Tendências no e-commerce: 9 produtos para impulsionar suas vendas

Resumo do texto

  • Entenda porque é importante acompanhar as novidades do mercado;
  • Conheça 9 tendências do e-commerce para aplicar no seu negócio;
  • Saiba como aumentar suas vendas com essas dicas.

Soluções de venda online PagBank para o seu negócio!

 

O comércio eletrônico não para de mudar. Por isso, estar por dentro das tendências do e-commerce é crucial para quem quer criar seu negócio online e se destacar no ramo.

Com a grande competitividade neste segmento, acompanhar as novidades e se posicionar com um diferencial competitivo é mais do que uma estratégia, é a chave para o sucesso.

Por isso, conheça os principais produtos para vender online e transforme seu negócio com o que há de mais atual no mercado digital!

Qual a importância de seguir as tendências de e-commerce?

Estar bem informado sobre as tendências do e-commerce permite que seu negócio prospere nesse mercado, que está em constante movimento. 

Isso porque você pode descobrir nichos inéditos e trazer inovações para sua loja virtual, ampliando o alcance da marca e atraindo mais consumidores.

Veja 9 dicas de produtos para vender no seu e-commerce

Conheça dicas de produtos para vender no seu e-commerce!

1. Moda e acessórios

O setor de vestuário vem ganhando destaque no comércio digital brasileiro, com um aumento de 5% no número de pedidos no primeiro trimestre de 2023. 

E não para por aí! Além dos tradicionais acessórios, como bolsas, anéis e colares, segmentos como moda íntima, Plus Size e praia estão em ascensão.

2. Eletrônicos

Em um mundo cada vez mais conectado, os eletrônicos dominam as listas de desejos e necessidades das pessoas. De acordo com relatório da Agência Brasil, no primeiro semestre de 2023 a venda dessa categoria de produtos cresceu 13%, com cerca de 44 milhões de unidades comercializadas.

A gama de itens é vasta, abrangendo desde TVs, fones de ouvido e dispositivos de som portáteis até acessórios de áudio e vídeo, mouses e teclados. Este setor não só tem um alto volume de vendas, mas também um valor médio de compra elevado.

3. Comidas e bebidas

O setor de alimentos e bebidas tem grande potencial no mundo digital. Conforme pesquisa da NIQ/Ebit, para o segundo semestre de 2023 espera-se um aumento de 53% na intenção de compra desses produtos. No mesmo período de 2022 houve uma alta de apenas 17%. 

Whisky, vinho, gin e barras de cereal são alguns dos produtos que cresceram mais no mercado online do que nas vendas presenciais, em lojas físicas.

4. Livros

O segmento de livros também movimenta bastante os e-commerces brasileiros. No ano passado, a venda de exemplares pela internet, em sites como Amazon e Submarino, superou as vendas feitas em livrarias físicas pela primeira vez.

Em uma loja virtual, ainda há a possibilidade de vender e-books (livros digitais), que não exigem gastos com armazenamento, embalagem ou envio.

5. Cosméticos

O setor de perfumaria e cosméticos está em alta! Segundo o site E-commerce Brasil, o segmento de beleza em geral teve um crescimento de 24% no primeiro trimestre de 2023. Além disso, a tendência para o restante do ano segue sendo de alta. 

Com uma variedade de marcas disponíveis, é possível atender a uma ampla gama de públicos.

E vale mencionar: conteúdos relacionados a este setor têm grande potencial de viralização e atração de seguidores. Por isso, investir em uma campanha de marketing digital pode ser uma estratégia acertada.

6. Jogos

A categoria abrange desde consoles de videogame até jogos de computador e acessórios.

Esse é um mercado que também está em crescimento. De acordo com pesquisa da Olist, estima-se que, em 2023, cerca de 74,5% das pessoas no Brasil sejam adeptas aos jogos eletrônicos. Até 2026, a expectativa é que esse segmento fature U$ 321 bilhões de dólares!

7. Decoração e jardinagem

Assim como nos cosméticos, decoração e jardinagem são tendências nas redes sociais.

Alguns dos produtos que podem ser vendidos nesta categoria incluem: peças de decoração exclusivas, louças e itens para cozinha, kit de jardinagem para apartamento, etc.

8. Artefatos personalizados

Consumidores adoram personalização! Por isso, não é surpresa que itens customizados tenham ganhado popularidade na internet. Conforme o site E-commerce Brasil, em 2023 a expectativa é que esse setor fature em torno de R$ 187 bilhões.

Os produtos mais encontrados são: canecas, camisetas e almofadas. Essa é uma ótima opção para quem quer empreender investindo pouco. 

