Resumo do texto
- Saiba o que é e como funciona a venda consignada;
- Veja quais são os prós e contras desse modelo;
- Descubra quais segmentos se beneficiam da venda consignada.
Para ter um faturamento maior e fazer seu negócio crescer é importante conhecer os diferentes tipos de venda.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona a venda consignada, quais as vantagens e desvantagens e descobrir se o seu negócio pode se beneficiar deste modelo!
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O que é Venda Consignada?
A venda consignada é quando o fornecedor deixa o produto com um vendedor para que ele seja comercializado. Depois de um tempo acordado pelas duas partes, o fornecedor volta para a prestação de contas, aí ele recolhe os produtos que não foram vendidos e pega a comissão do que foi.
Exemplo prático de Vendas Consignadas!
Para entender melhor como funciona o sistema de vendas consignadas, veja um exemplo prático:
Imagine uma fábrica de calça jeans que deixa 50 peças em uma loja. O tempo combinado é de 1 mês e a comissão por peça é de R$30.
Durante o período acordado, a equipe da fábrica retorna e verifica que 20 calças foram vendidas. Neste caso, recolhe a comissão, de R$600, e as 30 peças restantes. É possível renovar o contrato para vender o que ainda não foi vendido ou levar os itens.
Vantagens e desvantagens das Vendas Consignadas
Agora que você já entendeu como funciona a consignação, deve estar se perguntando por qual motivo adotar esse modelo no seu negócio. Para te ajudar a decidir, veja as vantagens e desvantagens que esse modelo de vendas apresenta!
Vantagens e desvantagens para o fornecedor
- Vantagens para o fornecedor
A consignação permite que o fornecedor ou distribuidor coloque seus produtos em mais de um ponto de venda. Ao aumentar o alcance do item, tem mais chance de melhorar as vendas!
- Desvantagens para o fornecedor
Para quem fornece o item e já tem o valor da comissão definido, pode perder a oportunidade de faturar mais em cada venda. Caso fizesse a transação diretamente com o público final, poderia aumentar o valor que ganha em cada venda.
Quais são as vantagens e desvantagens para os vendedores?
- Vantagens para o vendedor
Para quem recebe os produtos em consignação, a maior vantagem é poder vender um item para os clientes sem precisar se preocupar com o gasto do estoque. Afinal de contas, ele só vai pagar por aquilo que já vendeu e evita o risco de ter produto parado no estoque.
Para o vendedor, ainda há mais um ponto positivo. Se o valor a ser pago por cada item vendido é acordado assim que o fornecedor entrega o produto, ele pode definir o de venda. Então, o vendedor pode subir o preço para ganhar mais sem ter que repassar para a distribuidora.
- Desvantagem para o vendedor
Já para quem recebe o produto consignado, a desvantagem é a dependência do fornecedor. Ou seja, é preciso ter parceiros de confiança. Imagine no caso de uma produtora de eventos se a distribuidora não entrega as bebidas? Isso não seria bom!
Saiba se a Venda Consignada vale a pena para o seu negócio
Usar a estratégia de venda consignada pode ser uma solução para o seu modelo de negócio deslanchar! Alguns produtos já são conhecidos no mercado por serem comercializados desta forma. São eles:
- Roupas;
- Calçados;
- Bebidas;
- Bijuterias e Joias;
- Bolsas.
Se você já atua com uma dessas categorias, pode investir no caminho da consignação. A dica é procurar parceiros de confiança para não ficar na mão! Mas se você tá começando agora e quer entrar já no modelo da consignação, já sabe por onde começar!
Veja como vender em consignação!
Se você tem uma loja online, um perfil no Instagram ou uma pequena loja física para expor produtos consignados, o primeiro passo é procurar por fornecedores dos itens que você quer explorar. E como a gente vem dizendo, é essencial que os parceiros sejam confiáveis! Em seguida, alinhe as condições do contrato, defina os valores e prazos de venda.
Já se você é um fornecedor, é importante buscar por vendedores sérios, que irão respeitar as condições acordadas. Antes de assinar o contrato, pergunte sobre a média de vendas do estabelecimento, o público-alvo e como o produto será divulgado. Se o prazo para a prestação de contas for longo, não deixe de visitar o local às vezes para ver como está indo.
Para vender mais, é importante facilitar as formas de pagamento
Seja fornecedor ou vendedor, o objetivo de todos é vender mais e aumentar o faturamento do negócio! E para aumentar o número de vendas, facilitar o pagamento pode ser um fator decisivo.
Isso porque, atualmente há diferentes formas que o cliente pode querer pagar: dinheiro, cartão de crédito, débito, à vista, parcelado, Pix ou QR-Code. São tantas opções que você não tem como adivinhar qual delas será escolhida!
Então, para não arriscar perder uma venda por falta de opção, tenha o máximo possível de métodos de pagamento disponíveis. E tudo isso em um único aparelho!
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