Resumo do texto

  • O Dia das Crianças é a terceira data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e Dia das Mães;
  • Veja alguns dados para entender quais os produtos mais desejados pelas crianças e a intenção de compra dos pais;
  • Confira 8 dicas para potencializar os resultados da sua empresa neste Dia das Crianças.

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Você sabia que o Dia das Crianças é a terceira melhor data para o comércio aqui no Brasil?

De acordo com o SEBRAE, só o Dia das Mães e o Natal conseguem trazer um faturamento tão bom quanto o 12 de outubro! E sabe o que isso significa? Que você pode usar essa data para turbinar as suas vendas!

Para te ajudar nessa missão, confira como essa data pode ser vantajosa para o seu negócio e mais 8 dicas para aumentar suas vendas nesse Dia das Crianças!

O Dia das Crianças 2020 em números

O potencial de vendas do Dia das Crianças não é uma crença dos lojistas, é algo comprovado por pesquisas.  De acordo com dados obtidos em uma análise focada no Dia das Crianças:

  1. 62% dos entrevistados responderam que vão comemorar a data;
  2. 40% vão dar presentes;
  3. 58% já estão pesquisando o que comprar.

Além desses números animadores, não se esqueça que a média de filhos por casal aqui no Brasil é bem próximo de 2, por isso, cerca de 35% dos entrevistados afirmaram que vão comprar presente em dobro.

E saiba que não são só os filhos que ganham mimos no 12 de outubro. De acordo com o SEBRAE:

  1. 53% dos consumidores compram presentes para filhos;
  2. 47% para sobrinhos;
  3. 27% para outras crianças;
  4. 7% dos entrevistados vão dar presente de Dia das Crianças para si mesmo, independentemente de já serem grandinhos.

Resumindo: mesmo em um cenário de pandemia e retração econômica, muitas crianças fazem isso, basta ficar atento aos queridinhos das crianças. Veja abaixo quais são os itens mais pedidos.

O que as crianças querem ganhar?

Dia das Crianças segue sendo sinônimo de brinquedo, mesmo com todas as novidades tecnológicas e a aproximação cada vez mais precoce dos pequenos com celulares, jogos digitais e tablets, os brinquedos seguem na liderança.

As categorias mais desejadas, segundo pesquisa, são:

  1. Brinquedos;
  2. Jogos eletrônicos;
  3. Moda;
  4. Acessórios;
  5. Eletrônicos.

Ainda é possível dividir os produtos mais desejados por gênero. Veja quais são os campeões de pedidos entre as meninas:

  1. 81% querem ganhar brinquedos;
  2. 33% desejam receber um jogo eletrônico;
  3. 30% esperam por um presente como roupas e acessórios.

Dentre os meninos, há mudança apenas na terceira posição:

  1. 72% desejam ganhar brinquedos;
  2. 37% responderam que esperam por um jogo eletrônico;
  3. 31% esperam por dispositivos eletrônicos, como videogames.

A alta dos games e eletrônicos

Os eletrônicos seguem sendo um grande desejo da criançada, porém, devido aos preços altos, eles não são os campeões de intenção de compra entre os pais. Mesmo assim, o número de clientes propensos aos eletrônicos é significativo:

  1. 23% dos pais e mães vão dar um novo jogo de videogame ou computador para os filhos;
  2. 13% vão dar um novo videogame;
  3. 16% estão de olho em presentear as crianças com celulares;
  4. 11% vão comprar um computador ou notebook;
  5. 11% irão presentear com um tablet.

Quer saber algo curioso? Tem muito papai querendo ver os filhos detonando nos games. Dentre os pais que vão comprar presentes, 16% dos homens querem presentear as crianças com videogames e aparelhos para jogos, outros 27% vão comprar novos jogos para seus filhos!

Dentre as mulheres, apenas 9% pretendem dar aparelhos para jogos e 19% vão presentear com um novo jogo.

E os brinquedos? Quais são os mais pedidos?

Brinquedos, de fato, é uma classificação muito ampla, portanto, veja quais são os produtos que os pais estão de olho em dar para os filhos:

  1. Bonecos e bonecas (30%);
  2. Jogos de tabuleiro (22%);
  3. Avião/Carrinho de brinquedo (18%);
  4. Bola (14%);
  5. Bicicleta, patins e skate (18%).

