Segunda via de documentos: saiba como manter seus dados em dia

Resumo do texto

  • Saiba quando se preocupar com a segunda via dos documentos;
  • Veja o passo a passo para tirar novos documentos;
  • Entenda quais precisam ser renovados.

 

Se você já foi roubado ou acabou danificando um documento importante,  sabe que a busca por uma segunda via pode acabar atrasando coisas importantes. Sejam elas o pedido de um empréstimo, aquisição de consórcio e, até mesmo, abertura de empresa!

A nossa dica é não deixar para última hora para fazer o pedido da 2ª via de um documento. Por isso, confira o artigo e encontre o passo a passo referente ao documento que você precisa.

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Segunda Via de Documentos

Quando é preciso tirar segunda via de documentos?

Você nunca pensa em tirar a segunda vida de um documento até que, realmente, precise dele, não é? Para que isso não aconteça ou prejudique você, ou o seu negócio, fique atento às principais situações em que a segunda vida de documento deve ser tirada:

  • Roubo ou furto: mesmo que tenha a versão digital de Identidade ou CNH, não deixe de fazer o Boletim de Ocorrência e tirar a segunda via;
  • Validade: documentos como passaporte e CNH possuem um prazo de validade e mesmo que não use com regularidade, é importante manter em dia;
  • Atualização de dados: após casamento, divórcio ou atualização de endereço, é necessário renovar os documentos.

Se você passou por alguma dessas situações recentemente, é hora de tirar a segunda via dos documentos! Veja o passo a passo.

Como tirar a segunda via do RG?

O Registro Geral (RG) é o principal documento de identificação dos brasileiros. A renovação é necessária após 10 anos da primeira via ou em caso de roubo, furto ou perda. Sem ele, a pessoa pode ser barrada na hora de fazer outros documentos.

Na hora da renovação, é possível incluir dados, como CPF e Cartão Cidadão, o que pode ser uma mão na roda, já que as principais informações vão estar em um único lugar.

Passo a passo e documentos necessários para renovação do RG

Para a segunda via, procure:

  • a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado;
  • algum posto da Polícia Civil;
  • serviços de atendimento ao cidadão da região.

Os documentos necessários são:

  • Boletim de Ocorrência, em caso de roubo ou furto;
  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • CPF original, caso queira que o número apareça no RG;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples, caso tenha;
  • Cartão do Cidadão original, caso queira que apareça no RG.

A segunda via possui um custo, que pode variar segundo o Estado, mas em alguns casos, a taxa é isenta. São elas:

  • No caso de roubo ou furto;
  • Para homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60;
  • Caso tenha erro de digitação (é preciso solicitar a troca até 90 dias depois do recebimento);

Como tirar a segunda via do CPF?

A segunda via do CPF é, na prática, gerar o código do documento novamente. Isso porque, desde 2011, o documento não é mais impresso. Você vai ter apenas um comprovante, que pode ser impresso ou guardado digitalmente.

O passo a passo para tirar a segunda via do CPF vai depender se você declara ou não Imposto de Renda.

Passo a passo para quem declara Imposto de Renda

Neste caso, é possível tirar a segunda via através do Portal e-CAC, acessando com a conta gov.br:

  1. Acesse a página que gera o Código de Acesso;
  2. Preencha os dados e clique em “Gerar código”;
  3. Agora, vá ao portal e-CAC;
  4. Coloque o CPF, o código gerado e a senha da conta gov.br;
  5. Em seguida, vá em “Cadastros” e, depois, em “Comprovante de Inscrição no CPF”;
  6. Pronto! Esse comprovante é a segunda via

Passo a passo para quem não declara o Imposto de Renda

Caso a pessoa não declare IR, o processo é mais simples. Confira:

  1. Acesse o site da Receita Federal e vá em “Impressão de Comprovante”;
  2. Preencha as informações e clique em “Enviar”;
  3. Você já vai visualizar o comprovante de inscrição no CPF. Se quiser, pode salvar ou imprimir.

Como tirar a segunda via da CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação se transforma no documento de identidade para muitas pessoas. Alguns, inclusive, deixam de usar o RG e optam apenas pela CNH.

É essencial ficar de olho na data de validade e renovar antes que o prazo acabe, pois, para tirar a segunda via, em caso de roubo ou perda, a carteira não pode estar vencida.

Passo a passo e documentos necessários para renovação da CNH

A solicitação da segunda via do documento deve ser feita no site do Departamento de Trânsito do Estado. Depois, é necessário pagar a taxa de emissão do documento. O valor varia conforme o Estado.

CNH Digital

Alguns Estados já tem aplicativos para acesso à carteira de habilitação digital. Se esse for o caso, após o pagamento da taxa, a segunda via digital já é liberada em poucas horas.

Como tirar a segunda via da Certidão de Nascimento?

