Você sabe como funciona o esquema de Pirâmide Financeira? Confira como se proteger!

Resumo do texto

  • Entenda o que é um esquema de pirâmide financeira;
  • Saiba quais as principais características deste golpe;
  • Confira como se proteger do golpe da pirâmide.

Confira mais conteúdo sobre segurança com o PagBank!

 

Você já ouviu falar em pirâmide financeira? 

Imagine que um conhecido está começando um negócio de venda de produtos para a casa e cobra apenas R$ 100 para quem quiser participar do empreendimento.

Na proposta, é prometido um alto retorno financeiro, mas para isso, você precisa convidar novos membros para participar! 

Dessa forma, quem indicar outras pessoas, ganha uma parte do investimento inicial.

Esse é o desenvolvimento básico de um esquema de pirâmide financeira. Sempre com a promessa de grandes lucros e recrutamento de novos usuários. Mas, o esquema fraudulento pode resultar em grandes prejuízos!

O que é Pirâmide Financeira?

Pirâmide Financeira é um esquema fraudulento baseado na indicação de pessoas para um suposto empreendimento com promessas de grandes lucros. 

Para que a pirâmide financeira funcione, as pessoas precisam, sempre, recrutar novos usuários, como se “construíssem” mais um nível de pirâmide. Quando alguém entra, paga um valor e o dinheiro é repassado aos participantes mais antigos.

Todo mundo que adere à pirâmide é incentivado a trazer novas pessoas. E, quando novos integrantes pagam para entrar, parte do valor é repassado a quem indicou. 

Como identificar o golpe da Pirâmide Financeira?

A melhor forma de identificar e se proteger de golpes de pirâmide financeira, é conhecer seu funcionamento. Assim, é possível ficar alerta e identificar qualquer sinal de irregularidade!

Confira algumas características que devem chamar sua atenção:

Promessa de ganhos irreais

A maior parte dos golpes se esconde atrás de promessas chamativas de lucro! Com o esquema de pirâmide, não é diferente. Ganhos altos em curto espaço de tempo devem ser um ponto de atenção.

Falta de clareza sobre a proposta do negócio

Em esquemas de pirâmide financeira, há pouco, ou nenhum, foco no serviço ou produto oferecido. Em algum momento, você acabará se perguntando: “mas, afinal, o que estamos vendendo?”. Se passar por essa situação e não obtiver uma resposta clara, desconfie!

Foco exclusivo em recrutamento por indicações

Em esquemas de pirâmide, o foco da comunicação e de todos os esforços são voltados para o recrutamento. Isso porque é a única forma das pessoas que estão no topo ganharem dinheiro. O produto e serviço ficam em segundo plano porque, em geral, são golpes ou não existem.

Exigência de investimento inicial

Desconfie de qualquer negócio que você precise pagar para entrar. Um esquema de pirâmide se baseia nas indicações para quem está no topo, ou seja, quem entrou antes, ganha mais dinheiro. Negócios sérios não cobram para que as pessoas trabalhem!

Qual a diferença entre Pirâmide de Investimento e Marketing de Multinível?

A primeira e principal diferença entre um esquema de pirâmide de investimento e o marketing multinível é que o primeiro é proibido no Brasil. Enquanto o segundo, é um modelo de negócios legítimo.

O marketing multinível (MMN) é um tipo de negócio em que a marca conta com uma rede de distribuidores que ganha comissão pelas vendas. Nesse caso, existe um produto ou serviço envolvido e os ganhos estão relacionados à venda!

Diferente da pirâmide, que o foco fica no recrutamento de novos usuários, no MMN, o foco é a venda de produtos. Algumas empresas brasileiras funcionam desta forma, como a Natura e a Herbalife.

Esquema de Pirâmide Financeira.

Saiba como evitar cair em uma Pirâmide Financeira!

Se você está em busca de uma renda extra ou uma nova área de atuação, é possível que acabe se deparando com ofertas interessantes. Antes de aceitar qualquer uma delas, veja algumas dicas para não cair em um esquema fraudulento de pirâmide!

Não se deixe influenciar

Por mais que amigos e familiares estejam promovendo a oportunidade, verifique você mesmo se é uma oportunidade legítima e faça sua própria análise antes de qualquer investimento.

Desconfie dos dados

Quem aplica o golpe da pirâmide mostra dados e notícias para confirmar as promessas feitas. Não acredite em tudo que lê! Afinal de contas, as notícias falsas conseguem nos enganar. Procure por outras fontes para confirmar aquelas informações.

Consulte o Banco Central e a CVM

Se estiver em dúvidas, procure pela empresa na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Caso ela não esteja lá, duvide! O esquema pode ser ilegal.

Nunca aja por impulso

Por mais que uma promessa pareça boa e que você possa ter lucros rápidos, não aja por impulso! Quem está por trás do golpe conta com a necessidade de ganhar dinheiro para atrair novos participantes. Portanto, sempre aguarde, pesquise bastante e tome decisões de forma racional.

Estude sobre finanças

Quando você tem um conhecimento, mesmo que básico, sobre o mundo dos investimentos e de educação financeira, fica mais fácil se atentar a promessas falsas. 

Você pode pesquisar mais sobre o assunto no dia a dia ou aprofundar os estudos!

Fui vítima de um Esquema de Pirâmide: e agora?

Se está desconfiado de ter sido enganado, você pode ter o seu dinheiro de volta. Reúna todas as provas que tiver, como comprovante de depósito, conversas de WhatsApp, e-mail e outros registros.

Com tudo isso em mãos, procure um advogado para dar entrada no processo. Esquemas de pirâmide são crime no Brasil e você pode procurar pelos seus direitos.

Veja como identificar e evitar outros golpes na internet!

O Esquema de Pirâmide é um golpe antigo! Ele pode ser aplicado online ou offline. Muitas vezes, as vítimas acabam caindo por conhecer quem indicou e confiar nessa pessoa. Mas, esse não é o único golpe que conta com a confiança e notícias falsas.

A engenharia social é uma estratégia que usa esses princípios. Golpes de Delivery e da Central Falsa são exemplos desse uso.

O PagBank, pensando na segurança de todos, traz uma série de conteúdos que te ajudam a se proteger de golpes e ações fraudulentas.

Confira mais conteúdo sobre segurança com o PagBank!