Resumo do texto

  • O WhatsApp é uma importante ferramenta para fazer vendas. Entenda porque você precisa usá-lo;
  • Veja cinco etapas do ciclo de vendas e como adaptá-las ao WhatsApp;
  • Veja dicas para melhorar o jeito que você usa o WhatsApp com seus clientes.

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Você sabia que o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares de todo o Brasil? Desde que chegou por aqui o aplicativo caiu de vez no gosto dos brasileiros e se tornou uma febre entre todas as idades.

Mas ele serve para muito mais coisas do só que mandar uma imagem de bom dia no grupo da família ou trocar figurinhas engraçadas com seus amigos. A verdade é que o “zap”  também é uma poderosa ferramenta para quem vende.

Você pode usar o WhatsApp para conversar com as pessoas interessadas em seus produtos em tempo real, acelerar as vendas, melhorar seu relacionamento com os clientes e muito mais.

As etapas de uma venda costumam ser iguais, mas sofrem uma mudança ou outra dependendo da plataforma que você utiliza para fazer suas vendas. No caso do WhatsApp, bastam algumas adaptações para você fazer todo um processo eficiente de venda dentro dele.

Quer saber como vender bem pelo WhatsApp? Acompanhe nossas dicas e tire todas as suas dúvidas!

Por que vender pelo WhatsApp?

Antes de descobrir como vender pelo WhatsApp é importante entender porque tantas empresas estão apostando forte no uso do aplicativo para vender mais. Na verdade, essa resposta é muito simples: o WhatsApp é muito popular.

Só para você ter ideia da popularidade do WhatsApp, fique atento a esses dados:

  1. O WhatsApp tem 1,3 bilhão de usuários ativos;
  2. 70% deles, cerca de 910 milhões de pessoas, usam o app todos os dias;
  3. A porcentagem de abertura das mensagens é de 80% a 90%;
  4. Mais de 3 milhões de empresas já usam o WhatsApp na sua rotina de trabalho.

Esses dados ajudam a entender o tamanho da abrangência do WhatsApp e sua eficiência. Além de estar nas mãos de muita gente, praticamente todas as mensagens são lidas, e isso é muito importante para quem faz divulgação e venda de produtos.

Ferramentas como e-mail marketing e até mesmo as redes sociais não conseguem garantir uma taxa de visualização tão grande quanto a do WhatsApp. O aplicativo é tão popular que você tem a segurança de enviar uma mensagem para o cliente e saber que ela vai ser lida.

Mas o WhatsApp é muito mais do que uma excelente ferramenta para divulgar. Ele é uma solução simples (e sem custo) que ajuda seu negócio a entrar de vez na era da tecnologia, do atendimento digital e das vendas online.

Ou seja, além de espalhar bem a sua divulgação, o WhatsApp tem um ótimo custo benefício e contribui para a famosa transformação digital do seu negócio!

Outro benefício de vender pelo WhatsApp é a possibilidade de despertar o interesse do seu cliente de diferentes formas. Você pode compartilhar belas fotos dos seus produtos, vídeos com novidades e até arquivos como Menus Digitais, catálogos de produtos e até fazer figurinhas e GIFs para deixar sua divulgação descontraída.

Por fim, não se esqueça que vender com WhatsApp é uma grande tendência mundial. Os clientes gostam de novidades e querem praticidade no dia a dia, e poucas coisas chamam tanto a atenção quanto a possibilidade de fazer suas compras direto pelo zap!

Para ter sucesso, só não esqueça que você precisa ter uma postura bem profissional nas conversas e na divulgação dos seus produtos. É preciso tratar o aplicativo como se fosse uma loja virtual, ou seja, com bastante seriedade e atenção ao cliente.

5 etapas para fazer vendas pelo WhatsApp

Veja agora o que você precisa para começar as vendas pelo WhatsApp. Confira cada uma das etapas de venda e como elas ficam ao ser adaptadas para o aplicativo.

1. Prospecção

Prospecção é a primeira etapa de vendas, é quando você começa a ir atrás de clientes e interessados. Existem diferentes maneiras de fazer prospecção de clientes, porém, no WhatsApp os grupos são muito usados para isso.

Em diversas cidades e bairros existem grupos de divulgação de produtos e serviços, onde os donos de negócios podem fazer postagens contando sobre seu trabalho.

