Conheça os tipos de venda que você pode usar para o seu negócio crescer!

Resumo do texto

  • Entenda quais são os principais tipos de venda;
  • Veja exemplos e saiba como aplicar cada modelo;
  • Conheça a forma de pagamento essencial para o sucesso!

Maquininhas PagBank: escolha o modelo ideal!

 

Todo empreendedor quer vender. Mas, para fazer isso de forma eficiente e ter lucro, é preciso conhecer os diferentes tipos de vendas.

Tem a direta, a consultiva, a consignada e muito mais! Calma! Não precisa ficar confuso, você vai entender cada uma delas.

Antes de decidir, veja como funcionam os tipos de venda mais comuns e analise qual a melhor alternativa para fazer o seu negócio crescer!

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Tipos de venda

Conheça os tipos de venda mais comuns!

Para escolher qual tipo de venda usar é preciso analisar as características do negócio, como o público alvo, os produtos comercializados e os objetivos do empreendedor.

O primeiro passo é conhecer cada uma das formas de venda, e depois, analisar qual melhor se encaixa no seu negócio!

Vamos a elas? Pegue um papel e caneta e anote tudo que chamar sua atenção!

O que é venda direta?

A venda direta é aquela feita do fabricante para o consumidor final. A transação pode ser feita por um representante, que atua em nome da empresa. Esse é o formato de venda de grandes marcas como Natura e Avon.

Confira os benefícios

Usar a venda direta traz vantagens como:

  • melhor relacionamento com o cliente;
  • acesso a feedback direto sobre o produto;
  • oportunidade de faturar mais.

Veja exemplos

Além de Natura e Avon, outras grandes marcas, como Herbalife e Hinode também usam esse formato. Sua principal característica é que o cliente compra diretamente da fábrica, mas intermediado por um representante.

Entenda como aplicar

A internet é uma forma de “cortar o caminho” e chegar até o cliente, mas não é a única. Por exemplo, uma costureira pode vender suas peças através do Instagram ou em uma feira artesanal. As duas serão vendas diretas, uma online e outra offline.

O que é Venda Consultiva?

A venda consultiva é aquela que envolve um processo de assessoria para oferecer a melhor solução para o cliente. Ela costuma ser vista no segmento empresarial.

Conheça os benefícios

A venda consultiva traz algumas vantagens para a empresa, veja:

  • maior satisfação dos clientes;
  • aumento de receita da empresa;
  • maior retenção de clientes levando a indicações.

Veja exemplos

A venda consultiva é vista em casos onde uma empresa vende um software de cadastro de pacientes para um médico. Neste caso, o vendedor conversa com o cliente, procura entender quais as necessidades do caso e, em seguida, propõe a melhor solução.

Entenda como aplicar

Para aplicar a venda consultiva no seu negócio, é preciso preparar muito bem os vendedores. Eles têm que ouvir os consumidores, identificar as dores e necessidades e, só então, oferecer o produto que atende ao caso.

O que é Venda Consignada?

A venda consignada funciona como uma espécie de “empréstimo”. O fabricante deixa uma determinada quantidade com o varejista e só cobra aquilo que foi vendido. Esse modelo também é visto na área de eventos.

Conheça os benefícios

A venda consignada traz muitos benefícios para os negócios que se encaixam no modelo. Entre eles, temos:

  • redução de custo com manutenção do estoque;
  • maior visibilidade do produto no mercado.

Veja exemplos

Um empreendedor que tem um depósito de bebidas faz uma parceria com os pequenos mercados do bairro e coloca os produtos para vender em todos eles. Depois de um tempo, ele volta e recolhe o dinheiro do que foi vendido e os produtos que restaram. Esse é o funcionamento básico da venda consignada.

Entenda como aplicar

Esse formato não funciona apenas com bebidas, mas também para produtos, que podem ser “emprestados” a vendedores e outras lojas. Neste caso, é importante definir quantos itens serão deixados, o valor de cada um e quanto tempo depois o fornecedor vai retornar.

