O que é o Informe de Rendimentos e como conseguir o meu no PagBank

Resumo do texto

  • Entenda para que serve o Informe de Rendimentos;
  • Saiba como conseguir o seu comprovante;
  • Veja como ter Informe de Rendimentos do INSS.

Conta PagBank: sem burocracias ou taxas!

 

A declaração do Imposto de Renda já começou. Para não correr o risco de cair na malha fina e receber multas, separar com antecedência os documentos é a melhor opção.

Entre eles, o Informe de Rendimentos é um dos principais. É esse documento que vai mostrar para a Receita Federal quanto você recebeu ao longo do ano anterior. Esse informe pode vir do banco, da empresa que paga o seu salário e, até mesmo, do INSS.

Confira, em detalhes, o que é o Informe de Rendimento e qual a sua importância para a declaração do imposto de renda. E, se você é cliente PagBank, veja o passo a passo para encontrar o seu no aplicativo!

Veja outros artigos que podem te ajudar:

Veja como Tirar o seu Informe de Rendimentos no PagBank

O que é Informe de Rendimentos?

O Informe de Rendimentos é o documento essencial para a Declaração do Imposto de Renda porque ele mostra quanto você ganhou ao longo do ano. Como os seus ganhos podem ter diferentes origens, é possível que você tenha vários informes.

A empresa que paga seu salário é obrigada a prestar contas de tudo que foi pago durante o ano.

Já os bancos, devem incluir no Informe qual o saldo na conta (corrente e poupança), assim como o rendimento da conta poupança ao longo do ano. Caso tenha investimentos na mesma instituição, eles também precisam constar no documento.

E, se você faz investimento através de uma corretora, também é preciso mostrar isso para a Receita. Como foi dito anteriormente, diferentes rendas acabam exigindo diferentes informes.

Como obter esse comprovante?

A empresa que você trabalha é obrigada, por lei, a enviar esse Informe para seus funcionários. Já com os bancos ou corretoras, o envio pode ser digital ou através do aplicativo ou site.

Veja como acessar o seu Informe de Rendimentos da conta PagBank

Para acessar e fazer o download do Informe de Rendimentos da conta, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o super app e faça login na conta;
  2. Clique na foto de perfil, no canto direito superior;
  3. Acesse a opção “Imposto de Renda”;
  4. Escolha o ano que você quer emitir. Em 2022, a declaração será referente ao ano de 2021;
  5. Clique em “Baixar”;
  6. Informe seu CPF ou CNPJ para garantir a segurança da operação;
  7. Agora é só salvar o documento!

Até quando a empresa pode me enviar o Informe?

As empresas tinham até 28 de fevereiro para entregar os Informes de Rendimento para seus funcionários. Essa entrega poderia ser por Correios ou digitalmente, como e-mail, por exemplo.

Se você não recebeu esse documento no prazo previsto, solicite para à empresa. Ele é essencial para fazer a Declaração do Imposto de Renda.

E quem é Aposentado ou Pensionista do INSS?

Para quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS também precisa de um informe de rendimentos, afinal de contas, esse é um tipo de renda. Esse documento pode ser consultado pela internet, em diferentes canais:

No aplicativo Meu INSS ou no site

Para isso, é preciso baixar o aplicativo no celular ou acessar o site com a conta Gov.br. Em seguida, na barra de pesquisa, coloque “Extrato para Imposto de Renda”. Clique na opção apresentada e faça a emissão do documento.

No site Extrato para Imposto de Renda

Acesse o site Extrato para Imposto de Renda e preencha os campos exigidos (número do benefício, data de nascimento, nome e CPF). Clique em “Consulta” e siga as instruções para emitir o documento.

Pelo chat da Helô

No site ou aplicativo Meu INSS, é possível entrar no chat que oferece suporte e conversar com a assistente virtual Helô. Informe o nome completo e CPF para começar o atendimento e, em seguida, peça pelo Informe de Rendimentos do INSS.

Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank via Pix

É possível receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, direto na sua conta PagBank. Para isso é preciso ter a chave CPF cadastrada, que deve ser o mesmo CPF do titular da declaração.

Se você já tem seu CPF cadastrado como chave aqui no PagBank, é só seguir o passo a passo abaixo, se ainda não tiver, basta acessar nosso conteúdo e ver como criar.

Atenção: A chave precisa ser o CPF, as chaves tipo celular, e-mail ou chave aleatória não estão disponíveis para isso.

  1. Veja se a Restituição está disponível em “Opção pela Tributação” (o quadro fica fixo no final da tela inicial);
  2. Antes de enviar, confira em “Imposto a Restituir” se a restituição está disponível. Essa opção está no final da tela do IR;
  3. Se estiver disponível, escolha a opção de maior valor em “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado”;
  4. Agora, clique em “Entregar Declaração”;
  5. Em “Tipo de conta”, escolha a opção “4 – PIX”;
  6. Clique em “Ok” no final da tela. O sistema irá associar o seu CPF como a chave Pix.

Receba a restituição na conta PagBank!