Pesquise os grupos da sua cidade e descubra quais são as regras para fazer postagens neles e divulgar seu negócio. A grande vantagem de fazer essa etapa de vendas no WhatsApp é a possibilidade de chamarem você para conversas em particular, dando início à segunda etapa.

2. Apresentação

Os interessados que entram em contato via WhatsApp podem receber materiais (como fotos, vídeos e catálogos) para conhecer mais sobre os produtos que você vende e os diferenciais do seu negócio.

Lembre-se que você vai estar conversando diretamente com pessoas interessadas, por isso, capriche na apresentação e tome bastante cuidado com as suas falas: você precisa ser bem atencioso e, claro, trabalhar para convencer o potencial cliente.

Se quiser fazer uma divulgação bem profissional, visual e interativa, nossa dica é: monte um Menu Digital com o Pede Fácil. Ele é a nossa ferramenta para criar Menus Digitais de produtos e organizar o delivery no seu negócio.

Você consegue criar um Menu Digital em pouco tempo e ainda pode controlar todas as suas entregas e até pedir o serviços dos entregadores da Loggi para garantir qualidade e agilidade nas suas entregas.

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3. Negociar e fechar acordos

Essa etapa é importantíssima. É aqui que você fecha a venda e garante seu faturamento. Mas, como fazer essa etapa pelo WhatsApp? A resposta é simples: usando ferramentas que oferecem essa opção.

E você não precisa ficar pesquisando na internet para encontrar a melhor, a gente conta para você. Se você quer vender direto pelo WhatsApp, chegou a hora de conhecer o Link de Pagamento.

O Link de Pagamento é a nossa ferramenta para você vender direto pelos aplicativos de mensagem, seja o WhatsApp ou outros, como o chat do Facebook e as mensagens diretas do Instagram. Ele é muito fácil de usar:

  1. Seu cliente escolhe os produtos;
  2. Você calcula o valor e monta o link pelo super app ou painel do PagSeguro;
  3. Agora é só encaminhar para o cliente e esperar pelo pagamento.

As vendas com Link de Pagamento usam a tecnologia dos Checkouts PagSeguro para dar mais segurança na etapa mais importante da sua venda. Além da tecnologia do Checkout, o Link de Pagamento permite:

  1. Cálculo de frete para você e seu cliente;
  2. Parcelamento das compras apenas para o cliente (quem vende recebe tudo de uma vez).

E sabe o que é mais legal? Você pode receber suas vendas em até dois dias! Clique aqui e conheça mais sobre o Link de Pagamento e como ele ajuda nas suas vendas pelo WhatsApp.

4. Construir e manter relacionamento

Aqui o WhatsApp brilha forte. Com certeza você usa o aplicativo para se relacionar com seus amigos e parentes, certo? A lógica com o cliente é a mesma, porém, com algumas mudanças na sua postura.

Esse relacionamento deve ser profissional, focado no seu negócio e muito respeitoso. Evite piadas, opiniões pessoais e tudo que fugir da realidade do seu negócio. Mas tome cuidado para não forçar vendas.

Respeite o interesse das pessoas e não envie só preços e promoções. Intercale informações de vendas com posts relacionados aos seus produtos, novidades da loja e até algumas mensagens simples de atenção como “ótimo natal” ou “feliz dia das mães”.

5. Alimentar o interesse

Depois de vender, um cliente pode querer comprar com você novamente, certo? Então, você não pode deixar de informá-los sobre promoções e descontos.

O WhatsApp é um excelente canal para garantir que mais pessoas leiam as informações sobre suas ofertas. Mas tome cuidado para não mandar mensagens em excesso. Isso chateia quem recebe e faz com que suas mensagens percam importância.

O pós-venda é muito importante e serve para você manter o relacionamento com os clientes. Ele envolve o envio de ofertas, mas não só isso.

Lembre-se de entrar em contato com os clientes para duas tarefas importantes: saber se gostaram do produto e da experiência de comprar no seu negócio e para acompanhar como está o nível de interesse deles em seus produtos após a primeira venda.

Já uso o WhatsApp para trabalho. Como posso melhorar?

Para algumas pessoas usar o WhatsApp para vender não é novidade, mas, será que você está fazendo esse processo da melhor forma possível? Confira alguns pontos para refletir.

