Resumo do texto
- Entenda o que é Marketplace;
- Saiba quais são as vantagens de vender nas plataformas;
- Veja dicas para vender mais em marketplace.
Para vender online, nem sempre é preciso investir um alto valor na construção de um e-commerce. Você pode começar seu negócio digital nas redes sociais ou em um marketplace.
O marketplace é uma plataforma que permite que empreendedores se cadastrem e possam vender produtos. Toda a logística de pagamento e cadastro de produtos fica com a própria plataforma.
Além de trazer facilidade para o empreendedor, vender via marketplace aumenta o alcance da marca e dos produtos.
Se você ainda não sabe o que é marketplace, chegou a hora de conhecer e entender porque esta pode ser uma oportunidade de vender mais!
O que é Marketplace?
O Marketplace é como um shopping na internet. Um único site que reúne diferentes lojas de variados tamanhos. Desde grandes varejistas até pequenos empreendedores podem vender via marketplace.
Um grande exemplo de marketplace é a Amazon.
Quais são as vantagens que um marketplace oferece?
Já adiantamos algumas das vantagens de vender em um marketplace, mas agora, vamos aprofundar nesses benefícios.
Baixo investimento
Vender em um marketplace requer pouco investimento. Muitas plataformas permitem que você, empreendedor, cadastre-se gratuitamente e pague apenas quando fizer uma venda.
Por exemplo, você pode cadastrar todos os itens que você trabalha e pagar uma taxa de 8% em cima do preço de venda, ou seja, só paga quando, realmente, uma venda for feita.
Comissões fixas
Se você já sabe exatamente qual a taxa cobrada, é possível fazer uma previsão dos ganhos. Neste caso, basta calcular o valor de venda com a margem de lucro e o quanto o marketplace vai cobrar.
Dessa forma, a organização do fluxo de caixa do negócio não traz surpresas desagradáveis e você consegue planejar os próximos movimentos.
Potencializa o alcance do negócio
Estar em um marketplace é como abrir uma loja no principal shopping da região. Muitas pessoas vão passar por ali e ver sua “vitrine”. Para quem está precisando aumentar o alcance da marca, é uma ótima ideia.
Como funciona o marketplace na prática?
Saber como funciona o marketplace é o primeiro passo. E a boa notícia é que é mais simples do que você imagina:
- Comece fazendo o cadastro na plataforma;
- Não deixe de pesquisar sobre meios de pagamento, taxas e regras de frete;
- Crie a página da loja, com descrição, nome e logo;
- Adicione os produtos. Não esqueça de escolher boas fotos e criar descrições atrativas para eles;
- Pronto! Quando a loja estiver pronta, é só divulgar o link e aguardar os clientes.
A etapa de pagamento é de responsabilidade do marketplace. O frete pode ficar com a plataforma ou o vendedor pode escolher cobrar de outra maneira. Em geral, após a venda ser concluída, o dono da loja imprime a etiqueta, cola na embalagem e encaminha para envio.
Todo o processo é simplificado com a intermediação do marketplace.
Qual a diferença entre Marketplace e E-commerce?
Logo de início, é importante falar que marketplace e e-commerce são formas de vender online. Porém, cada uma tem suas particularidades e características.
O e-commerce é como uma loja virtual única. É um espaço único, com domínio próprio e pode conter outras páginas, como “Quem somos” e “Blog”.
O marketplace, como dissemos antes, é uma plataforma que reúne várias lojas em um só lugar. Sua loja terá uma página única dentro do marketplace, mas o espaço não será exclusivo.
Veja dicas para se destacar e vender em um Marketplace
É verdade que vender no marketplace aumenta o alcance da marca. Mas não esqueça que nesse local você estará disputando espaço com centenas de outras lojas.
Por isso, é importante saber como se destacar em meio à concorrência dos marketplaces.
Ofereça descrições completas do negócio
Não deixe o cliente com dúvida. Dê todas as informações que você puder. Faça uma descrição completa do negócio, dos objetivos e valores da marca. Deixe claro as políticas de venda, trocas e opções de envio.
E claro, não deixe de disponibilizar meios de contato e redes sociais para que os usuários possam entrar em contato ou acompanhar a loja.
Encontre maneiras de coletar provas sociais
Provas sociais são depoimentos de clientes que “afirmam” a qualidade de determinado produto ou serviço. Nos marketplaces, isso pode ser acompanhado pela avaliação da loja, em forma de quantidade de estrelas, mas também com comentários.
Essa coletânea de feedbacks deve ser aproveitada em outros canais, como redes sociais e e-mail marketing. Assim, você mostra para as pessoas que os seus produtos são, realmente, “tudo aquilo que está sendo prometido”.
Apresente fotos de qualidade
Já comentamos antes, mas é sempre bom reforçar. As imagens de produtos usadas em um marketplace fazem toda a diferença na atração de clientes.
Lembre-se que essa deve ser a sua vitrine dentro de um “shopping” com tantas outras vitrines. Qualidade da imagem e clareza de informações são apenas o básico. Invista em fotos que mostram o item sendo usado e destacam os diferenciais.
Reveja sua política de fretes e prazos
Fique atento com o processo de logística. Assim que o cliente finaliza a compra, o vendedor recebe a informação, junto com uma etiqueta para ser impressa.
Essa etapa economiza tempo do empreendedor, já que as informações chegam prontas e completas. Portanto, ao vender via marketplace, preste atenção no período de envio. Ele pode ser reduzido quando comparado ao e-commerce.
Além disso, cada plataforma tem um tempo definido em que o vendedor precisa despachar a venda. Atrasos podem ser prejudiciais para a imagem da sua loja.
Faça sua loja crescer com o PagVendas!
A possibilidade de vender online abre espaço para empreendedores começarem um negócio, mesmo que com baixo investimento. Os marketplaces são apenas um exemplo das diversas possibilidades.
Mas as vendas online e a gestão do negócio podem ir além! Com o PagVendas, você consegue manter o controle sobre tudo que está acontecendo no seu negócio de forma gratuita e intuitiva.
É só atualizar as informações de venda do marketplace no PagVendas, como controle de estoque e valor das vendas. Assim, terá dados consolidados sobre a movimentação do negócio.