Saiba o que é pesquisa de mercado e aprenda a fazer uma!

Resumo do texto

  • O que é pesquisa de mercado?
  • Confira o passo a passo para montar a sua;
  • Veja os benefícios de adotar essa técnica para seu negócio!

Fidelize seus clientes com o ClubePag!

 

Imagine investir uma quantia significativa em um produto que não é bem recebido pelo mercado? Seria uma grande perda de tempo e recursos. Uma maneira eficaz de minimizar riscos e evitar decisões baseadas em achismos é por meio de uma pesquisa de mercado.

Compreender o setor, necessidades e desejos das pessoas pode impulsionar seu faturamento e ajudar a construir uma base de clientes fiéis.

Neste artigo, você vai descobrir a importância dessa técnica e aprender como conduzir uma pesquisa de mercado para o seu negócio!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma técnica que coleta dados brutos sobre o campo de atividade de um empreendimento e seu público-alvo.

Esses dados podem ser obtidos de clientes, colaboradores internos ou até mesmo do setor em geral. Posteriormente, os resultados dessa busca são processados e convertidos em informações valiosas, que servirão como base para definir os próximos passos e as ações a serem implementadas.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado permite que o empreendedor avalie se a estratégia planejada é a melhor opção no momento. 

Por exemplo, ao descobrir que o público prefere fazer pedidos por delivery às segundas-feiras, ele pode antecipar uma promoção que costumava realizar às terças, aumentando assim o número de pedidos e o faturamento.

Veja para o que serve uma pesquisa de mercado

De forma simples, a pesquisa de mercado serve para que o gestor entenda como andam as coisas no setor e se os clientes continuam com os mesmos hábitos de consumo. Esse conhecimento é uma vantagem em vários momentos:

  • Na hora de lançar novos produtos ou serviços;
  • Para se manter à frente no mercado;
  • Encontrar novos nichos.

Veja o que é e como fazer uma Pesquisa de Mercado!

Conheça os 3 tipos de pesquisa de mercado

Cada tipo de pesquisa possui um foco e a escolha do tipo mais adequado depende dos objetivos do seu negócio. Vamos falar sobre os três tipos mais comuns:

Pesquisa exploratória

Serve para que o pesquisador se familiarize com um determinado tema. Geralmente, envolve entrevistas, estudos de caso e grupos focais. Além disso, os questionários podem abordar qualquer dúvida, oferecendo mais flexibilidade.

Esse tipo de pesquisa pode ser usada para entender as opiniões dos consumidores em relação a um novo produto ou serviço. Os benefícios incluem:

  • Geração de hipóteses;
  • Saber as percepções das pessoas;
  • Identificar necessidades, oportunidades e tendências.

Pesquisa causal

Ela estuda a relação de causa e efeito, investigando se determinadas variáveis provocam ou não mudanças no cenário. Normalmente, isso é feito por meio de experimentos controlados.

Suponha que uma marca de sucos esteja avaliando se uma nova embalagem aumenta as vendas. Eles colocam a nova embalagem em algumas lojas e a antiga em outras. Ao comparar os resultados, determinam o impacto da nova embalagem.

Essa pesquisa pode ser aplicada tanto para avaliar estratégias de marketing quanto para medir o impacto do lançamento de novos produtos.

Pesquisa descritiva

Tem o objetivo de validar hipóteses e ideias por meio da obtenção de informações precisas. Por isso, ela é dividida em categorias como classe social, idade e gênero. Com essas informações, é possível criar um perfil demográfico da base de clientes.

Se uma loja de roupas quer saber qual a faixa etária e gênero de seus clientes, utilizará uma pesquisa descritiva.

Ela pode ser realizada por meio de um questionário estruturado, com perguntas sobre as características demográficas e comportamentais dos consumidores, além de suas preferências e opiniões.

Além de ter finalidades diferentes, uma pesquisa também pode ser classificada como primária ou secundária. 

  • Pesquisa primária: envolve coleta de dados originais para atender aos objetivos específicos de um negócio;
  • Pesquisa secundária: é feita a análise de dados que já existem em outras fontes, que podem incluir: sites, artigos, bancos de dados, entre outras.

Mas, quais são os métodos existentes para realizar uma pesquisa de mercado?

Existem dois métodos principais: o método quantitativo e o qualitativo.

  • Método quantitativo: é baseado na análise de dados numéricos e estatísticos para medir a quantidade de algo, como a popularidade de um produto. Ele ajuda a entender o que está em alta no setor, nível de satisfação dos clientes e informações demográficas;
  • Método qualitativo: ele deve ser usado para entender o comportamento e as motivações dos consumidores, identificar problemas e pensar em formas de engajar o público.

