Resumo do texto
- Entenda o que diz a legislação sobre repassar a taxa das maquininhas;
- Como saber se vale a pena repassar o custo da maquininha?
- Saiba quais são as formas de passar o custo do cartão para o cliente.
Na hora de decidir o valor de um produto, você considera diferentes fatores, como o valor de custo, embalagem, marketing e o próprio lucro. Mas, e a taxa da maquininha de cartão? Será que é possível incluir esse valor na venda?
Afinal, o custo com esse meio de pagamento é mais uma coisa que entra na hora de calcular o valor do produto. E repassar a taxa do cartão para o cliente seria uma forma de aliviar o custo e aumentar o faturamento do negócio.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Veja qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio;
- Como cobrar um cliente sem prejudicar o relacionamento? Veja algumas dicas!
- Saiba como o ClubePag ajuda a fidelizar clientes e impulsionar suas vendas.
Cobrar a taxa da maquininha do cliente é legal?
Sim. Na prática, não há nenhum impedimento que proíba o empreendedor de repassar o custo da maquininha para o cliente. A única obrigação é comunicar a decisão, para que o consumidor possa decidir se vai realizar a compra no seu negócio!
Conheça as regras para repassar as taxas do cartão!
Se não há nenhuma legislação que impeça o empreendedor de cobrar as taxas do cartão do cliente, é obrigatório, por lei, que a informação seja clara, visível e comunique os descontos oferecidos.
Você pode mudar o valor conforme o prazo do pagamento (compras parceladas) e meio de pagamento.
Saiba o que considerar na hora de repassar a taxa das maquininhas!
Já demos um spoiler sobre o que você deve levar em conta na hora de analisar o repasse das taxas da maquininha para o cliente. Mas agora, vamos mais a fundo.
Basicamente, são dois pontos que devem ser pensados:
- As taxas das maquininhas afetam o seu faturamento?
- O repasse das taxas para o cliente impacta na satisfação dele?
Não existe uma resposta certa. Para grandes varejistas, por exemplo, é normal dar descontos para pagamentos à vista. Já nos pequenos negócios, não é tão usual. A análise do custo x benefício deve ser feita conforme as particularidades do seu negócio e do seu público.
Se estiver em dúvida como será a recepção do público a essas mudanças, faça um período de teste.
Veja como cobrar a taxa da maquininha do cliente
Você fez os cálculos, já avaliou seu segmento de atuação e decidiu que repassar as taxas da maquininha de cartão realmente é a melhor escolha. E agora? Qual o próximo passo? Saber qual a taxa cobrada pela empresa e decidir como transferir esse valor para o cliente.
É possível repassar o custo de duas formas:
- Aumentando o valor do produto: nesse caso, o valor da taxa da maquininha é embutido no preço do item. Ou seja, o produto simplesmente fica mais caro;
- Repassando a taxa para o cliente: na hora de finalizar a venda, é preciso deixar claro que será cobrado o valor da taxa da maquininha, de acordo com a forma de pagamento do cliente – débito, crédito à vista ou crédito parcelado.
Atenção: independente da forma escolhida, o repasse da taxa de maquininha para o cliente deve ser comunicado de forma clara e visível para todos os consumidores.
Veja abaixo as taxas para as maquininhas do PagBank, de acordo com cada plano de recebimento!
Qual é a taxa da maquininha PagBank?
No Painel de Controle PagBank, você pode configurar a cobrança da taxa do cartão. É possível escolher se quer repassar para o cliente em toda compra ou só em compras parceladas (e escolher a partir de quantas parcelas a taxa será repassada).
No caso das maquininhas PagBank, as taxas mudam conforme o formato de pagamento e o plano de recebimento do empreendedor. Confira a tabela:
Plano receba na hora | Plano receba em 14 dias | Plano receba em 30 dias | |
Crédito | 4,99% à vista; 5,99% parcelado | 3,99% à vista; 4,59% parcelado | 3,19% à vista; 3,79% parcelado |
Débito | 1,99% à vista | – | – |
As taxas são cobradas em cada transação. Você pode visualizar os valores que recebe com o Simulador de Vendas. Nele, é possível entender quanto cairá na sua conta após os descontos da taxa em cada uma das situações possíveis.
Leia o conteúdo completo sobre os valores das taxas das nossas maquininhas.
Confira qual a melhor maquininha para o seu negócio e peça já a sua!
Se seu negócio está sofrendo com as taxas cobradas pela maquininha de cartão e está buscando soluções para melhorar o faturamento da empresa, não precisa repassar o custo para os clientes.
Com as maquininhas PagBank você tem as melhores taxas do mercado e não precisa se preocupar com aluguel, além de:
- 0% de taxa nos 30 primeiros dias;
- Cartão Visa Internacional da conta PagBank;
- 5 anos de garantia;
- Diferentes modelos para todos os tipos de negócio.