Por fim, outras categorias merecem destaque, como os livros (14%), roupas (35%) e perfumaria (9%).

Como fazer suas vendas turbinarem no Dia das Crianças?

A principal dica não poderia ser outra: ofereça aquilo que o consumidor procura mais. Vale montar um mix bem variado de brinquedos e apostar nos eletrônicos para garantir vendas com valores mais altos.

Porém, esse não é o único ponto de atenção para os lojistas que almejam bons resultados nessa data comemorativa. Veja mais algumas boas dicas para o seu negócio:

1. Venda online e não se esqueça das redes sociais

Não esqueça que ainda estamos em pandemia e muita gente está preferindo comprar online.

Para que você não perca nenhuma oportunidade de venda, é indispensável ter presença digital. Ter uma loja online, um bom perfil nas redes sociais e usar o WhatsApp Business é algo que você precisa ter no seu radar!

E quando falamos em vendas na internet, não é preciso montar um site enorme, cheio de detalhes e que vai levar mais de um mês para ficar pronto (e custar um bom dinheiro). Existem ferramentas práticas para vender online, com ou sem site.

Três bons exemplos são o Link de Pagamento, o Pede Fácil e o PagVendas.

O Pede Fácil permite que você crie um Menu Digital de produtos, o que deixa a apresentação do seu catálogo de mercadorias bem mais atraente e simples de navegar.

Basta disparar esse catálogo pelas redes sociais e apps de mensagem e até listas de e-mail para apresentar aos seus clientes suas melhores ofertas.

Depois que seu cliente escolher os produtos do catálogo, o Link de Pagamento será de grande utilidade. Com ele você pode vender parcelado (e receber tudo de uma vez na data de recebimento cadastrada) e fazer suas vendas direto pelos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, as DMs do Instagram e o Facebook Chat.

Clique aqui e veja como é fácil parcelar usando o Link de Pagamento!

Basta o cliente escolher os produtos e, em seguida, encaminhar um link com o valor da compra. Assim que o cliente fizer o pagamento, pronto, venda feita. Agora, é só combinar a entrega. E aqui, de novo, entra o Pede Fácil, já que ele pode te ajudar a esquematizar um sistema de delivery e acompanhar os fretes.

Por fim, o PagVendas chega como a ferramenta ideal para montar sua Loja Online de um jeito simples, prático e rápido. O PagVendas é uma ferramenta completa para gestão das vendas, tudo na palma da sua mão.

E sabe o que é o melhor? O PagVendas já está dentro da Moderninha Smart e da Moderninha X, então, se você tem uma dessas no seu negócio, você já pode começar a usar o PagVendas agora mesmo!

2. Dê mais opções de pagamento aos clientes

Uma das coisas que mais afastam os clientes de um estabelecimento é a limitação para realizar o pagamento. O mínimo que você precisa oferecer é a possibilidade de utilizar o cartão, por isso, é indispensável o uso de maquininhas.

As Maquininhas do PagSeguro foram desenvolvidas pensando nos mais diferentes tipos de negócio. Pode ter certeza que tem uma Maquininha que é perfeita para você. Para descobrir qual delas se encaixa melhor no seu negócio, sugerimos que você faça o nosso Quiz das Maquininhas.

Além de receber pagamentos com cartão no crédito e débito, as Maquininhas PagSeguro podem emitir o QR Code PagBank e o QR Code Elo, que pode ser utilizado pelos clientes que recebem o Auxílio Emergencial no aplicativo da Caixa.

E não se esqueça também da tecnologia NFC, que permite pagamentos por aproximação, sem necessidade de contato entre o cartão do cliente e a sua maquininha.

3. Fique de olho nas entregas

Se você vai trabalhar com vendas online, não se esqueça que a entrega rápida é fundamental para o seu sucesso. Primeiro porque você tem uma data limite para não atrasar o presente da criançada e, claro, porque ter uma entrega ruim ou atrasada é um convite para perder clientes.

Usando o Pede Fácil você pode gerenciar e estruturar suas entregas, podendo contar até com a Loggi para suas entregas.

Porém, se você precisa enviar para fora da sua cidade, a melhor solução é contar com o Envio Fácil, que deixa seu frete mais barato e ajuda a ampliar sua margem de lucro enquanto oferece um bom serviço para seus clientes.