Quais os benefícios de uma pesquisa de mercado?

Se você está se perguntando porque deveria investir em uma pesquisa de mercado na sua marca, aí vão alguns motivos:

  • Melhor conhecimento do público: dessa forma fica mais fácil oferecer o que os clientes buscam;
  • Melhor entendimento da concorrência: é possível entender pontos fortes e fracos das estratégias dos concorrentes e usar esse conhecimento para ter uma vantagem competitiva;
  • Estímulo da cultura data-driven na empresa: uma cultura orientada por dados permite que futuras decisões sejam mais assertivas e baseadas em informações concretas e não em suposições;
  • Clareza para enxergar novas oportunidades: com as informações coletadas, você pode identificar brechas no mercado e conquistar mais compradores.

Passo a passo para montar sua própria pesquisa de mercado

1. Tenha objetivos bem definidos

Qual pergunta você pretende responder com a pesquisa? Essa resposta é o objetivo principal. 

Digamos que você queira abrir uma cafeteria gourmet. Então o objetivo da sua pesquisa poderia ser entender o potencial desse mercado na região e conhecer as preferências dos consumidores.

2. Defina a amostragem do público

Determine quem irá responder às perguntas. Esse grupo deve ser composto por pessoas que têm as características e hábitos de consumo do consumidor ideal. A quantidade vai depender da exatidão que você pretende alcançar com os resultados.

Seguindo o exemplo anterior, você pode selecionar aleatoriamente 300 pessoas que vivem no bairro ou na região para participar da sua pesquisa.

3. Elabore um roteiro

Defina quais são as perguntas que serão feitas aos consumidores. Elas devem ser simples, diretas e imparciais.

Uma boa dica é testar as perguntas em um grupo menor, talvez apenas internamente, antes de liberar para um público maior.

Na pesquisa referente a cafeteria, você pode incluir perguntas sobre preferências por determinados tipos de café, se gostam de acompanhamentos com a bebida, qual a faixa de preço aceitável, entre outras.

4. Defina quem serão os responsáveis

Atribua responsabilidades às pessoas envolvidas na pesquisa: quem estará encarregado de coletar os dados, de analisá-los, de fazer a apresentação, etc. Essa distribuição de tarefas ajuda no fluxo do trabalho.

No nosso exemplo, você é o responsável por elaborar o questionário e conduzir as entrevistas. Mas, se preferir, também pode delegar essa tarefa para outra pessoa.

5. Execute a pesquisa

É hora de colocar tudo o que foi feito em ação. Escolha como as perguntas serão feitas para o público. Pode ser com uma pessoa na porta da loja, por meio de formulário online ou nas redes sociais. Vamos supor que, para a pesquisa da cafeteria, você decidiu realizar as perguntas pessoalmente em lugares movimentados do bairro.

6. Analise os resultados da pesquisa

Reúna as informações coletadas e comece o trabalho de análise para transformar dados em informações úteis. 

Por exemplo, se a sua pesquisa mostrou que 80% das pessoas entrevistadas estariam interessadas em frequentar uma cafeteria gourmet, isso indica que há uma demanda potencial nesse mercado.

7. Trace os próximos passos

Use os resultados da análise para tomar decisões informadas e direcionar os esforços do negócio para o caminho do sucesso. Procure oportunidades para fazer investimentos, ajustar produtos ou serviços, elaborar estratégias mais assertivas, entre outras ações.

Depois de analisar as informações, você já sabe que para sua cafeteria se sair bem, precisa ter um tipo de café expresso muito desejado pelos entrevistados, por exemplo, ou definir sua estratégia de preços dentro da faixa acessível ao público.

Acelere o desenvolvimento da sua empresa com o PagBank!

Quem já é cliente PagBank sabe que o ClubePag te dá as informações que você precisa para conhecer bem o seu público. Assim, é possível pensar em novas formas de encantar os clientes e fidelizá-los.

Você também pode oferecer descontos exclusivos para incentivar os consumidores a retornar à sua loja e indicar seu produto/serviço para outras pessoas. Você pode oferecer:

  • Cupom de boas-vindas;
  • Cupom para aniversariantes;
  • Desconto para clientes sumidos;
  • Cashback.

Para isso, basta fazer o cadastro dos consumidores direto na maquininha, pelo app PagVendas ou no site do PagBank.

Depois disso já pode começar a usar os benefícios do seu programa de fidelidade para atrair mais pessoas para seu negócio e fidelizar seus clientes!

ClubePag: crie seu próprio programa de fidelidade!