Como calcular a margem de lucro? Tire suas dúvidas e acerte na precificação!

Resumo do texto

  • Entenda como funciona a margem de lucro bruta e líquida;
  • Saiba como fazer os cálculos e definir o lucro do seu negócio;
  • Descubra qual é a relação entre margem de lucro e preço de venda.

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Já teve que lidar com reclamações sobre preços? Existem várias razões que explicam esse tipo de queixa, uma delas está relacionada com algo que é bem importante para qualquer empreendedor: a margem de lucro.

Quando ela é pequena, você trabalha muito e tem pouco retorno, quando é alta demais, a clientela vai procurar a concorrência para encontrar preços mais em conta.

O caminho para evitar problemas financeiros ou a queda nos resultados é buscar equilíbrio ao definir o lucro de cada venda. Para isso, é importante saber como calcular a margem de lucro.

Boa leitura!

Como calcular margem de lucro bruta?

A margem bruta define o lucro com todas as vendas durante um período. Ela serve para avaliar a saúde financeira do negócio, entender se ele está dando retorno ou se é preciso mudar para que os resultados melhorem.

A conta é bem simples:

Margem de lucro bruta = lucro bruto ÷ receita total

Para não deixar dúvidas, vamos usar um exemplo. Imagine que sua loja de doces teve lucro bruto de R$ 15 mil e receita de R$ 30 mil.

  • Margem de lucro bruta = 15.000 ÷ 30.000
  • Margem de lucro = 0,5 (ou 50%)

Isso significa que metade do dinheiro que entrou no caixa pagou pelas despesas para manter seu negócio ativo (como aluguel do ponto de venda, conta de energia elétrica e salários de funcionários).

O restante é dinheiro livre, que pode servir para pagar seu salário de dono e/ou investir em melhorias.

Como calcular o lucro bruto?

Se você ainda não sabe como calcular a margem de lucro bruta, fique atento. Talvez esteja faltando um detalhe importante, que é o lucro bruto. Ele é encontrado com a seguinte fórmula:

Lucro bruto = receitas totais – custos variáveis

Os custos variáveis são todos os gastos relacionados com a produção e venda. Vamos continuar com o exemplo da loja de doces. Imagine que ela vendeu 20 mil brigadeiros a R$ 5 cada, com custo de produção de R$ 3.

A receita total foi de R$ 100 mil e os custos de produção atingiram R$ 60 mil. Colocando esses números na fórmula temos:

  • Lucro bruto = 100.000 – 60.000
  • Lucro bruto = 40.000

Como calcular a margem líquida?

Aqui entram na conta todos os gastos do negócio. Para montar a fórmula é preciso ter o lucro bruto, os valores de impostos, as despesas fixas e variáveis. Veja como calcular a margem de lucro líquida:

Margem líquida = (lucro líquido – impostos ÷ receita total) x 100

Vamos voltar à loja de doces para montar outro exemplo. Imagine que o lucro líquido foi R$ 40 mil. Ao todo foram pagos R$ 5 mil em impostos e a receita total foi R$ 100 mil. Com isso temos:

  • Margem líquida = (40.000 – 5.000 ÷ 100.000) x 100
  • Margem líquida = (0,35) x 100
  • Margem líquida = 35%.

Essa conta pode ser usada para entender quanto se lucra com cada produto. Imagine que a loja vende um brigadeiro a R$ 5 (a receita total da venda), gasta R$ 3 para produzir e vender cada unidade e paga R$ 0,15 em impostos sobre cada transação.

  • Margem líquida = [(5 – 3 – 0,15) ÷ 5] x 100
  • Margem líquida = [1,85 ÷ 5] x 100
  • Margem líquida = 0,37 x 100
  • Margem líquida = 37%

Resumindo: para cada brigadeiro vendido, cerca de 37% (ou R$ 1,85) do valor é lucro para o negócio.

Como calcular o lucro líquido?

Para encontrar o lucro líquido, basta pegar a receita total e subtrair todos as despesas (impostos, gastos para manter seu negócio aberto e custos de produção).

Lucro líquido = receita total – despesas

Voltando ao nosso exemplo, imagine que a loja de doces teve receita total de R$ 100 mil, com R$ 50 mil de custos de produção, R$ 20 mil de custos de operação e R$ 2 mil em impostos. Com isso temos:

  • Lucro líquido = 100.000 – 50.000 – 20.000 – 2.000
  • Lucro líquido = 100.000 – 72.000
  • Lucro líquido = 28.000

Entendendo a relação margem de lucro e preço de venda

Errar na margem de lucro esse pode influenciar a saúde financeira do seu negócio, especialmente se acontecer uma queda nas vendas.

Seu caixa pode ficar no vermelho ou muito apertado, dificultando até mesmo o cálculo do seu salário e, por consequência, o pagamento das suas despesas pessoais.

Por outro lado, margem alta é sinal de preço alto, o que pode espantar clientes.

Um bom exemplo acontece quando se compara o preço de uma lata de refrigerante no mercado e em uma casa de shows.

A lata que custa R$ 3 no mercado pode sair por R$ 12 em uma balada, o que significa uma margem de lucro de 400% sobre a latinha comprada no mercado!

É preciso ficar atento a esses detalhes. Margem alta pode atrapalhar os negócios. Em alguns casos, vale reduzir o lucro e ganhar no volume de vendas do que colocar o preço lá em cima e fazer caixa com poucas unidades.

Não esqueça que hoje é muito fácil comparar preços, portanto, seu negócio corre o risco de ficar com a fama de careiro se usar margens muito amplas.

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