CDI e Selic: entenda como esses indicadores afetam os seus investimentos!

Resumo do texto

  • O que é CDI e Taxa Selic?
  • Entenda as diferenças entre esses indicadores;
  • Saiba como a Taxa Selic e o CDI influenciam os seus investimentos.

 

Qual a diferença entre CDI e Selic? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Tanto o CDI quanto a Selic influenciam a rentabilidade dos investimentos em renda fixa. No entanto, existem algumas diferenças que você precisa conhecer para investir com mais consciência.

Entenda o que são esses indicadores, suas principais características e como eles podem influenciar as suas aplicações.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e serve como base para diversas transações financeiras, como investimentos, empréstimos e financiamentos.

É um indicador fundamental para o funcionamento da economia e o controle da inflação.

Como a Selic está relacionada com a inflação?

A taxa Selic e a inflação estão diretamente ligadas. Entenda essa relação de forma resumida:

  • Quando há um aumento da inflação, o Banco Central tende a elevar a Selic como medida para controlar os preços;
  • Quando a inflação está sob controle, o Banco Central pode reduzir a Selic para estimular o consumo e o investimento. 

Conheça o Tesouro Selic, um investimento super seguro!

O Tesouro Selic é uma categoria de títulos pós-fixados do Tesouro Direto. Como o próprio nome indica, a rentabilidade desses ativos está associada à Taxa Selic.

Segundo informações do Tesouro Nacional, os investimentos em Tesouro Selic são ideais para quem quer criar uma reserva de emergência ou aplicar no curto prazo com baixo risco.

CDI e Selic: entenda o que são essas Taxas

O que é o CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Ele é utilizado como um parâmetro importante para diversos investimentos, como CDBs, fundos de investimento e outros títulos de renda fixa.

Aqui, vale destacar que embora seja mais conhecido como CDI, o que interfere de fato na rentabilidade das aplicações é a taxa DI, que nada mais é do que a média de juros dos empréstimos entre bancos.

Por isso a sigla “DI”, que significa “Depósitos Interbancários”. Além disso, a taxa DI é influenciada pela taxa Selic.

Como o CDI está relacionado com os investimentos em CDB?

Muitos CDBs são indexados ao CDI, ou seja, eles pagam uma taxa de juros que corresponde a um percentual desse indicador. 

Por exemplo, se o CDB oferece um rendimento de 100% do CDI, significa que ele acompanha integralmente as variações do CDI. 

Sendo assim, as alterações no CDI ao longo do tempo afetam diretamente a rentabilidade desses investimentos. Quando o CDI está em alta, os rendimentos dos CDBs também tendem a ser maiores, e vice-versa.

No entanto, nem todos os CDBs têm o CDI como indexador. Alguns podem ter juros pré-fixados ou utilizar outras referências, como o IPCA, por exemplo.

Entenda as diferenças entre CDI e Selic

A taxa de juros do CDI é bem próxima da Selic. Confira no quadro abaixo, outras diferenças importantes:

Diferenças CDI e Selic

Como calcular a Selic e o CDI?

A Taxa Selic é definida pelo órgão competente, enquanto a taxa do CDI é resultado de transações interbancárias. Porém, podemos fazer alguns cálculos para entender como essas taxas influenciam os investimentos na prática.

Passo a passo para calcular a Selic

Para encontrar o valor acumulado do período você pode usar a seguinte fórmula:

  • Taxa acumulada: (1+ taxa) x (1+ taxa anterior) -1

Achou complicado? Existe uma forma mais prática de calcular a Selic acumulada utilizando a calculadora da Receita Federal. Com essa ferramenta, basta inserir o mês inicial e o mês final e clicar em “Calcular”.

Para saber mais sobre a Selic Acumulada, confira nosso conteúdo sobre o assunto!

Aprenda a calcular o rendimento do CDI

Vimos que o CDI acompanha a variação da Selic. Nos investimentos, o rendimento do CDI depende do percentual acordado no momento da aplicação. Entenda melhor com esses exemplos: 

Considere um CDI de 13,65% ao ano:

  • CDB 100% do CDI.
  • Cálculo: 1 x 13,65 = 13,65%
  • CDB 110% do CDI;
  • Cálculo: 1,1 x 13,65 = 15,015%
  • CDB 90% do CDI;
  • Cálculo: 0,9 x 13,65 = 12,285%

Como o CDI e a Selic afetam os investimentos no Brasil?

O CDI é uma referência para calcular o rendimento de vários títulos privados, sendo o CDB, o mais conhecido entre eles. 

Já a Selic, influencia a rentabilidade dos investimentos em geral e não se limita apenas à renda fixa. Um exemplo disso é quando há uma diminuição na procura por ativos de renda variável, em períodos de alta na taxa de juros.

Na prática, isso significa que quando a Selic sobe, os investidores tendem a investir menos em ações, FIIs, e outros ativos de renda variável, para aproveitar a alta nos rendimentos de ativos mais conservadores.

CDI e Selic: qual deles escolher para suas aplicações?

Tanto o CDI quanto a Selic podem trazer bons retornos para as suas aplicações, mas para fazer a melhor escolha, considere o seu perfil de investidor. Isso porque existem investimentos com prazos e rentabilidades diferentes.

Comece a investir hoje no PagBank!

Se você está em busca de investimentos seguros e com bom potencial de rentabilidade, pode contar com a ajuda do PagBank.

Acessando o app, você encontra nosso curso criado em parceria com a B3 voltado para quem quer aprender mais sobre finanças e investimentos!

Além, é claro, da área exclusiva para aplicações em títulos de renda fixa. São várias opções que utilizam o CDI ou Selic como base para os rendimentos. É um investidor iniciante? Não tem problema! Disponibilizamos mensalmente uma carteira recomendada por nossos especialistas, com os melhores investimentos para o seu perfil.

Investir é fácil com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”