Conheça os principais canais de venda e escolha o melhor para seu negócio

Resumo do texto

  • Descubra as vantagens dos canais de venda;
  • Veja as características do online e offline;
  • 5 perguntas para te ajudar a escolher o canal de venda ideal para sua empresa.

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Uma etapa complexa que todo empreendedor passa é a escolha de onde irá vender seus produtos e serviços. Para decidir com mais tranquilidade, é preciso entender como os principais canais de venda online e offline funcionam. Veja quais são e suas características.

Boa leitura!

canais de venda - escolha o melhor

O que são canais de vendas?

De forma resumida, é um local online ou offline que permite que os clientes tenham acesso aos seus produtos.

Esses canais ajudam na divulgação da sua marca e do que você está vendendo.

Atualmente, é possível escolher dentre muitas opções de canais de venda. Sites próprios, marketplaces, redes sociais e outros! Com tantos disponíveis, como saber o melhor?

Principais canais de venda online

Veja quais são os principais meios para quem quer vender online:

Marketplace

Marketplaces são shoppings online que possuem estrutura para abrigar diversas empresas e recebem muitos clientes o tempo todo. Esse canal de venda ainda leva o nome de grandes empresas, como Americanas e Amazon.

Criar uma loja em um marketplace exige pouco conhecimento técnico e baixo investimento, o que torna esse canal de venda atrativo.

O ponto negativo é que a sua loja está ao lado da loja da concorrência, permitindo ao cliente comprar com você e com outras empresas ao mesmo tempo. Além disso, o design da loja não pode ser modificado, pois precisa seguir a identidade visual do marketplace.

E-commerce

Esse canal de venda também é conhecido como loja online. Se seu negócio busca maior liberdade para sua identidade visual e otimização, essa pode ser a melhor opção.

O ponto positivo é a possibilidade de modificar a aparência da plataforma como quiser, além de criar conteúdos extras no site, como um blog que fale sobre o produto.

O ponto negativo desse canal é a necessidade de investir no desenvolvimento do site. O conhecimento técnico exigido nessa etapa pode ser um obstáculo para o empreendedor.

Se você pensa em ter uma loja própria, para ter maior liberdade, nós podemos te ajudar! Monte o seu e-commerce com o PagVendas!

Redes Sociais

Além de serem uma excelente ferramenta de divulgação, as redes sociais tem se mostrado um poderoso canal de vendas. No Facebook, por exemplo, é possível criar uma página para sua marca e expor seus produtos.

Já o Instagram, tem a ferramenta “Shopping”, onde você cadastra seus produtos com os valores.

Porém, há pontos negativos. Quando há algum problema com as redes sociais, como um bug geral, o seu negócio é obrigado a parar o funcionamento. Considere utilizar mais de um canal.

E-mail

O e-mail é um canal de venda que precisa de uma base de leads que se interessem pela sua marca ou produto. O seu ponto negativo é justamente a necessidade de ter uma lista de contatos para realizar a campanha.

Se está começando um negócio, utilize um marketplace, rede social ou loja virtual para realizar vendas e pedir essa informação. E então, planeje uma campanha de e-mail marketing para oferecer promoções.

Canais de vendas offline: veja os principais

Quais são os canais de venda offline? Confira os principais e suas características.

Ponto de venda (PDV)

O PDV pode ser loja própria ou local para expor e vender seus produtos. O ponto de venda é um canal excelente para exposição de produtos e para fortalecer a interação com os clientes.

Além disso, com o PDV, é possível criar um ambiente focado na experiência de compra do público. Não apenas na etapa de experimentar os produtos, mas também com o atendimento e o relacionamento com o cliente.

Um ponto negativo para quem decide pelo PDV é o alto investimento inicial. Além do aluguel do espaço, é preciso montar a loja e comprar um grande estoque para iniciar o trabalho.

Venda direta

Esse formato é muito utilizado no segmento de serviços e seu funcionamento é simples: representantes utilizam catálogos para mostrar aos clientes os produtos e, depois, fazem os pedidos escolhidos.

Com o distanciamento, essa estratégia cresceu em outros segmentos. Muitas lojas físicas transformaram seus vendedores em representantes, que utilizam o Whatsapp para distribuir catálogos e fechar negócios, misturando dois canais de venda.

Considere também medir os resultados das vendas e pra isso é importante utilizar alguns indicadores de vendas para que o negócio se mantenha rentável.

5 perguntas para escolher o canal de venda ideal para seu negócio

Agora que conhece os principais canais de vendas online e offline, preparamos um teste rápido para te ajudar a decidir qual usar.

1. Qual o objetivo do seu negócio?

O que você está buscando? Aumentar seu público ou ter mais lucro ? Se a sua resposta é ser conhecido por mais pessoas, por exemplo, o marketplace é a escolha ideal.

2. Seu produto é físico ou digital?

Entender as características do seu produto é uma importante etapa para decidir os canais de venda mais indicados. Afinal, como seria vender um livro digital em uma loja física?

3. Onde seu público está?

Saber como e onde o seu público alvo realiza compras, faz com que você crie um mix de canais mais lucrativos.

Os mais jovens usam redes sociais, por exemplo. Já para atingir quem trabalha em escritórios, um PDV bem localizado vai te ajudar.

4. O que seus concorrentes estão fazendo?

Veja onde está sua concorrência e como ela atua.  Se os marketplaces estão sendo a escolha principal, isso mostra que há vendas neste canal. O mesmo acontece com lojas físicas e PDV.

5. Quanto você precisa investir?

Por fim, o custo do investimento é fator decisivo na escolha do canal de venda ideal. 

Se a empresa ainda está começando, o marketplace e as redes sociais podem ser um bom ponto de partida, mas se você já possui um valor para investir, o PDV deve entrar na estratégia.

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Escolher em quais canais de venda atuar pode ser um pouco complicado, mas a boa notícia é que você tem um importante aliado para a sua empresa.

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