Tributos, impostos e taxas: saiba diferenciar e veja quais são obrigatórios

Resumo do texto

  • Saiba a diferença entre impostos, tributos e taxas;
  • Veja quais são os principais impostos brasileiros;
  • Aprenda a reduzir a carga tributária do seu negócio.

Conheça o PagBank: o banco sem taxas!

 

Seja como pessoa física ou jurídica, todo brasileiro tem que pagar tributos para o Governo. Pode ser anualmente, com o Imposto de Renda ou em cada compra feita, com o ICMS.

Os tributos podem ser de diferentes tipos: impostos, taxas, contribuições de melhorias, etc. Confira quais são os tipos de cobrança, quando elas aparecem e por que devem ser pagas.

Boa leitura!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Entenda as diferenças entre Tributos, Impostos e Taxas

Primeiro entenda o que são tributos

Os tributos surgiram há muito tempo atrás na Grécia Antiga, inicialmente, como um presente dado aos líderes tribais como forma de agradecimento por cuidarem da comunidade. Com o tempo, esse pagamento se tornou obrigatório e era dado aos vencedores de guerras.

E então, com a passagem do tempo, os tributos começaram a ser cobrados por chefes de Estado, o que permanece até hoje.

Portanto, tributos são uma parte da renda do cidadão que deve ser paga ao Estado, para ajudar a custear a manutenção e desenvolvimento da cidade, estado ou país, de acordo com a origem da cobrança.

Atualmente, esses valores são regulamentados por lei e devem ser pagos em dinheiro e não com bens. Existem cinco tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições para fiscais.

Afinal, o que são impostos?

Sendo um dos tipos de tributos, os impostos são obrigatórios e o dinheiro arrecadado com eles é usado como investimento em infraestrutura e outros serviços que beneficiam a população.

É como se o cidadão fosse obrigado a investir no próprio governo. E esse “investimento” retorna em forma de serviços públicos. Os impostos podem ser cobrados através do patrimônio, renda ou consumo.

Quais são os impostos mais comuns no Brasil?

Sem dúvidas, a maior parte destes impostos já são conhecidos. Veja o que cada um significa:

  1. ICMS: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é estadual e é encontrado em diferentes tipos de produtos;
  2. IPVA: o Imposto sobre Propriedade do Veículo também é estadual e é cobrado anualmente de donos de veículos;
  3. IPTU: o Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado de quem possui imóveis em área urbana;
  4. IR: o Imposto de Renda é cobrado pelo Governo Federal e é calculado em cima do quanto o contribuinte ganha;
  5. IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras é de âmbito federal e é cobrado em cima de qualquer transação financeira;
  6. ISS: o Imposto Sobre Serviços é municipal e é cobrado de empresas e profissionais autônomos que prestam serviço.

Confira o que são taxas e quais delas você paga

Outro tipo de tributo são as taxas. Esse pagamento é feito quando o cidadão utiliza determinados serviços públicos ou quando há uso da polícia. 

Exemplos de taxas cobradas no Brasil

  1. Taxa para emissão de documentos: na hora de tirar a carteira de habilitação ou pedir uma segunda via da identidade, é necessário pagar uma taxa para seguir com o processo;
  2. Taxa de registro comercial: o mesmo acontece na regularização do comércio. Para manter uma loja física aberta, por exemplo, é preciso estar em dia com as taxas obrigatórias;
  3. Taxa de licenciamento do veículo: todo ano é necessário pagar a regularização do registro do veículo, o que gera o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Pague tributos, impostos e taxas em dia e não se preocupe com a fiscalização!

Os tributos fazem parte da realidade de todo empreendedor. Especialmente aqueles impostos e taxas que estão ligados à atividade comercial e que precisam ser pagos em dia. Assim, se a fiscalização bater, você não precisa ficar preocupado.

Além disso, se o pagamento dos impostos atrasar, ao colocar eles em dia, as multas e os juros aplicados podem complicar a vida financeira da empresa e, em último caso, levar o negócio à falência.

Por isso, na hora de pensar no planejamento financeiro, não esqueça de deixar os valores separados e foque no que importa: o crescimento da empresa.

Saiba como diminuir os gastos com tributos, impostos e taxas

Só de pensar em todos os impostos e taxas, já deu pra sentir aquela dor de cabeça? Então saiba que é possível aliviar essa carga tributária, que pode chegar até 33% do faturamento.

  • Planejamento tributário: organize todos os gastos obrigatórios com tributos e organize o pagamento de acordo com o período que devem ser pagos, assim, ninguém é pego de surpresa;
  • Modelo de tributação ideal: entenda quais são os tributos envolvidos em cada regime de tributação de empresas, como LTDA, MEI, ME, etc. Além de entender as características de cada um, veja quanto eles custam também;
  • Analise os incentivos fiscais: municípios e estados costumam criar planos para reduzir o valor dos impostos em troca de investimento em determinados locais. Procure saber mais sobre essas possibilidades;
  • Pague em dia: tanto para pessoa jurídica quanto pessoa física, o pagamento em dia, à vista ou, até mesmo, adiantado, gera desconto no valor. Sempre que possível, use essa oportunidade para economizar nos impostos.

Precisa de um banco sem taxas e burocracias? Conte com o PagBank!

Depois de ler este texto, está fugindo de taxas? Então escolha um banco que não vai te gerar mais gastos! Conte com o PagBank!

Além de te deixar longe das taxas bancárias, o PagBank te dá:

Conheça o PagBank: o banco sem taxas!