Resumo do texto
- Entenda o que é a Proposta Única de Valor;
- Saiba porque é importante ter uma PUV;
- Confira alguns passos para criar sua Proposta Única.
Se você é empreendedor, saiba que a Proposta Única de Valor (PUV) é um diferencial para o seu negócio se destacar perante a concorrência.
A PUV é aquela característica que faz o negócio ser reconhecido. É aquilo que faz o cliente decidir por uma empresa ou outra, no ato da compra.
Se você não consegue pensar em qual seria a proposta de valor do seu negócio, não se preocupe! É possível criar uma para fortalecer a presença da marca no mercado.
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O que é PUV?
A Proposta Única de Valor, ou PUV, é o diferencial de um negócio perante a concorrência. O atrativo que faz alguém optar por uma empresa e não por outra em produtos similares.
Usualmente, a PUV é apresentada como uma frase ou slogan e pode ser ligado a qualidade do item, ao atendimento ou aos valores da marca. São diferentes formas de apresentar uma proposta vantajosa para quem consumir determinada marca.
Por que é importante definir sua Proposta Única de Valor?
Porque é ela que vai direcionar toda sua comunicação e objetivos. Se a marca quer ser reconhecida pelo atendimento, é preciso treinar sua equipe e comunicar aos clientes.
Além disso, você sabe exatamente onde investir para se tornar a marca que está sendo vendida.
Como definir minha Proposta Única de Valor?
Se você não consegue pensar em uma PUV de primeira, não se preocupe. É possível lidar com o tema de forma prática e técnica. Confira 5 passos para criar uma Proposta Única de Valor.
1. Benchmarking
Sem ideias? Procure conhecer mais profundamente seus concorrentes diretos para descobrir como o mercado está se comportando.
Mas, atenção: a ideia não é copiar o que os concorrentes estão fazendo, mas sim entender como agem e procurar um diferencial que vá chamar atenção do público.
2. Conheça seu público
A PUV está diretamente ligada à dor da persona. Ou seja, aquele problema que seu público possui e você resolve. Um exemplo é da Apple. A multinacional identificou que o mercado precisava de aparelhos com tecnologia de ponta e passou a trabalhar para oferecer isso. Essa é a PUV deles.
3. Entenda seu negócio
Você não pode oferecer aquilo que não conhece. Antes de definir qual será a proposta de valor oferecida, é necessário conhecer a fundo seus pontos fortes. Uma forma de identificá-los é ouvir os seus consumidores, o que eles gostam e o que não gostam.
4. Tenha foco
Sua empresa tem vários pontos positivos, não há dúvidas. Mas, o ideal é encontrar aquele que mais representa sua marca e trabalhar com ele. Assim, os clientes vão conhecer o ponto em destaque.
5. Encontre a dor a ser solucionada
Na pesquisa junto ao público-alvo, identifique as principais dores. Seja a busca por um atendimento de qualidade, produtos com mais tempo de garantia ou frete mais barato. E, então, a partir daí, crie a Proposta Única de Valor.
Saiba o que é uma PUV na prática!
A Proposta Única de Valor pode seguir vários setores diferentes, desde o atendimento até os benefícios de uma entrega grátis. Para te ajudar a entender o momento, veja os exemplos de PUV e avalie quais te ajudarão a definir a proposta da sua empresa:
- Apple MacBook Pro: “Potência pura para profissionais”;
- Uber: “Preocupados com sua segurança, onde quer que você vá”;
- Netflix: “Filmes, séries e muito mais. Sem limites”.
De forma diferente, cada uma transmite aquilo que a marca se propõe a fazer.
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A Proposta Única de Valor é essencial na estratégia da sua empresa. É ela que vai definir a criação de conteúdo da marca e as próximas ações. Afinal de contas, você precisa entregar aquilo que está prometendo.
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