Selic Aumentou: confira as vantagens com a alta da taxa

Resumo do texto

  • A Selic aumentou de novo e isso impacta seus investimentos;
  • Aprenda porque esse aumento é vantajoso;
  • Veja como aproveitar a alta da Selic hoje para investir.

 

Este não é um post repetido! Pouco mais de um mês depois da última alta, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou um novo aumento na taxa. A Selic hoje está em 7,75%.

Essa subida traz muitas vantagens para investimentos de renda fixa pós-fixados que remuneram o CDI ou a Selic, como os CDBs e o Tesouro Selic. Esse é o momento ideal para fazer seu dinheiro render mais.

Quer saber como usar essa informação a favor do seu bolso? Nós vamos esclarecer tudo para você neste post.

selic aumentou - vantagens da alta

A Selic aumentou: quais os impactos no seu dia a dia?

A Selic é a taxa básica da nossa economia, ela serve como referência para o cálculo da maioria dos juros. É o Copom quem define e quem anuncia as baixas ou altas da meta para a taxa Selic. Essas mudanças têm como principal objetivo conter a inflação.

O seu aumento significa que os empréstimos, financiamentos e compras parceladas com juros pesam mais no bolso da população e também das empresas.

Por outro lado, a Selic em alta aumenta o rendimento das suas aplicações atreladas a esse índice.

Por que o valor da taxa está subindo?

A principal razão pela qual a Selic tem passado por tantos aumentos em 2021 é para tentar conter a inflação.

Normalmente quando os juros estão altos, as pessoas e empresas perdem poder de compra. Por isso, a solução para despertar o interesse é diminuir os valores.

Assim, aumentar a Selic é uma estratégia utilizada pelo Banco Central para tentar equilibrar o nível dos preços.

Confira o histórico da Taxa Selic com nosso conteúdo!

Por que investir na Selic hoje fica mais vantajoso?

O CDI usa a taxa Selic para definir o retorno, ou seja, quando ela sobe, este índice também sobe e, quem investe em aplicações atreladas ao CDI, passa a ganhar mais.

No caso do Tesouro Selic, a lógica é a mesma. Esse título é atrelado à taxa básica de juros da economia, então, se ela sobe, o Tesouro Selic passa a remunerar mais.

Isso acontece porque os CDBs são como empréstimos que os investidores fazem para os bancos e o Tesouro Selic é um empréstimo que os investidores fazem para o governo. 

Se as pessoas estão pagando juros maiores quando pedem um empréstimo, as instituições financeiras e o governo também pagam mais quando pegam dinheiro emprestado por meio dessas aplicações.

Quer saber mais sobre a relação Selic e CDI? Clique aqui e fique por dentro.

Como usar a alta da Selic a seu favor?

Investindo em produtos que usam a taxa para definir a rentabilidade, afinal, quando a Selic sobe, o retorno dessas aplicações também aumenta.

Então, quem tem dinheiro em CDB que rende em percentual do CDI ou títulos do Tesouro Selic que remuneram com base na Selic, passa a ganhar ainda mais.

Se você quer saber mais sobre a Selic, como ela é calculada, quem faz esse cálculo,  quando e porque esses ajustes são feitos, não deixe de ler este artigo.

Conte com o PagBank para aproveitar a alta da Selic

Se você busca por investimentos com segurança ou quer dar mais rentabilidade à sua carteira, esse é o momento!

Aplique no Tesouro Direto pelo super app PagBank, você pode começar a investir com valores a partir de aproximadamente R$30!

Aproveite a alta na Selic para fazer seu dinheiro render com o Tesouro Selic, um investimento que acompanha o desempenho da taxa.

Você também pode investir nos CDBs PagBank a partir de R$1. No super app, todas as opções de CDBs rendem mais do que a poupança. E o melhor: elas ficaram mais vantajosas com a alta da Selic!

Além disso, nossos CDBs têm a garantia do FGC e são contratados diretamente pelo super app PagBank.

Para aplicar com o super app basta seguir alguns passos:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de CDB, Tesouro Direto ou Fundos de Investimento;
  4. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! O valor será transferido do seu saldo para a opção escolhida, e você acompanha a aplicação pelo celular.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”