens que você encontra em outros fundos de investimentos, entre eles:

  • Diversificação da carteira;
  • Investir pouco dinheiro;
  • Ter acesso a várias aplicações;
  • Possibilidade de investir em fundos que exigem grandes valores de entrada, sem ter toda quantia. Já que são vários cotistas se reunindo para aplicar no produto “de elite”.

Tudo isso com o suporte de um gestor profissional escolhendo as melhores opções para compor o fundo!

Quais impostos são cobrados nesse tipo de investimento?

A tributação de um fundo de fundos é feita pelo sistema “come cotas”, sendo a cobrança do imposto de renda semestral.

Funciona assim: o IR é recolhido automaticamente no último dia útil dos meses de maio e novembro. 

O cálculo do IR é feito somente sobre os rendimentos, e não no valor total investido, seguindo a tabela regressiva do Imposto de Renda.

Deslize para mais informações
Prazo da aplicação Alíquota IR
Até 180 dias 22,50%
De 181 a 360 dias 20,50%
De 361 a 720 dias 17,50%
Acima de 720 dias 15%

Também pode haver tributação no momento do resgate da aplicação, conforme o tipo de fundo.

Conheça as taxas cobradas em um FoF

As taxas que podem ser cobradas para investir em um FoF variam muito de fundo para fundo. No entanto, as que normalmente aparecem são: 

  • Taxa de administração: quantia paga por todos os cotistas de um fundo de investimento. Ela serve para custear a administração e também o trabalho do gestor do fundo. Geralmente, a taxa de administração não costuma passar de 2% ao ano;
  • Taxa de performance: é uma espécie de bônus dado à equipe de gestão do fundo caso os resultados sejam melhores que o esperado. Ou seja, só há essa cobrança se o desempenho do FoF superar as expectativas.

Também é importante ressaltar que a taxa de performance de um FOF é menor do que 2%, podendo chegar a ser menor ou igual a 1%. Isso porque os fundos dentro do FoF também cobram taxa de administração. Então, nada de FoF com taxa de administração alta!

Saiba como começar a investir em FOFs!

Entendeu o que é FoF e agora quer investir nesses fundos?

Antes de mais nada, você deve entender o seu perfil de investidor. A partir dele, é possível descobrir qual tipo de fundo de fundos mais se encaixa com seus objetivos.

Por serem aplicações super simples, os Fundos de Fundos são populares entre os investidores de perfil iniciante, que não possuem muito tempo ou recursos para cuidar dos seus investimentos. 

Na hora de escolher o FoF, é necessário considerar as taxas de administração e entender a política de investimento do fundo. Não deixe de conferir o administrador do fundo, o histórico do desempenho, as taxas e o valor inicial de aplicação.

Você pode optar por um fundo de fundos para diversificar sua carteira com segurança e baixo custo.

Investir em Fundos de Investimento com o PagBank é rápido e prático:

  1. Acesse o super app e selecione a aba Investimentos;
  2. Depois, clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. Escolha a opção de Fundo de Investimento que está alinhada aos seus objetivos;
  4. Confira as informações sobre a opção escolhida e siga para Investir;
  5. Informe o valor que deseja aplicar.

Pronto! Você acabou de investir em um Fundo de Investimento e receberá um comprovante da sua aplicação.

Conheça já os Fundos de Investimento disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”