Dia do Cliente: 10 ideias para aproveitar essa data comemorativa em seu negócio!

Resumo do texto

  • Entenda porque é importante celebrar o Dia do Cliente;
  • Conheça 10 ideias para aproveitar a data para surpreender os consumidores;
  • Descubra as vantagens da celebração para o seu empreendimento. 

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Um fator chave para o sucesso do seu negócio, é ter um bom relacionamento com os consumidores, e o Dia do Cliente é o melhor momento para mostrar que você valoriza o seu público.

Que tal usar a data para estreitar esse laço, entregando valor a eles? Criando iniciativas especiais, é possível comemorar e ainda aumentar suas vendas!

Descubra por que incluir essa comemoração no seu calendário de marketing e confira ideias de ações do Dia do Cliente.

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Quando se comemora o Dia do Cliente?

A celebração acontece anualmente em 15 de setembro. A data foi estabelecida em 2003, pelo empresário João Carlos Rego, para homenagear os clientes e aprimorar o relacionamento entre eles e as empresas.

A cada ano, essa celebração conquista mais espaço no calendário dos empreendedores por ser uma boa oportunidade de negócios. Somente em 2021, a comemoração rendeu um faturamento de R$ 550,3 milhões.

Qual a importância de criar uma campanha de Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é uma oportunidade de demonstrar gratidão pela preferência dos consumidores. Afinal, se eles não optassem pelos produtos e serviços que você oferece, seu trabalho não traria resultados e talvez nem existisse, concorda?

Portanto, além de servir como data estratégica para vender mais e construir relações, pense que esse é um momento para reconhecer o protagonismo de quem confiou no propósito do seu negócio.

Além disso, vale destacar que a comemoração é bem ampla, sem foco em um público específico, como acontece no Dia das Mães, por exemplo. Então, você pode fazer promoções mais abrangentes, aumentando seu alcance e as possibilidades de conversão. 

Com algumas ações, é possível aumentar o faturamento em um período que não é tão movimentado e reforçar a reputação da marca.

Dia do Cliente 2023: ideias para vender

10 ideias para aproveitar o Dia do Cliente

Agora que você já sabe porque a campanha do Dia do Cliente é fundamental, veja algumas ideias para disparar suas vendas.

1. Crie ofertas

Elabore promoções atrativas para chamar a atenção. Explore as diversas possibilidades, desde descontos progressivos, até a criação de um programa de fidelidade.

Mas não se esqueça que as promoções precisam ser equilibradas, respeitando sua margem de lucro e, ao mesmo tempo, oferecendo benefícios reais para que os consumidores não se sintam enganados.

2. Invista em atendimento

Para garantir um suporte de qualidade, treine os colaboradores para que eles fiquem por dentro de todas as ofertas e possam tirar quaisquer dúvidas. 

E não esqueça de otimizar o suporte online, assegurando que os usuários obtenham respostas rapidamente, oferecendo recomendações personalizadas e ouvindo feedbacks.

3. Faça combos e kits

Crie kits com produtos que se complementam e embale-os de forma atrativa. Essa é uma ótima forma de queimar o estoque e ainda oferecer algo especial para o público.

Você também tem a possibilidade de montar combos com amostras de produtos. Assim  será possível descobrir novos itens, incentivando compras futuras.

4. Recompense a fidelidade

No Dia do Cliente, nada melhor do que agradecer quem confiou no seu trabalho, não é? 

Portanto, use sua base de dados para identificar quem compra com frequência e envie um brinde, ou um e-mail com uma mensagem especial e um desconto exclusivo.

Com ações de fidelização, seu público vai se sentir ainda mais especial!

5. Sorteie prêmios

Outra opção para movimentar sua loja é sortear prêmios! Podem ser celulares, eletrodomésticos, acessórios, cupons promocionais, experiências, etc.

A recompensa ideal vai depender do perfil do seu público, então considere as preferências dele para que o sorteio seja uma oportunidade irresistível.

6. Faça lançamentos

Aproveite a animação em torno da data para apresentar e promover novos produtos. O Dia do Cliente é uma ocasião perfeita para ganhar visibilidade, destacando suas novidades e atraindo o interesse das pessoas. 

7. Promova um evento

Organize uma celebração especial, como uma tarde com lanches, uma live de agradecimento e um workshop online. Pode até ser algo informal, como um concurso de fotografia no instagram, para ganhar engajamento na rede social.

Esse tipo de comemoração é uma ótima oportunidade para oferecer experiências exclusivas e fortalecer o relacionamento.

8. Crie uma campanha nas redes sociais

Utilize as redes sociais para produzir ações divertidas e interessantes. Vale pedir para os seguidores compartilharem histórias com a empresa, criar hashtags exclusivas e incentivá-los a marcar a loja nas postagens. 

Seja criativo! Afinal, quanto mais atenção a campanha chamar, mais pessoas vão conhecer seu negócio.

9. Distribua brindes

Dar algo a mais para o cliente, um “mimo”, faz com que ele se sinta especial e valorizado.

Você pode oferecer um item com a sua marca, como um voucher promocional para usar em um restaurante parceiro, por exemplo.

10. Ofereça frete grátis

O frete é um dos fatores mais importantes para a finalização da compra. Se o valor da entrega for muito alto, aumentam as chances de desistência do produto. 

Outra forma para chamar a atenção nessa data é oferecendo envio grátis. Essa oferta pode ser exclusiva para o dia, criando o chamado senso de urgência.

Vantagens de criar uma campanha de Dia do Cliente na sua loja

Além de ser uma estratégia para fortalecer o relacionamento e impulsionar as vendas, a celebração desta data também traz outros benefícios.

Promover descontos e organizar eventos especiais é uma forma de gerar comentários positivos sobre seu negócio. As pessoas costumam elogiar publicamente ou recomendar uma marca quando têm uma boa experiência.

Isso aumenta a visibilidade da sua empresa e ajuda a atrair um público novo, graças à imagem de que você se preocupa com seus clientes.

Além disso, o dia também serve para coletar feedbacks valiosos. Com as informações em mãos, será possível promover melhorias e elevar ainda mais a qualidade do seu atendimento e até dos produtos ofertados.

Organize suas vendas com o PagVendas

As celebrações do Dia do Cliente são uma excelente oportunidade para melhorar todos os aspectos do seu negócio, e o PagVendas é um grande aliado para esta missão.

Essa ferramenta de gestão gratuita te ajuda a melhorar todos os setores do negócio: desde o estoque até o pagamento. Utilizando o app no celular, computador ou nas maquininhas, você pode:

  • Receber mais de uma forma de pagamento na mesma compra;
  • Centralizar todas as informações sobre transações em um único lugar;
  • Controlar as entradas e saídas de mercadorias do estoque;
  • Acompanhar os resultados diários, gráfico de venda hora a hora e movimentação do caixa;
  • Criar seu próprio programa de fidelidade com o ClubePag.

Além disso tudo, você também pode utilizar o Envio Fácil e economizar no valor do frete.

PagVendas é a melhor escolha para o seu negócio!