Planejamento Financeiro Familiar: o que é e como montar o seu

Resumo do texto

  • Saiba o que é um planejamento financeiro familiar;
  • Entenda a importância das metas e objetivos;
  • Veja 5 passos para começar o seu orçamento familiar.

Baixe já o super app PagBank e abra uma conta!

 

Manter todas as contas em dia e conseguir guardar um dinheiro, além de montar a reserva de emergência, pode ser difícil. Se esse é o seu caso, é hora de começar a fazer um planejamento financeiro familiar.

A organização do orçamento da família ajudará não só a guardar dinheiro, mas também a identificar os gastos que podem ser reduzidos. Assim, as despesas familiares não causam dificuldades e os planos se tornarão realidade!

Não deixe para se preocupar com os gastos domésticos quando já estiver no vermelho! Comece um planejamento familiar financeiro agora mesmo e mantenha suas contas em dia.

O que é um planejamento financeiro familiar?

O planejamento financeiro familiar é o controle do orçamento de toda a família. Nele, todos devem adicionar os gastos e despesas comuns.

Por exemplo, o consumo de energia elétrica da casa é considerado uma despesa familiar. Mas, o cartão de crédito de um dos membros, não. O mesmo acontece para a receita. Se uma pessoa destina 70% do salário para as contas de casa, o orçamento familiar deve conter apenas a porcentagem.

Se você quer organizar o fluxo de entrada e saída da família, já daremos uma dica do primeiro passo: anote tudo! 

Toda e qualquer despesa precisa ser considerada, desde a energia elétrica até aquele almoço de domingo em um restaurante.

Por que ele é tão importante?

Porque com planejamento e organização, é possível enxergar para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Sabendo como o valor está sendo usado, fica mais fácil atingir todas as suas metas.

Além disso, um bom planejamento deixa claro se as contas estão de acordo com aquilo que a família ganha. Ou, se vai ser preciso cortar alguma despesa para não passar por apertos.

Qual a importância de definir metas e objetivos para o planejamento?

Sem estabelecer objetivos, o seu planejamento financeiro familiar ficará incompleto e ninguém seguirá o plano. Já ouviu aquela frase; “Uma meta sem um plano de ação não passa de um sonho.”? Essa é a ideia!

Se a família não sabe onde chegar, o caminho fica mais complicado e nebuloso. Por isso, é importante estabelecer objetivos e metas.

Por exemplo, todos querem viajar no final do ano. Após decidir o destino, pesquisar preços e chegar em um orçamento, é hora de focar e definir gastos que precisam ser enxugados. Isso sem falar em quais comportamentos devem mudar para todos alcançarem o objetivo.

O exercício pode ser feito com qualquer meta que a família queira alcançar.

Como funciona a evolução dos preços do mercado?

Com todos os membros em busca de um mesmo propósito, vamos monetizar a meta. Ou seja, colocar valores no planejamento. Se o objetivo é uma viagem, some todos os possíveis gastos para saber qual montante será preciso guardar.

Ao fazer isso, é importante estar atento à flutuação de preços do mercado. Os R$ 100 de hoje não compram as mesmas coisas daqui a 6 meses. Isso acontece devido à inflação e variação de preços dos produtos e serviços.

Portanto, na hora de pesquisar os valores, lembre-se de deixar uma gordura para não faltar dinheiro lá na frente.

5 passos para criar o Planejamento Financeiro Familiar

Já contamos um pouco por onde devemos começar o planejamento financeiro da família, mas agora vamos mais a fundo na etapa! Confira alguns passos para organizar a entrada e saída de dinheiro:

1. Anote todos os gastos

Todo planejamento começa assim. Saber quanto sua família gasta por mês é essencial para entender o que pode ser cortado, o que pode ser reduzido e como juntar dinheiro.

Separe as anotações em categorias e comece por:

  • Contas mensais com valor fixo: aluguel, condomínio, mensalidade de Internet, etc;
  • Contas mensais sem valor fixo: conta de energia e água, compras no mercado, combustível do carro, dentre outros;
  • Despesas variáveis: passeios, delivery, restaurantes, compras, emergências, etc.

2. Registre todas as receitas

Após documentar os gastos, o próximo passo é anotar o que entra de dinheiro. Coloque o valor que cada membro da família contribui para o orçamento total. Se for necessário, deixe registrado em outro lugar quanto ganha cada um no total.

Assim, caso seja preciso, alguns membros podem escolher destinar um valor maior para o orçamento familiar.

3. Crie o orçamento familiar

Todo orçamento tem uma regra básica: os gastos precisam ser menores do que a renda. 

Se vocês já estão cumprindo com isso, o dinheiro “que sobra” deve ser destinado a uma reserva de emergência ou para algum determinado objetivo que envolve todos.

4. Chame todo mundo para participar

O orçamento deve incluir todos os membros da família, inclusive os mais novos! Conversas sobre como gastar dinheiro e responsabilidade coletiva é uma boa forma de começar a educação financeira dos pequenos!

Daqui pra frente, tenha em mente que todas as decisões que afetem o orçamento familiar devem ser tomadas em conjunto. Corte de plano de internet, ajuste de TV por assinatura e redução de idas ao restaurante são situações que devem ser resolvidas por todos.

5. Mantenha a disciplina

É difícil manter a disciplina a longo prazo. Mas, a coletividade do orçamento familiar pode te ajudar a não sair da linha. A cobrança pode vir de qualquer um dos lados, já que todos têm importante participação e, assim, um cuida do outro.

O importante é que se mantenha o respeito entre todos os membros e tenha em mente o objetivo final.

Deixe seu dinheiro em uma conta que rende todos os dias!

Vocês podem usar a conta de uma das pessoas para reunir o orçamento familiar. Ou, podem optar por uma nova conta para juntar o dinheiro de todos. De preferência, uma conta onde seu dinheiro rende automaticamente!

Com a conta digital PagBank, o dinheiro da sua família renderá mais do que a poupança automaticamente! E não é só isso, dá para ir além.

Aproveite a plataforma de investimentos e aplique em diferentes ativos!

Baixe já o super app PagBank e abra uma conta!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”