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4. Capriche na apresentação da vitrine e da loja como um todo

Já percebeu como lojas de brinquedos capricham nas vitrines? Isso acontece porque elas sabem usar o poder da atração visual.

O desejo das crianças é muito mais visual do que o dos adultos, por isso, não se esqueça de montar uma vitrine atrativa para sua loja, colocando em destaque os produtos mais buscados pelos pais e, claro, os mais desejados pelas crianças.

Mesmo que os artigos infantis e brinquedos não sejam o seu forte, lembre-se que é deste público que virão as vendas, portanto, dê uma mudada na vitrine até a data e depois volte a exibir os produtos de costume!

Mas não fique preso somente à vitrine. Aproveite para colocar em evidência os produtos dentro da loja, especialmente em locais estratégicos, como próximo aos caixas ou em locais onde circulam muitas pessoas (ex: corredor principal da loja).

E caso você não tenha uma loja física, mas vende pela internet, não se preocupe, pois as redes sociais estão a seu favor. Elas podem (e devem) ser a sua vitrine virtual. Para isso, busque produzir posts com a temática infantil, aposte em ações como a doação de brinquedos e seja criativo.

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5. Desperte a criança que vive dentro do seu cliente!

Lembra daqueles 7% de consumidores que vão se presentear? Já pensou em despertar a criança que vive neles? Desenvolver pacotes de produtos ou promoções para alguns produtos pode ser a chave para vender bem para os adultos, inclusive aqueles que não têm filhos.

Vamos voltar ao exemplo dos games. Nem só criança joga videogame, aliás, cada vez mais adultos estão se interessando por jogos eletrônicos, então, porque não criar uma promoção de jogos para o dia das crianças. Com esse tipo de ação você conseguirá captar os pais e também as crianças grandinhas que estão a fim de se presentear no 12 de outubro.

O mesmo vale para outros produtos, como jogos de tabuleiro, kits com doces variados, artigos esportivos e muito mais.

6. Venda experiências além de produtos

Se você atua longe do segmento de produtos, nada te impede de vender experiências legais para os clientes. Na verdade, a busca por experiências em família no lugar de um presente individual para as crianças é algo que está em evidência.

Pense em promoções do tipo:

  1. Kits para cozinhar com as crianças;
  2. Jantares prontos com sabor de infância (e aqui você pode abusar da sua criatividade para montar o cardápio);
  3. Pacotes de produtos alimentícios para curtir um belo piquenique em família.

Essas opções são muito buscadas pelos pais que pretendem fazer do Dia das Crianças uma celebração familiar, além de serem opções mais econômicas e que podem ser muito mais marcantes do que um brinquedo novo!

7.Ofereça benefícios para os clientes de primeira viagem

É interessante oferecer um algo a mais para os clientes que estão comprando em sua loja pela primeira vez. Pode ser um cupom de desconto, um brinde para as crianças, uma embalagem bonita para embrulhar o presente dos pequenos, etc.

O importante é que você traga algum diferencial para impactar positivamente seu cliente e aumentar as chances de fidelização. Com isso, quem sabe você já não garante até umas vendas para o Natal?

8. Não se esqueça dos cuidados com a saúde!

Esse último ponto não tem relação direta com as vendas, mas sim com a percepção que seus clientes terão do seu negócio. Com a reabertura das lojas físicas, é indispensável adotar procedimentos para cuidar dos clientes, como disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara de proteção.

Tome esses cuidados para proteger todos seus clientes e equipe. Os cuidados de saúde são indispensáveis neste momento, por isso, fique atento à este ponto. Muitos clientes irão enxergar esses cuidados como algo positivo, e isso é muito importante para a reputação do seu negócio.

Venda bem e conte conosco para ir mais longe!

Essas são algumas dicas bem valiosas para o seu negócio ir mais longe e conseguir bons resultados com as vendas do Dia das Crianças. Não se esqueça que estamos aqui para oferecer as melhores ferramentas para vendas online, divulgação dos seus produtos, entregas aos clientes e muito mais.

Com a conta PagBank você garante que o dinheiro do seu negócio vai ser gerenciado de forma simples, tudo pelo super app, e você ainda conta com um rendimento maior do que o da poupança, sem precisar fazer nada! Venha descobrir porque tantos lojistas confiam nas nossas ferramentas para conquistar resultados ainda melhores!

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