world wide wet, por marfis75, CC-BY-SA

No Brasil, os empresários são pegos pela internet “no susto”. Ela chegou com o e-mail, depois o site institucional. As buscas trouxeram os sites dinâmicos, mais conteúdo e a necessidade de visibilidade. Enquanto isso, surgiram as redes sociais – e em geral, nossas empresas não estavam nem no terceiro passo.

Agora, enquanto se acostumam a fazer marketing social, as empresas precisam entender o mundo mobile.

Junto com esta explosão de canais – estamos sintetizando tudo ao máximo, são centenas de redes sociais no mundo – há a multiplicação de ferramentas. Muitas delas gratuitas. E porque vocês não param de falar nisso aqui no blog do PagSeguro?

Porque na internet, com os muitos canais, surgem novas oportunidades de uso. Um exemplo recente, que ganhou muita atenção, foi a campanha da Natura para a nova linha de xampus. Os homens que compraram ingressos online fizeram declarações para suas companheiras, ao vivo, antes do filme que foram assistir juntos.

Ok, isso pode ser muito para a sua verba. Mas criar um blog diferente e que conquiste o mercado, uma campanha que conquiste corações no Facebook, aplicativos, um canal bacana de serviço no Twitter não custa tanto.

E o único conselho: use muito este meio. Conecte-se. Viva internet. Os profissionais tendem a se perder porque não sabem ao certo como e para quê usar. E como farão um planejamento? Ou terão uma ideia genial?

Leia muito, use os blogs, informe-se. Saia do feijão com arroz da grande mídia e descubra o universo. Ele está ao alcance do seu mouse. Principalmente para fazer bons negócios.

Foto: Marfis 75, CC-BY-SA