Você usa o WhatsApp Business?

A versão Business do WhatsApp é como o perfil comercial do Instagram. Ele oferece outras ferramentas que não estão presentes na conta pessoal, tais como:

  1. Criação de mensagens automáticas;
  2. Montagem de listas de contatos;
  3. Controle do processo de vendas.

Veja alguns comandos simples para configurar o WhatsApp Business:

  • Para transformar seu perfil em perfil comercial: Menu> Configurações > Configurações da empresa > Perfil comercial
  • Para criar um catálogo: Menu> Configurações> Configurações da Empresa > Catálogo;
  • Para criar links e mensagens padrão: Menu> Configurações> Configurações da empresa> Link curto;

Se você ainda não usa a versão Business, baixe já e comece a usar o quanto antes. Você vai ver que as ferramentas ali presentes vão ajudar muito sua rotina de trabalho e facilitar seu contato com os clientes.

Você respeita seu cliente?

Você para de mandar mensagem para os clientes que nunca te respondem ou você força a barra e vive mandando mensagens o tempo todo, mesmo sabendo que ele não quer mais saber do seu negócio?

É preciso ter respeito, tanto para que as pessoas não bloqueiem seu número quanto para adotar uma postura bem profissional e que contribui para o seu sucesso. Invadir o sossego das pessoas e mandar um monte de mensagem que eles não querem receber é uma ótima forma de estragar o relacionamento com os clientes.

Você ainda usa grupos?

Com certeza você já ouviu alguém reclamando dos grupos do WhatsApp. Nem todo mundo gosta de estar em grupos, ainda mais em um grupo feito por uma loja só para vender os produtos.

O melhor é instalar o WhatsApp Business e trocar os grupos pelas listas de transmissão. Elas são como grupos, porém, quando você manda mensagem, ela vai para cada contato separadamente e não como acontece nos grupos.

As listas são grupos onde só você fala e suas mensagens são entregues uma a uma para os clientes, ou seja, são muito mais discretas e não atrapalham a vida do seu cliente que não gosta de estar em grupos de mensagens.

Você organiza suas postagens?

Na hora de postar, o que você faz? Tira uma ideia da cabeça e faz um post qualquer ou usa algum planejamento? A melhor forma de ter sucesso com o WhatsApp é organizando tudo, então, tente pensar antecipadamente no tema das suas conversas com os clientes, que tipo de conteúdo (foto, vídeo etc) você vai mandar para eles e quando você vai encaminhar.

Essa organização já é muito comum para quem trabalha com as redes sociais, e deve ser usada também para quem vai usar o WhatsApp para vender.

Venda mais e melhor usando o WhatsApp!

Agora que você já sabe como vender com WhatsApp e o que fazer para deixar sua estratégia mais produtiva, fica nosso recado final: a parte mais importante é o fechamento da venda, é aqui que seu cliente precisa de facilidade acima de qualquer coisa, caso contrário, ele não vai querer comprar usando o WhatsApp.

Resolva esse problema com uma ferramenta segura, que oferece várias opções de pagamento e ajuda seu cliente a entender o valor do frete e parcelar suas compras.

O Link de Pagamento chega no seu negócio e acaba com suas dificuldades. Com ele você pode incluir foto dos produtos no link, aceitar mais de 25 formas de pagamento, calcular automaticamente o frete, parcelar para o cliente e contar com a segurança e a transparência do Checkout PagSeguro. Ou seja, ele tem tudo o que você precisa para vender no WhatsApp hoje mesmo.

Conheça o Link de Pagamento

E quem usa o Link de Pagamento tem mais do que a melhor ferramenta para vender no WhatsApp. Você também leva um banco completo e grátis na palma da sua mão!

Os clientes PagBank podem:

  1. Parcelar suas contas e boletos em 12x usando qualquer cartão de crédito;
  2. Colocar seu dinheiro numa conta que rende o dobro da poupança;
  3. Aplicar nos CDBs PagBank a partir de R$ 100;
  4. Fazer transferências grátis e ilimitadas com TEDs e Pix;
  5. Usar cartões internacionais sem anuidade;
  6. Recarregar seu celular direto pelo super app e ganhar 2% de cashback.

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