Ninguém pensa em ter uma segunda via de Certidão de Nascimento, mas descobre que precisa de uma quando tenta usar a original e descobre que não pode. Com o tempo, as letras e as informações podem apagar e nenhuma certidão é válida se não der para ler.

Passo a passo

A segunda via da certidão de nascimento pode ser tirada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Brasil onde a primeira foi feita. Além disso, há a possibilidade de fazer a solicitação pela internet:

  1. Acesse o site do Registro Civil;
  2. Clique em “Nascimento”;
  3. Preencha as informações necessárias;
  4. Escolha entre o recebimento eletrônico ou impresso;
  5. Confirme os dados no Resumo e clique em “Próximo”.

O pedido tem um custo, que pode variar conforme a opção impressa ou digital. Lembrando que a certidão de nascimento digital é aceita apenas em alguns órgãos.

Como tirar segunda via da Certidão de Casamento?

Muitas pessoas não sabem, mas após o casamento civil, esse documento pode assumir o lugar da certidão de nascimento. Principalmente se houver mudança no nome. Por isso, é essencial tirar a segunda via quando houver perda ou rasura no registro.

Passo a passo para emissão

  1. Acesse o site do Registro Civil;
  2. Clique em “Casamento”;
  3. Preencha as informações necessárias;
  4. Escolha entre o recebimento eletrônico ou impresso;
  5. Confirme os dados no Resumo e clique em “Próximo”.

Lembrando que há um custo para emissão da segunda via da certidão de casamento.

Como tirar segunda via do Título de Eleitor?

O título de eleitor está sendo, aos poucos, substituído por outros documentos. Na hora de votar, por exemplo, é possível apresentar apenas a identidade.

Porém, esse documento ainda é essencial. A partir de 16 anos, caso queira votar, a pessoa precisa tirar o Título de Eleitor. E, em caso de mudança, é preciso atualizar o documento para ele ser usado no local de moradia.

Passo a passo para acessar a 2ª via do Título de Eleitor

Caso o documento em papel seja perdido, é possível acessar a segunda via através do aplicativo e-Título. Nele, o eleitor poderá verificar o local de votação, assim como zona e seção.

Como tirar a segunda via da Carteira de Trabalho?

Este é mais um documento que as pessoas só procuram quando se dão conta que vão usar. Ao iniciar em um novo trabalho, ele deve ser apresentado e, depois disso, acaba ficando esquecido.

Desde 2019 não é mais necessário o documento físico. Dessa forma, é possível acessar a carteira de trabalho através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Nele, basta acessar com a conta gov.br para visualizar as informações e com isso, nem precisa pedir a segunda via.

Entretanto, caso queira a carteira em papel, é possível solicitar a segunda através do site do  Ministério do Trabalho seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o site governamental;
  2. Preencha os campos e clique em “tipo de atendimento”;
  3. coloque “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”;
  4. Escolha a unidade mais próxima da sua residência;
  5. selecione o ícone de calendário abaixo de “Ações”;
  6. Escolha a data desejada e o horário;
  7. Finalize com mais informações e clique em “agendar”.

Como tirar a segunda via do Passaporte?

O passaporte possui um tempo de validade específico, por isso, é necessário estar atento para renovar no prazo certo. Ele é o documento oficial de identificação para brasileiros que viajam para fora do país.

Passo a passo e documentos necessários

O processo é o mesmo para quem perdeu o passaporte ou vai renovar:

  1. Acesse o site “Obter Passaporte” do gov.br;
  2. Preencha as informações necessárias;
  3. Caso não tenha, instale o navegador Firefox, exigido no processo;
  4. Preencha as informações necessárias;
  5. No fim, vá em “gerar GRU” para pagar a taxa;
  6. Após pagar a GRU, faça o agendamento em um dos postos da PF.

A lista de documentos necessários é um pouco extensa, confira:

  • RG ou CNH (acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento), carteira de trabalho ou carteira de identidade de profissão regulamentada por lei;
  • No caso de menor 12 anos, RG ou Certidão de Nascimento;
  • CPF;
  • Recibo de votação, justificativa ou multa;
  • Passaporte anterior válido, se houver;
  • Para homens, quitação com serviço militar;
  • Para os naturalizados, certificado de naturalização.
  • Para menores de 18 anos, autorização para emissão de passaporte. Além da autorização, menor e quem estiver lhe acompanhando devem apresentar documento de identificação;

Tenha os documentos em dia e não seja pego de surpresa

Tirar a segunda via dos documentos quando eles são perdidos ou roubados permite que você não seja pego de surpresa em um momento de necessidade. Já imaginou perder um empréstimo para o seu negócio porque o RG está perdido? Não é legal, né?

Por isso, salve esse link e volte a ele sempre que precisar saber como tirar a segunda via de um documento.