9. Cursos online e infoprodutos

A demanda por cursos online cresceu bastante durante a pandemia e continua acelerada. De acordo com um relatório do site Universitário Brasil, o ensino à distância corresponderá a 51% do mercado em 2023. Isso significa uma ótima oportunidade para vender esses produtos.

Além de cursos, você também pode oferecer e-books, guias e outros materiais para atender às necessidades dos consumidores.

Tendências do Ecommerce

Quais as vantagens de vender na internet?

A primeira grande vantagem é a lucratividade. Só em 2022, os e-commerces atingiram o faturamento recorde de R$ 262 bilhões.

Os brasileiros gostam de comprar online, por isso, a categoria tem apresentado um crescimento consistente nos últimos anos. Mas os benefícios não param por aí. Conheça mais alguns: 

Menores custos com espaço físico

Vender online exclui a necessidade de ter uma loja física. Com isso, o empreendedor não tem gastos com aluguel, energia, água, manutenção, entre outros. 

Em alguns casos, dependendo do produto vendido, pode ser preciso gastar com um espaço para estoque. Mesmo assim, dá para atuar de forma 100% digital e economizar bastante dinheiro.

Possibilidade de vender 24 horas por dia

Uma loja online nunca fecha! Você pode vender dia e noite e centralizar várias soluções em um único lugar. 

Além disso, uma alternativa para aumentar as vendas é aplicar o conceito One Stop Shop. Ele consiste em oferecer múltiplos produtos ou serviços em um mesmo lugar e, apesar de ter começado em lojas físicas, essa abordagem encaixa muito bem no e-commerce.

Eliminação de barreiras geográficas

Quando um negócio está na internet, ele está disponível para diferentes localidades. Qualquer pessoa com conexão pode chegar até sua loja virtual e comprar, mesmo em outra cidade ou país!

Lembre-se, no entanto, de que você também vai precisar ter uma logística eficiente para fazer o frete das mercadorias e garantir que cheguem até os clientes. Com isso, o Envio Fácil pode ajudar.

Ele é a solução do PagBank perfeita para organizar e reduzir os custos com o frete das suas vendas online. Além disso, você também garante:

  • Múltiplas opções de frete;
  • Sem mensalidade ou contrato;
  • Envie para todo o Brasil;
  • Múltiplas opções de frete;
  • Rastreio do pedido;
  • Proteção contra perdas e extravios.

Atração de clientes

Além de eliminar distâncias e problemas de horários, você também pode usar estratégias de marketing digital para conquistar ainda mais consumidores interessados nos seus produtos/serviços.

Por que a tecnologia é a maior aliada do e-commerce?

A tecnologia fornece diversos meios para aumentar o alcance do negócio e melhorar a interação com os clientes. 

Você pode usar ferramentas digitais para automatizar algumas tarefas mais simples, como responder de forma automática as mensagens dos clientes pelo WhatsApp Business. Isso simplifica sua rotina de trabalho e proporciona uma melhor experiência do cliente.

Além disso, você pode contar com a tecnologia para buscar tendências e informações sobre as preferências do seu público para adaptar a estratégia da sua loja online.

Dicas para vender online e aumentar o faturamento

Já tem um negócio online? Então, implemente as dicas abaixo na sua loja para vender ainda mais e fidelizar seus clientes!

Trabalhe com várias formas de pagamento

Ofereça diferentes opções de pagamento, como cartões de crédito e débito, Pix e boleto bancário. Isso contribui para a negociação e otimiza a experiência do consumidor.

Simplifique os processos de trocas e devoluções

Lembre que os clientes gostam de ter seus problemas resolvidos de forma simples. Por isso, sempre que houver a necessidade de trocar ou aceitar a devolução de um produto, procure fazer isso o mais rápido possível.

Crie ofertas especiais para os clientes mais fiéis

Todo consumidor quer se sentir especial. Por isso, criar ofertas exclusivas para os seus clientes mais fiéis ajuda a aumentar as vendas. Você lucra ainda mais e com um público que já conhece o seu trabalho.

Ofereça uma experiência personalizada em sua loja virtual!

Sabe como oferecer uma experiência ainda mais memorável para seus consumidores? Com as soluções de pagamento online do PagBank!

Você pode oferecer um processo de checkout completo, rápido e intuitivo! Seu cliente acessa a loja virtual, escolhe os itens que quer comprar e finaliza a transação utilizando a forma de pagamento que ele preferir: cartão de crédito, débito, Pix ou boleto!

Veja como o Checkout PagBank contribui para o crescimento do seu negócio!

Para quem quer mais agilidade, o Link de Pagamento PagBank permite que você venda por qualquer meio de comunicação. Basta criar o link no app PagBank ou no PagVendas, configurar as opções de parcelamento, vencimento e frete e compartilhar! 

Venda online com o Link de Pagamento PagBank!