Saiba o que é venda casada e como evitar o uso dessa prática no negócio!

Resumo do texto

  • Entenda o que é venda casada e porque ela é proibida;
  • Saiba quais táticas são consideradas vendas casadas;
  • Veja como aumentar as vendas com estratégias permitidas!

Maquininhas PagSeguro: liberdade na hora de pagar!

 

A venda casada é uma estratégia comercial em que o cliente é obrigado a comprar um produto para levar outro. Porém, essa prática não é permitida por lei e o empreendedor pode ter problemas sérios caso seja pego realizando essa técnica!

Muitos negócios acabam tendo problemas com este tipo de prática abusiva por falta de conhecimento. Para que isso não aconteça com você, entenda o que é a venda casada e o que você não pode fazer!

E para aumentar as vendas, conheça outras estratégias que você pode aplicar sem preocupação. 

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Você sabe o que é Venda Casada?

A venda casada é quando a venda de um produto é condicionada à compra de outro. Ou seja, você só pode levar o item A se comprar o item B. A consumação mínima em estabelecimentos também é considerada uma venda casada.

Você já deve ter pensado em alguns casos de venda casada que já presenciou. Isso porque, apesar de ser uma prática proibida, ainda acontece muito.

Afinal, venda casada é crime? Entenda melhor!

Sim, é crime! O Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi pensado para garantir a liberdade de escolha. Veja o que ele diz:

“é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas (…) condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”

Entenda o que não é venda casada, mas pode parecer.

Existem alguns casos em que o funcionamento da promoção pode parecer uma venda casada, mas não é. Por exemplo, um restaurante que define um peso mínimo para uma porção não comete crime, caso o preparo de um peso menor seja inviável para o restaurante. Neste caso, o estabelecimento tem uma justa causa para operar dessa forma.

Outro tipo de ação que não se enquadra em venda casada é o “leve 2, pague 1”. Porque a liberdade de escolha do cliente é mantida, já que ele pode optar por não levar os itens caso não acredite valer a pena.

Confira alguns tipos de venda que podem gerar denúncia

Muitas vezes, a venda casada acontece por falta de conhecimento e não por maldade! Por isso, se você quer oferecer alguma vantagem para atrair mais pessoas, veja esses exemplos de vendas casadas e saiba o que não fazer.

  • Proibir o consumo de alimentos no cinema

Essa tática obriga o cliente a comprar os itens nas lojas do próprio cinema. E, como previsto no artigo do CDC, essa ação tira a liberdade de escolha.

  • Exigir consumação mínima em bares e restaurantes

Essa prática muito usada obriga o cliente a consumir uma quantidade mínima de itens. O que é considerado ilegal e também tira a liberdade do usuário.

  • Alugar espaço com buffet incluso

Muita gente não percebe, mas essa prática obriga que o cliente leve um item para ter direito a outro. Neste caso, o espaço só é possível com o buffet.

  • Vender passagens com hospedagens ou passeios

É possível criar uma promoção com um brinde, por exemplo. Mas, não pode obrigar o cliente a levar um deles para garantir o outro. Deve ser possível adquirir separadamente.

  • Disponibilizar cartão de crédito com título de capitalização

Na hora de contratar o cartão de crédito, o cliente deve ter o direito de escolher se quer levar o título de capitalização ou outro serviço diferente.

Confira alternativas regulamentadas para aumentar as vendas

Ok, mas como eu posso aumentar as vendas do negócio? Existem práticas permitidas por lei e que você pode usar para atrair mais pessoas! Além de não trazer problemas para o seu empreendimento, elas são mais justas com o cliente.

Conheça o Cross Selling

Neste caso, produtos ou serviços complementares são oferecidos ao cliente. Porém, atenção: eles não são condicionados, ou seja, não são obrigatórios!

Por exemplo, ao comprar um conjunto de panelas, é oferecido um produto para limpeza dos itens. Outro exemplo é em uma loja de TI, na compra de um monitor novo, é oferecido um cabo HDMI com desconto especial.

No cross selling, a liberdade de escolha do cliente é respeitada e ele só leva o que quiser! Essa tática não mancha a imagem da marca e pode aumentar o ticket médio das compras, fazendo com que o faturamento também suba!

Conheça o Up Sell e suas vantagens

Outra forma de melhorar o caixa é com o up sell. O que é isso? O up sell é a melhoria do produto por um valor promocional. Para entender melhor, pense em uma rede de fast food. Ao comprar a refeição, o atendente oferece um refrigerante maior por apenas R$0,50. Esse é um exemplo clássico de up sell.

A principal diferença para o cross selling é que no up sell a melhoria é oferecida no mesmo produto e não um item separado. Mas, em ambos os casos a liberdade de aceitar ou não é mantida!

Liberdade de escolha na hora de pagar também é importante!

Ao longo do artigo, você percebeu que a liberdade de escolha do cliente é um grande diferencial para o negócio! Afinal, se o usuário se sentir obrigado a comprar algo que não quer, ele pode correr para o concorrente.

E, não é só na escolha dos itens que essa liberdade deve ser respeitada. Na hora de pagar também! Por isso, oferecer diversos métodos de pagamento é essencial. Você pode fazer isso com as maquininhas PagSeguro.

Com elas, os clientes podem escolher pagar com:

Maquininhas PagSeguro: liberdade na hora de pagar!