CPF na nota: saiba para que serve e como se cadastrar no programa

Resumo do texto

  • Por que a medida de colocar CPF na nota foi criada?
  • Quais os benefícios de fornecer o documento na hora da compra?
  • Veja quais estados possuem esse programa.

Baixe já o super app PagBank!

 

Quando você vai fazer uma compra, o vendedor pergunta se você quer colocar o CPF na nota e mesmo colocando o documento, você não sabe para que serve essa opção?

O CPF na nota foi criado para que governos estaduais possam controlar a cobrança de impostos das empresas, evitando a sonegação e falsificação de notas fiscais. Então entenda o que é e quais os benefícios dessa medida. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Veja para que Serve o CPF na Nota

Afinal, o que é CPF na nota fiscal?

É uma medida criada pelos governos estaduais para controlar a cobrança de impostos, como o  imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e evitar a sonegação fiscal. Além disso, dificulta a circulação de notas fiscais falsas.

E como isso funciona? Se o CPF não estiver na nota, pode ser que o lojista não faça a emissão e, mais tarde, ele não vai pagar o imposto necessário daquela compra.

É importante lembrar que o programa é de responsabilidade estadual e não são todos que adotam essas medidas. Procure saber na Secretaria de Fazenda do seu Estado sobre essa possibilidade.

Mas entendendo que as pessoas podem ter medo de colocar o documento na nota ou fornecer o número para alguém desconhecido, os governos estaduais oferecem benefícios para estimular o uso do CPF na nota.

Por que colocar CPF na nota?

Colocar o CPF na nota pode fazer com que você melhore seu score no Serasa, ganhe descontos de até 10% em impostos e concorra a sorteios e prêmios. 

Principais benefícios do CPF na nota

Veja quais são os principais benefícios de aderir ao programa:

Resgate de valores

Alguns estados têm programas especiais de pontos, em que conforme for usando o CPF na nota fiscal, a pessoa acumula pontos que podem ser resgatados a cada seis meses. Eles podem ser trocados por recarga de celular, ingressos para shows e até dinheiro, através de transferência bancária.

Desconto em impostos

Quem não gosta de um desconto em IPVA ou IPTU? E é para isso que o CPF na nota serve. Em alguns estados o acúmulo de pontos gera desconto no IPVA e em outros, o abatimento é feito no IPTU.

Participação em sorteios

A sorte pode estar com você! O CPF na nota te dá prêmios em sorteios realizados pela Loteria. Você pode ganhar dinheiro, chegando até a R$1 milhão em alguns casos, ou ingressos para shows e jogos de futebol.

Doações

Esse benefício é mais uma boa ação ao próximo. É possível repassar esse valor para instituições sociais e ONGs. Verifique no site da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do Estado e confirme as possibilidades de doações.

Melhora no Score de Crédito

O Score de Crédito é uma pontuação que as instituições financeiras avaliam antes de dar crédito aos usuários. Quanto melhor seu Score, mais chance de conseguir um empréstimo.

Quando você coloca o CPF na nota, você mostra para o mercado que está movimentando dinheiro e isso pode influenciar em uma melhor reputação a longo prazo.

Como cadastrar CPF na nota?

Veja o passo a passo para cadastrar o seu CPF na nota:

  1. Acesse o site da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do estado e procure pela página referente ao programa;
  2. Faça o cadastro completo das informações, incluindo dados bancários;
  3. Agora é só começar a usar o CPF na nota.

No entanto, não são todos os estados que tem o programa. Confira a lista abaixo e descubra se o seu tem:

É seguro pedir CPF na Nota Fiscal?

Sim, é super seguro pedir CPF na nota! Além das empresas serem obrigadas a emitir caso você peça, o programa é respaldado por duas leis: a Lei do Sigilo Fiscal e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como resgatar CPF na nota?

Durante o cadastro, você adiciona os dados bancários e, de seis em seis meses, pode receber o dinheiro na conta.

Cada programa, ou seja, cada estado, tem regras específicas de valor para resgate, por isso, é preciso confirmar quais as condições e como ele deve ser solicitado.

No caso da Nota Fiscal Paulista, basta solicitar a transferência para a conta bancária, que deve ser da mesma pessoa, já no Rio de Janeiro, o resgate mínimo é de R$25. Também é comum ter dúvidas entre a diferença da nota fiscal e cupom fiscal.

Transfira os créditos para a conta digital PagBank

Se você já está usando o programa CPF na nota do seu estado, faça o resgate do valor para a conta digital PagBank.

Além de ser gratuita, o saldo da conta rende automaticamente, sem precisar fazer nada. E não é só isso, você ainda aproveita:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!