Resumo do texto
- Entenda quais são os principais tipos de venda;
- Veja exemplos e saiba como aplicar cada modelo;
- Conheça a forma de pagamento essencial para o sucesso!
Todo empreendedor quer vender. Mas, para fazer isso de forma eficiente e ter lucro, é preciso conhecer os diferentes tipos de vendas.
Tem a direta, a consultiva, a consignada e muito mais! Calma! Não precisa ficar confuso, você vai entender cada uma delas.
Antes de decidir, veja como funcionam os tipos de venda mais comuns e analise qual a melhor alternativa para fazer o seu negócio crescer!
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Conheça os tipos de venda mais comuns!
Para escolher qual tipo de venda usar é preciso analisar as características do negócio, como o público alvo, os produtos comercializados e os objetivos do empreendedor.
O primeiro passo é conhecer cada uma das formas de venda, e depois, analisar qual melhor se encaixa no seu negócio!
Vamos a elas? Pegue um papel e caneta e anote tudo que chamar sua atenção!
O que é venda direta?
A venda direta é aquela feita do fabricante para o consumidor final. A transação pode ser feita por um representante, que atua em nome da empresa. Esse é o formato de venda de grandes marcas como Natura e Avon.
Confira os benefícios
Usar a venda direta traz vantagens como:
- melhor relacionamento com o cliente;
- acesso a feedback direto sobre o produto;
- oportunidade de faturar mais.
Veja exemplos
Além de Natura e Avon, outras grandes marcas, como Herbalife e Hinode também usam esse formato. Sua principal característica é que o cliente compra diretamente da fábrica, mas intermediado por um representante.
Entenda como aplicar
A internet é uma forma de “cortar o caminho” e chegar até o cliente, mas não é a única. Por exemplo, uma costureira pode vender suas peças através do Instagram ou em uma feira artesanal. As duas serão vendas diretas, uma online e outra offline.
O que é Venda Consultiva?
A venda consultiva é aquela que envolve um processo de assessoria para oferecer a melhor solução para o cliente. Ela costuma ser vista no segmento empresarial.
Conheça os benefícios
A venda consultiva traz algumas vantagens para a empresa, veja:
- maior satisfação dos clientes;
- aumento de receita da empresa;
- maior retenção de clientes levando a indicações.
Veja exemplos
A venda consultiva é vista em casos onde uma empresa vende um software de cadastro de pacientes para um médico. Neste caso, o vendedor conversa com o cliente, procura entender quais as necessidades do caso e, em seguida, propõe a melhor solução.
Entenda como aplicar
Para aplicar a venda consultiva no seu negócio, é preciso preparar muito bem os vendedores. Eles têm que ouvir os consumidores, identificar as dores e necessidades e, só então, oferecer o produto que atende ao caso.
O que é Venda Consignada?
A venda consignada funciona como uma espécie de “empréstimo”. O fabricante deixa uma determinada quantidade com o varejista e só cobra aquilo que foi vendido. Esse modelo também é visto na área de eventos.
Conheça os benefícios
A venda consignada traz muitos benefícios para os negócios que se encaixam no modelo. Entre eles, temos:
- redução de custo com manutenção do estoque;
- maior visibilidade do produto no mercado.
Veja exemplos
Um empreendedor que tem um depósito de bebidas faz uma parceria com os pequenos mercados do bairro e coloca os produtos para vender em todos eles. Depois de um tempo, ele volta e recolhe o dinheiro do que foi vendido e os produtos que restaram. Esse é o funcionamento básico da venda consignada.
Entenda como aplicar
Esse formato não funciona apenas com bebidas, mas também para produtos, que podem ser “emprestados” a vendedores e outras lojas. Neste caso, é importante definir quantos itens serão deixados, o valor de cada um e quanto tempo depois o fornecedor vai retornar.
O que é Venda Corporativa?
Como o nome sugere, a venda corporativa é um tipo de venda que acontece exclusivamente entre empresas. Também chamada de B2B (business to business), a transação é feita de CNPJ para CNPJ.
Conheça os benefícios
Mesmo sendo uma compra complexa, que envolve muitas pessoas no processo, ela traz benefícios para quem implementa esse modelo:
- contratos de longa duração e ticket médio alto;
- autoridade e reconhecimento no mercado de atuação;
- maior confiança dos clientes corporativos.
Veja exemplos
Uma empresa responsável pela manutenção de empilhadeiras trabalha com a venda de serviço para outras empresas, que administram galpão de estoque, por exemplo. Neste caso, o processo para fechar o negócio passa por diferentes pessoas e costuma ser mais demorado.
Entenda como aplicar
Se o seu negócio busca trabalhar com outros, é preciso estar pronto para participar de negociações demoradas, apresentar a proposta para muitas pessoas e fechar parcerias longas e duradouras.
Como o processo de contratação é longo, é normal que o tempo de contrato seja maior, assim, a empresa não precisa trocar de fornecedor tão cedo.
O que é Cross-selling e Up Sell?
Essas duas estratégias de venda são muito utilizadas com um alto poder de conversão, ou seja, aumentam o número de vendas!
O up sell acontece quando o vendedor oferece uma solução melhor ao que o cliente está comprando. Já o cross-selling acontece quando produtos complementares são oferecidos.
Conheça os benefícios
Usar essas estratégias de venda no negócio traz uma série de benefícios para o empreendedor, como:
- aumento do ticket médio da empresa;
- possibilidade de girar o estoque de determinados itens;
- aumentar o faturamento do negócio
Veja exemplos
Provavelmente você já passou por alguma dessas situações ao comprar alguma coisa. O Up Sell é aquela promoção do cinema onde o combo de pipoca grande tem um custo x benefício mais vantajoso.
Já o cross-selling é quando você busca um cabo para o celular e oferecem uma capinha nova e uma película para a tela! São produtos complementares ao que já está sendo comprado.
Entenda como aplicar
Nos dois casos, tanto no up sell quanto no cross-selling, é importante que o vendedor ofereça esses itens de forma educada e respeitosa. E caso o cliente não queira, respeite. Já no e-commerce, essas sugestões podem ser feitas diretamente no carrinho. Mostrando as vantagens de adicionar mais itens ou trocar por um item ainda melhor!
Atenção! Venda Casada é crime! Entenda a diferença!
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as vendas casadas são consideradas uma prática abusiva. Mas, o que é a venda casada?
Veja o exemplo para entender: imagine que você está querendo comprar uma televisão nova. Porém, descobre que para ter aquele modelo precisa, obrigatoriamente, assinar um plano de TV por assinatura. Ou seja, a compra da TV está condicionada à assinatura do plano.
Independente do tipo de venda, é sempre importante facilitar as formas de pagamento
Está analisando quais os tipos de venda melhor se encaixam com seu modelo de negócio? Não tenha pressa! É importante analisar ponto a ponto.
Mas uma coisa já pode ter certeza: a forma de pagamento oferecida é essencial para o sucesso do negócio. Afinal de contas, imagina se o cliente quer pagar com Pix e você não aceita esse método de pagamento? Vai perder uma venda à toa!
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- compras parceladas e à vista;
- diferentes métodos, como Pix e QR-Code;
- tecnologia para pagamento por aproximação (NFC);
- possibilidade de oferecer recarga de celular, aumentando a sua renda;
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