One Stop Shop: o que é e quais os benefícios desse modelo de negócio?

Resumo do texto

  • O que é One Stop Shop?
  • Entenda porque esse modelo de negócio é tão popular;
  • Veja quais são os benefícios de adotá-lo.

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A praticidade tem sido prioridade para os consumidores há algum tempo. Eles desejam encontrar tudo o que precisam em um único lugar e escolher a forma de pagamento mais conveniente. Essa tendência fez com que o conceito de “one stop shop” ganhasse destaque no mundo dos negócios. 

O one stop shop é uma loja que centraliza várias soluções em um estabelecimento. Assim, dá para aumentar a variedade de itens oferecidos e atender as expectativas de quem quer mais agilidade na hora de comprar.

Entenda melhor o significado desse modelo de negócio e por qual motivo ele tem ganhado tanta popularidade.

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O que é One Stop Shop?

One stop shop é uma loja que oferece múltiplos produtos ou serviços em um mesmo lugar. No Brasil, são chamados de “negócios de balcão único”.

Apesar de ter começado como uma estratégia para lojas físicas, essa abordagem também pode ser aplicada no digital.

No caso dos e-commerces, a variedade de produtos e serviços é ainda maior, pois não estão restritos a um único espaço físico.

Como surgiu o modelo One Stop Shop?

Esse modelo surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos. Quando os estabelecimentos começaram a diversificar seus produtos para que os clientes pudessem encontrar tudo que desejavam em apenas uma loja.

Com isso, não precisavam mais passar em uma padaria, em um hortifruti e depois em um açougue, por exemplo.

Entenda porque o One Stop Shop é considerado uma tendência

O avanço da tecnologia e o crescimento do comércio eletrônico foram dois fatores que redefiniram a experiência de compra e impulsionaram essa estratégia. Comprar pela internet é fácil e conveniente para o consumidor.

Nos e-commerces e marketplaces, os consumidores conseguiram ter acesso a uma grande variedade de produtos e serviços sem sair de casa e nem ficar trocando de site.

Dessa forma, as necessidades dos clientes foram atendidas de forma rápida, efetiva e com um processo de escolha simplificado. Reduzindo, assim, o tempo gasto e o esforço dedicado.

Quais os benefícios do modelo One Stop Shop?

Adotar o modelo one stop shop é uma vantagem competitiva para a empresa. Além de ser uma forma de se destacar dos negócios convencionais, ela também ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente e a fidelização.

Confira outros benefícios dessa estratégia: 

Facilidade logística

O modelo one stop shop simplifica a logística, pois todos os pedidos estão centralizados em um único local. Além disso, outras etapas do processo, como entrega de mercadorias e pós-venda podem ser terceirizadas, deixando a operação mais barata.

Rapidez no atendimento

A ampla variedade de produtos e serviços agiliza o processo de atendimento ao cliente, que não precisa entrar em sites diferentes e passar por vários checkouts para finalizar suas compras.

No final das contas, isso gera facilidade para quem está comprando.

Menos abandono de carrinho

Com o balcão único, os clientes não precisam procurar por itens complementares em outros lugares. Isso reduz o abandono de carrinho e também pode fazer com que ele retorne no futuro, pois já sabe que a loja tem tudo que ele quer.

Aumento do valor gasto

Uma das principais vantagens do modelo one stop shop é o aumento do ticket médio das compras. Em uma loja com diferentes soluções, os clientes têm a oportunidade de explorar várias opções e adquirir itens complementares. 

Facilidade de comparação entre produtos

É comum que as lojas de balcão único mostrem comentários e avaliações nas páginas dos produtos/serviços. Assim, o consumidor pode fazer comparações de preço, características e qualidade rapidamente. Ele vai analisar qual é a melhor opção em um único lugar.

Como o One Stop Shop impacta as compras B2B?

Como falamos, o balcão único pode ser utilizado por diferentes tipos de negócios. Em empresas B2B, essa estratégia pode ser um diferencial que reduz a burocracia das compras. 

Isso porque quando um único local oferece uma ampla variedade de produtos ou serviços, os compradores não precisam passar por vários fornecedores e seus diferentes processos de venda e pagamento.

Além disso, a tendência do mercado de oferecer experiências ágeis e compras remotas continua firme, e o One Stop Shop proporciona essa facilidade também para transações B2B.

One Stop Shop

Empresas brasileiras que aderiram ao One Stop Shop

Conheça cinco empresas nacionais que aderiram ao modelo one stop shop:

  • Magalu: oferece uma ampla variedade de produtos e serviços, incluindo bancários para regiões interioranas;
  • Riachuelo: vende roupas e cosméticos, além de itens de cama, mesa e banho;
  • C&A: também oferece produtos que se complementam, roupas, cosméticos e acessórios;
  • Mercado Livre: é um dos maiores marketplaces do Brasil, onde é possível encontrar desde eletrônicos até imóveis e serviços diversos;
  • Casas Bahia: além de móveis e eletrodomésticos, a empresa também passou a vender eletrônicos, móveis, colchões, produtos esportivos, etc.

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  • Oferecer diversas formas de pagamento;
  • Enviar lembretes para finalizar a compra em caso de abandono de carrinho;
  • Garantir mais segurança na transação;
  • Personalizar a tela de pagamento.

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