Informe de Rendimentos PagBank: veja como conseguir acessar no app!

Resumo do texto

  • Entenda o que é o Informe de Rendimentos;
  • Saiba como conseguir o seu comprovante no app PagBank;
  • Veja como ter Informe de Rendimentos do INSS.

Conta PagBank: sem burocracias ou taxas!

 

O Imposto de Renda 2024 vai começar no dia 15 de março. Para não correr o risco de cair na malha fina e receber multas, separar com antecedência os documentos é sempre a melhor opção.

O Informe de Rendimentos é um dos principais. É esse documento que vai mostrar para a Receita Federal quanto você recebeu ao longo do ano anterior. Esse informe pode vir do banco, da empresa que paga o seu salário e, até mesmo, do INSS.

Confira, em detalhes, o que é o Informe de Rendimento e qual a sua importância para a declaração do Imposto de Renda. E, se você é cliente PagBank, veja o passo a passo para encontrar o seu no app!

Veja outros artigos que podem te ajudar:

Informe de Rendimentos PagBank

O que é Informe de Rendimentos?

O Informe de Rendimentos é o documento essencial para a Declaração do Imposto de Renda porque ele mostra quanto você ganhou ao longo do ano-base (ou seja, precisa de todos os vencimento de 1.º de janeiro até 31 de dezembro de 2023). Como os seus ganhos podem ter diferentes origens, é possível que você tenha vários informes.

A empresa que paga seu salário é obrigada a prestar contas de tudo que foi pago durante o ano.

Já os bancos, devem incluir no Informe qual o saldo na conta (corrente e poupança), assim como o rendimento da conta poupança ao longo do ano. Caso tenha investimentos na mesma instituição, eles também precisam constar no documento.

E, se você faz investimento através de uma corretora, também é preciso mostrar isso para a Receita. Como foi dito anteriormente, diferentes rendas acabam exigindo diferentes informes.

Como obter esse comprovante?

A empresa que você trabalha é obrigada, por lei, a enviar esse Informe para seus funcionários. Já com os bancos ou corretoras, o envio pode ser digital ou através do aplicativo ou site.

Veja como acessar o seu Informe de Rendimentos da conta PagBank

É possível acessar seu informe de duas maneiras, via app ou site:

App:

  1. Acesse o app;
  2. Clique na foto de perfil, no canto direito superior;
  3. Acesse a opção “Imposto de Renda”;
  4. Escolha o ano que você quer emitir. Em 2024, a declaração será referente ao ano de 2023;
  5. Clique em “Baixar” e informe seu CPF ou CNPJ para garantir a segurança da operação.

Site:

  1. Acesse sua Conta PagBank;
  2. No menu, selecione Extratos da Conta e toque em Imposto de Renda;
  3. Escolha o ano-calendário vigente. Em 2024, a declaração será referente ao ano de 2023;
  4. Baixe o arquivo utilizando como senha o seu CPF ou CNPJ (apenas números).

Até quando a empresa pode me enviar o Informe?

As empresas tinham até 29 de fevereiro para entregar os Informes de Rendimento para seus funcionários. Essa entrega poderia ser por Correios ou digitalmente, por e-mail.

Se você não recebeu esse documento no prazo previsto, solicite para à empresa. Ele é essencial para fazer a Declaração do Imposto de Renda.

E quem é Aposentado ou Pensionista do INSS?

Para quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS também precisa de um informe de rendimentos, afinal de contas, esse é um tipo de renda. Esse documento pode ser consultado pela internet ou pelo aplicativo Meu INSS: Veja como acessar o documento:

  • Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/;
  • Clique em “Entrar com Gov.br”;
  • Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
  • Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
  • Nela, clique em “Ver Mais”;
  • Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
  • Selecione o ano-calendário 2023;
  • Escolha o extrato que deseja;
  • Salve o documento em PDF.

Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank via Pix

É possível receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, direto na sua conta PagBank. Para isso é preciso ter a chave CPF cadastrada, que deve ser o mesmo CPF do titular da declaração.

Se você já tem seu CPF cadastrado como chave aqui no PagBank, é só seguir o passo a passo abaixo, se ainda não tiver, basta acessar nosso conteúdo e criar a sua.

Atenção: A chave precisa ser o CPF, as chaves tipo celular, e-mail ou chave aleatória não estão disponíveis para isso.

  1. Para receber o IR via Pix é necessário que o cliente tenha cadastrado o CPF como chave Pix da Conta PagBank. Caso ainda não tenha feito isso, clique em “Pix/QR Code”, em “Gerenciar chaves” e em “Cadastrar nova chave”. Depois, selecione o CPF como chave que deseja cadastrar e confirme em “Cadastrar Chave”. As chaves serão validadas pelo Banco Central em até um dia útil.
  2. Confira no campo “Imposto a Restituir”, no fim da tela, se há quantia prevista para restituição;
  3. Em caso positivo, selecione a opção de maior valor no campo “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado” e clique em “Entregar Declaração”;
  4. No campo “Tipo de Conta”, selecione a opção “Pix”;
  5. Para restituição via Pix, a chave utilizada será o CPF do titular da declaração. Ao digitá-lo, o sistema automaticamente fará a associação do seu CPF à sua chave Pix, e pronto!

Atenção: o contribuinte que optar por receber a Restituição do IR via PIX será incluído no primeiro lote da restituição. No entanto, ele deve informar uma chave PIX com CPF para receber o valor.

Receba a restituição na conta PagBank!