Resumo do texto
- Entenda como funciona o pagamento por aproximação;
- Saiba quais as vantagens de oferecer no seu negócio;
- Confira algumas dicas para manter a segurança no processo!
Todo empreendedor quer agradar seus clientes. Seja oferecendo produtos de qualidade, fazendo promoções ou facilitando na hora de pagar, como nos pagamentos por aproximação.
A tranquilidade de realizar uma compra apenas encostando o cartão ou celular na maquininha conquistou muitos consumidores. Mas você, como empreendedor, pode estar com a pulga atrás da orelha sobre o sistema de pagamento por aproximação e sua segurança!
Isso é normal, afinal de contas, queremos agradar nossos clientes, mas sem perder a confiança. Por isso, preparamos algumas dicas para você entender como funciona o pagamento por aproximação e ficar mais tranquilo e preparado para oferecer essa opção.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- O que é NFC? Saiba como realizar pagamento por aproximação!
- Saiba como se proteger de golpes em locais físicos!
- NFC e QR Code: O que são, Como Pagar usando este Método.
Como funcionam os pagamentos por aproximação?
O pagamento por aproximação funciona com a tecnologia NFC, que permite a realização de uma transação apenas encostando nos objetos.
É a mesma tecnologia presente nos cartões de transporte público. Você só encosta ele na maquininha e a passagem é debitada, certo? Então, já conhece o funcionamento!
O “pagamento por campo de proximidade” (tradução literal de NFC) deve estar presente nos dois lados da transação: no cartão ou celular do cliente e na maquininha do empreendedor.
Todos os modelos de maquininha de cartão do PagBank possuem a tecnologia NFC!
Conheça os principais meios de pagamento por aproximação!
Como adiantamos, é necessário que os dois aparelhos possuam a tecnologia NFC. Ela é encontrada, principalmente, nos seguintes dispositivos: celular – smartphones, cartão de débito e crédito, relógios inteligentes (smartwatches) e pulseiras de pagamento.
Além deles, existe ainda a opção de tag – adesivo de NFC. A ideia aqui é, qualquer objeto, por exemplo, um chaveiro, que conte com a tag possa ser utilizado em um pagamento por aproximação.
Saiba quais são os benefícios da aproximação para quem empreende!
Se você ainda não tem certeza se deve oferecer o pagamento por aproximação no seu negócio, conheça agora as vantagens dessa tecnologia:
- Agilidade
Pagar apenas aproximando o cartão, por exemplo, é mais rápido e pode ajudar a reduzir filas no empreendimento em horários de pico. Com isso, você não perde vendas de clientes que estão com pressa.
- Popularidade
A previsão da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é que até o final de 2022, o pagamento por aproximação represente metade das transações. Ou seja, seu negócio não pode ficar de fora da tendência!
A título de curiosidade, entre janeiro e março de 2022, o balanço da Abecs divulgou que aproximadamente 1 bilhão de transações foram realizadas por aproximação.
- Experiência
A experiência do cliente se torna mais positiva quando você permite que ele use uma tecnologia inovadora e fácil. Especialmente, se grande parte do público já prefere usar esse modelo. E, cá entre nós, tudo que o empreendedor quer, é que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva!
- Investimento zero
Você não precisa pagar nenhuma taxa extra para ter a tecnologia NFC no seu negócio. Todas as maquininhas PagBank, e smartphones com tecnologia Tap On, já estão prontos para receber o pagamento por aproximação.
Veja dicas para oferecer pagamento por aproximação com segurança
Bom, você já entendeu que o empreendimento que oferece pagamento por aproximação sai na frente da concorrência, certo? Mas, a gente também entende a preocupação com a segurança neste método de pagamento.
Por isso, veja essas dicas para tirar melhor proveito da tecnologia!
- Sempre verifique o valor digitado
Cuidado ao colocar o valor na hora da cobrança. Muitas vezes, ao aproximar o cartão, a maquininha não pede senha do cliente. Por isso, é ainda mais importante que você tenha cuidado redobrado ao digitar o preço.
Existe um valor de R$ 200 determinado pela Abecs para realização de pagamentos por aproximação sem necessidade de digitar a senha do cartão.
- Faça um treinamento com a sua equipe
Todo o time precisa estar pronto para oferecer essa novidade ao usuário. Se você passou por uma troca de maquininhas para adicionar essa tecnologia, faça um treinamento com quem vai manuseá-la no dia a dia e garanta que todos saibam usar tranquilamente.
- Tenha um bom sistema de monitoramento
Mantenha um sistema de frente de caixa que funcione em tempo real. Ele te ajudará a garantir que a transação está completa e o valor foi pago.
O PagVendas é o sistema de gerenciamento que já vem nas maquininhas PagBank. E o melhor: ele é gratuito!
- Busque por bons aparelhos para a cobrança
Nada de usar maquininhas desconhecidas ou marcas que não transmitam segurança. Vá por um caminho que você já conhece e os varejistas brasileiros aprovam!
As maquininhas PagBank são seguras e não pesam no bolso. São as melhores taxas do mercado!
Como oferecer pagamentos por aproximação?
É bem simples! Na verdade, só precisa escolher qual o modelo de maquininha PagBank mais combina com seu negócio!
Desde a Minizinha NFC, a mais barata do Brasil, até a Moderninha X, a mais completa do mundo, você tem possibilidade de oferecer pagamento por aproximação no seu negócio.
Mas, não esqueça de comunicar essa novidade aos seus clientes! Na hora de fazer a venda, lembre a ele que a compra pode ser paga aproximando o cartão ou celular na maquininha.
Invista nas Maquininhas PagBank e tenha uma melhor gestão do negócio!
Não é só a possibilidade de oferecer pagamentos por aproximação que terá ao escolher uma maquininha PagBank. Com elas, você oferece segurança na transação e conta com todo um sistema de gestão do negócio!
Existem diferentes modelos de Maquininhas PagBank e eles oferecem:
- Garantia de 5 anos;
- Isenção de aluguel;
- Melhores taxas do mercado;
- Entrega grátis e rápida;
- Cartão Visa Internacional Grátis da conta PagBank.