CPF na nota: saiba para que serve e como se cadastrar no programa

Resumo do texto

  • Por que a medida de colocar CPF na nota foi criada?
  • Quais os benefícios de fornecer o documento na hora da compra?
  • Veja quais estados possuem esse programa.

Resgate o valor na conta PagBank!

 

Quando você vai fazer uma compra, o vendedor pergunta se você quer colocar o CPF na nota e mesmo colocando o documento, você não sabe para que serve essa opção? Então entenda o que é e quais os benefícios nesse texto!

Veja para que Serve o CPF na Nota

Afinal, o que é CPF na nota fiscal?

Essa medida foi criada pelos governos estaduais para controlar a cobrança de impostos, como o  imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e evitar a sonegação fiscal. Além disso, dificulta a circulação de notas fiscais falsas.

E como isso funciona? Se o CPF não estiver na nota, pode ser que o lojista não faça a emissão e, mais tarde, ele não vai pagar o imposto necessário daquela compra.

É importante lembrar que o programa é de responsabilidade estadual e não são todos que adotam essas medidas. Procure saber na Secretaria de Fazenda do seu Estado sobre essa possibilidade.

Mas entendendo que as pessoas podem ter medo de colocar o documento na nota ou fornecer o número para alguém desconhecido, os governos estaduais oferecem benefícios para estimular o uso do CPF na nota.

Principais benefícios do CPF na nota

Veja quais são os principais benefícios de aderir ao programa.

Resgate valores

Alguns estados têm programas especiais de pontos, em que conforme for usando o CPF na nota fiscal, a pessoa acumula pontos que podem ser resgatados a cada seis meses. Eles podem ser trocados por recarga de celular, ingressos para shows e até dinheiro, através de transferência bancária.

Receba descontos

Quem não gosta de um desconto em IPVA ou IPTU? E é para isso que o CPF na nota serve. Em alguns estados o acúmulo de pontos gera desconto no IPVA e em outros, o abatimento é feito no IPTU.

Participe de sorteios

A sorte pode estar com você e o CPF na nota te dá prêmios em sorteios realizados pela Loteria. Você pode ganhar dinheiro, chegando até a R$1 milhão em alguns casos, ou ingressos para shows e jogos de futebol.

Faça doações

É possível repassar esse valor para instituições sociais e ONGs. Verifique no site da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do Estado e confirme as possibilidades de doações.

Melhore seu Score de Crédito

O Score de Crédito é uma pontuação que as instituições financeiras avaliam antes de dar crédito aos usuários. Quanto melhor seu Score, mais chance de conseguir um empréstimo.

Quando você coloca o CPF na nota, você mostra para o mercado que está movimentando dinheiro e isso pode influenciar em uma melhor reputação a longo prazo.

Como cadastrar CPF na nota?

Antes de tudo, é preciso confirmar se o seu estado tem o programa. Se você não sabe, não tem problema, confira a lista abaixo:

Se o seu estado está na lista, veja como cadastrar CPF na nota:

  1. acesse o site da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do estado e procure pela página referente ao programa;
  2. faça o cadastro completo das informações, incluindo dados bancários;
  3. agora é só começar a usar o CPF na nota!

Como resgatar CPF na nota?

Durante o cadastro, o usuário adiciona os dados bancários e, de seis em seis meses, ele pode receber o dinheiro na conta.

Cada programa, ou seja, cada estado, tem regras específicas de valor para resgate, por isso, é preciso confirmar quais as condições e como ele deve ser solicitado.

No caso da Nota Fiscal Paulista, basta solicitar a transferência para a conta bancária, que deve ser da mesma pessoa, já no Rio de Janeiro, o resgate mínimo é de R$25. Também é comum ter dúvidas entre a diferença da nota fiscal e cupom fiscal.

Transfira os créditos para a conta digital PagBank

Se já está usando o programa CPF na nota do seu estado, faça o resgate do valor para a conta digital PagBank.

Além de ser gratuita, o saldo da conta rende automaticamente, sem precisar fazer nada. E não é só isso, você ainda aproveita:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!