Resumo do texto
- Saiba qual a importância de um calendário comercial;
- Conheça as principais datas comerciais de 2023;
- Veja como se planejar para vender mais!
Quando o ano começa, você gosta de pesquisar as datas de feriado para se programar, certo? O mesmo precisa acontecer com seu negócio! Com o calendário comercial é possível ter esse planejamento.
Nele constam datas importantes para o comércio, como feriados em que o estabelecimento precisa fechar e datas em que você deve se preparar para vender mais! Você não quer dar mole e ser pego de surpresa em datas tão importantes, né?
O que é um calendário comercial?
O calendário comercial mostra o ano comercial, que possui 360 dias. Diferente do ano civil, que possui 365 ou 366 dias. No calendário comercial, todos os meses possuem 30 dias e não há diferença entre dia útil, fim de semana ou feriado.
No calendário voltado para o comércio, você vai encontrar datas essenciais para o segmento em que atua. Por exemplo, a Black Friday não é um feriado, mas ela está presente no calendário do comércio.
Por que é importante conhecer datas comerciais?
O calendário comercial é a base do planejamento para o ano todo. Com ele, você pode começar a pensar em estratégias para aplicar em cada data.
E acredite: quanto antes você tiver estas informações, mais fácil será se organizar para aproveitar tudo que o período pode oferecer!
Veja como montar um calendário para seu negócio!
Para montar um calendário comercial, é preciso entender as motivações de compra dos consumidores em cada data.
Por exemplo, se você atua com o nicho de produtos infantis, pode dar destaque maior para outubro, já que o mês é marcado pelo Dia das Crianças.
Portanto, para criar o seu calendário comece olhando o ano comercial e selecione as principais datas para o seu negócio. Isso não quer dizer que você deve ignorar as outras datas, mas é possível classificar por importância!
Conheça as principais datas para o comércio em 2023
Saiba como se organizar para vender mais nessas datas!
Com o calendário comercial do seu negócio pronto, é hora de passar para as próximas fases:
- Pesquise sua concorrência: procure saber como seus concorrentes estão trabalhando em cada data e veja se você está se planejando para os mesmos dias;
- Analise o passado: o histórico de vendas dos últimos anos pode te ajudar a se preparar. Confira como foi o movimento nos feriados e datas sazonais passadas;
- Organize o estoque: deixe seu estoque pronto para lidar com cada data. Antecipe pedidos ao fornecedor, faça promoções de queima de estoque e mantenha o controle em dia;
- Capriche no conteúdo: as datas comemorativas e os feriados são oportunidades para chamar atenção do público com um conteúdo diferenciado! Explore as redes sociais, e-mail marketing, blogs e enriqueça sua estratégia.
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