O que é Venda Corporativa?

Como o nome sugere, a venda corporativa é um tipo de venda que acontece exclusivamente entre empresas. Também chamada de B2B (business to business), a transação é feita de CNPJ para CNPJ.

Conheça os benefícios

Mesmo sendo uma compra complexa, que envolve muitas pessoas no processo, ela traz benefícios para quem implementa esse modelo:

  • contratos de longa duração e ticket médio alto;
  • autoridade e reconhecimento no mercado de atuação;
  • maior confiança dos clientes corporativos.

Veja exemplos

Uma empresa responsável pela manutenção de empilhadeiras trabalha com a venda de serviço para outras empresas, que administram galpão de estoque, por exemplo. Neste caso, o processo para fechar o negócio passa por diferentes pessoas e costuma ser mais demorado.

Entenda como aplicar

Se o seu negócio busca trabalhar com outros, é preciso estar pronto para participar de negociações demoradas, apresentar a proposta para muitas pessoas e fechar parcerias longas e duradouras.

Como o processo de contratação é longo, é normal que o tempo de contrato seja maior, assim, a empresa não precisa trocar de fornecedor tão cedo.

O que é Cross-selling e Up Sell?

Essas duas estratégias de venda são muito utilizadas com um alto poder de conversão, ou seja, aumentam o número de vendas!

O up sell acontece quando o vendedor oferece uma solução melhor ao que o cliente está comprando. Já o cross-selling acontece quando produtos complementares são oferecidos.

Conheça os benefícios

Usar essas estratégias de venda no negócio traz uma série de benefícios para o empreendedor, como:

  • aumento do ticket médio da empresa;
  • possibilidade de girar o estoque de determinados itens;
  • aumentar o faturamento do negócio

Veja exemplos

Provavelmente você já passou por alguma dessas situações ao comprar alguma coisa. O Up Sell é aquela promoção do cinema onde o combo de pipoca grande tem um custo x benefício mais vantajoso.

Já o cross-selling é quando você busca um cabo para o celular e oferecem uma capinha nova e uma película para a tela! São produtos complementares ao que já está sendo comprado.

Entenda como aplicar

Nos dois casos, tanto no up sell quanto no cross-selling, é importante que o vendedor ofereça esses itens de forma educada e respeitosa. E caso o cliente não queira, respeite. Já no e-commerce, essas sugestões podem ser feitas diretamente no carrinho. Mostrando as vantagens de adicionar mais itens ou trocar por um item ainda melhor!

Atenção! Venda Casada é crime! Entenda a diferença!

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as vendas casadas são consideradas uma prática abusiva. Mas, o que é a venda casada? 

Veja o exemplo para entender: imagine que você está querendo comprar uma televisão nova. Porém, descobre que para ter aquele modelo precisa, obrigatoriamente, assinar um plano de TV por assinatura. Ou seja, a compra da TV está condicionada à assinatura do plano.

Independente do tipo de venda, é sempre importante facilitar as formas de pagamento

Está analisando quais os tipos de venda melhor se encaixam com seu modelo de negócio? Não tenha pressa! É importante analisar ponto a ponto.

Mas uma coisa já pode ter certeza: a forma de pagamento oferecida é essencial para o sucesso do negócio. Afinal de contas, imagina se o cliente quer pagar com Pix e você não aceita esse método de pagamento? Vai perder uma venda à toa!

As Maquininhas PagBank oferecem todas essas opções para o seu cliente. Com ela, você tem:

  • pagamentos com cartão de crédito e débito;
  • compras parceladas e à vista;
  • diferentes métodos, como Pix e QR-Code;
  • tecnologia para pagamento por aproximação (NFC);
  • possibilidade de oferecer recarga de celular, aumentando a sua renda;
  • acesso ao PagVendas, sistema de gerenciamento do negócio.

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