Resumo do texto
- O que é a Margem de Contribuição?
- Entenda a diferença entre Lucro e Margem de Contribuição;
- Aprenda a calcular a Margem de Contribuição no seu negócio.
Todo empreendedor precisa conhecer alguns conceitos básicos para administrar seu negócio e não ter prejuízos. Para acertar em cheio, é preciso conferir mais do que o fluxo de caixa e o volume de vendas.
A margem de contribuição é um indicador que não pode ficar de fora do seu controle financeiro, ela mostrará se você tem dinheiro em caixa para cobrir os custos e despesas fixas.
Veja como calcular a Margem de Contribuição e entenda porque é tão importante para sua rotina.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- O que é margem de lucro e como ela pode ajudar o seu negócio;
- Como calcular a margem de lucro? Tire suas dúvidas e acerte na precificação;
- Custos e despesas: aprenda a diferenciar e tenha uma gestão financeira mais eficiente.
O que é Margem de Contribuição?
É o índice que permite ao empreendedor entender qual porcentagem do valor de venda será destinado ao custo do produto e quanto vai sobrar de lucro. Esse número é importante para que você possa tomar decisões baseadas em números e não em achismos.
Para entender melhor como funciona esse conceito, vamos desmembrar a expressão para entender o que ela significa:
- Margem: é aquilo “que sobra”, é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo. Por exemplo, uma camiseta custou R$3 e foi vendida por R$10. A margem de lucro é de R$7;
- Contribuição: são todos os gastos – custos e despesas – que envolvem o funcionamento da empresa. No caso da camiseta, além do custo de produção do produto, é preciso incluir o da divulgação, impostos, logística, embalagem e mais.
Logo, a Margem de Contribuição pode ser definida como: o valor que sobra depois que os custos de produção e as despesas variáveis são pagas. Ele também é chamado de lucro bruto.
Mais abaixo, você vai ver em detalhes o cálculo da margem de contribuição.
Qual a diferença entre Lucro Líquido e Margem de Contribuição?
Ao ver o exemplo acima, você deve ter ficado com a impressão de que a Margem de Contribuição é igual ao lucro. Mas não é bem assim.
A Margem de Contribuição é o valor destinado a pagar os custos variáveis daquele produto ou lote. A fórmula para chegar a esse número, você verá logo em seguida.
Já o lucro, é o valor que sobra depois de pagar tudo que for necessário. E isso inclui os gastos variáveis, mas também as despesas fixas, como aluguel, conta de luz e funcionários.
Por exemplo, no final do mês, juntando tudo que foi vendido, e, após pagar todas as despesas, fixas e variáveis, se sobrar dinheiro, você teve lucro líquido.
Como calcular a Margem de Contribuição?
Bom, foi dito até aqui tudo que seu negócio vai ganhar ao calcular a margem de contribuição. Mas, como fazer esse cálculo? Aprenda agora!
Antes de partir para a matemática, é importante ter em mãos alguns dados que serão usados:
- custos variáveis;
- despesas variáveis
- valor total das vendas;
Com esses dados em mãos, é possível fazer o cálculo da margem de contribuição total, ou seja, que diz respeito a um conjunto de itens e produtos. A fórmula é a seguinte:
Margem de contribuição (MC) = valor das vendas – gastos variáveis (custos + despesas)
Se quiser saber a MC de um único item, é só repetir a fórmula, mas aplicando os dados unitários. Vamos ver um exemplo?
Uma loja tem os seguintes dados:
- custos variáveis: R$25
- despesas variáveis: R$25
- valor das vendas: R$300
Aplicando na fórmula: MC = R$300 – R$50 → MC = R$250
Para descobrir a porcentagem, é só seguir o cálculo da seguinte forma:
R$250 / R$300 x 100 → 83% de Índice de Margem de Contribuição (IMC).
Isso significa que 83% do faturamento (daquele período e daqueles produtos considerados) é destinado ao pagamento das despesas e custos fixos. Se, por algum motivo, seus gastos aumentarem, você pode ficar no prejuízo. Por outro lado, o lucro foi de 17%.
Ficou mais claro agora porque é importante conhecer a Margem de Contribuição.
Quando usar a Margem de Contribuição?
Usar esse conceito no dia a dia é importante. Mas é preciso entender também em quais momentos você deve ficar de olho na Margem de Contribuição. Veja 3 exemplos:
Avaliar a lucratividade
Mesmo vendendo muito, você não vê o dinheiro entrando? Isso pode ser avaliado a partir da Margem de Contribuição. Verifique todos os custos e despesas e avalie se a receita está cobrindo esses gastos. A falta de lucro pode estar aí.
Decidir sobre o preço
Na hora de decidir quanto cobrar pelo item, é preciso colocar dentro desse valor o custo das despesas variáveis. Assim, o valor cobrado será justo e não trará prejuízos para a empresa.
Determinar o ponto de equilíbrio (break even)
Esse é o momento em que as contas “empatam”. Ele acontece quando a receita da empresa fica igual aos custos e despesas. Para quem está começando e teve que investir antecipadamente, vale direcionar o lucro para abatimento dessa dívida. Conforme seu negócio equilibra as contas, o verdadeiro lucro começa a aparecer.
Tenha todas as informações sobre as vendas na palma da mão
Ufa! Parece confuso, mas agora você já sabe calcular o conceito de Margem de Contribuição. E para ficar ainda mais fácil aplicar essa fórmula e descobrir a MC, você precisa ter todos os dados do seu negócio na mão.
E você consegue isso com apenas alguns cliques com o PagVendas! O sistema de gerenciamento que dá relatórios completos, com as informações que você precisa para melhorar o seu negócio.
E além das informações completas sobre o andamento do negócio, você tem:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.