Business plan: passo a passo para criar o seu plano de negócios!

Resumo do texto

  • Saiba o que é um business plan;
  • Entenda a importância desse plano para o seu negócio;
  • Acompanhe o passo a passo para criar um business plan para sua empresa.

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Para criar ou expandir seu e-commerce, é fundamental ter um business plan. Essa ferramenta serve como um roteiro para estruturar suas ideias, definir objetivos e traçar um caminho para o crescimento.

Sem esse plano, você pode enfrentar desafios na hora de tomar decisões, pois não terá informações suficientes. Esse “mapa do tesouro” é o suporte para o empreendedor não atrasar o desenvolvimento do negócio.

Entenda como usar essa estratégia para beneficiar sua empresa e transformar suas ideias em realidade.

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O que é um business plan?

Um business plan, ou plano de negócios, é um documento que reúne dados sobre os principais aspectos do comércio. Essas informações são usadas na criação de estratégias para que você alcance o sucesso em seu segmento de mercado.

Normalmente, esse plano é elaborado quando o  empreendimento é iniciado para descrever a visão, missão e objetivos. No entanto, também pode ser usado por empresas que já atuam, funcionando como uma ferramenta de reorganização – seja de metas ou de identidade.

Entre as informações que devem constar em um business plan, estão:

  • Dados do estabelecimento (nome, endereço, área de atuação, etc.);
  • Descrição dos produtos/serviços;
  • Definição do público-alvo;
  • Planejamento operacional;
  • Plano de marketing;
  • Recursos disponíveis e projeções financeiras.

Para que serve um plano de negócios?

Na prática, o business plan serve como um roteiro para a criação ou desenvolvimento do projeto comercial. Ele descreve as etapas e recursos necessários para alcançar os objetivos.

Com ele, é mais fácil identificar oportunidades e desafios, definir metas e tomar decisões com base em informações, pesquisas e análises, diminuindo riscos.

O business plan também é uma ferramenta valiosa na hora de atrair investidores ou solicitar financiamento, pois mostra a viabilidade do empreendimento e o potencial de lucro.

Qual o momento ideal para criar um business plan?

Como falamos, o mais comum é que o plano seja elaborado nos primeiros estágios de desenvolvimento da empresa, antes do início das atividades. Dessa forma, os empreendedores têm uma visão clara e estruturada do que está por vir.

No entanto, ele pode trazer benefícios mesmo em estágios avançados para avaliar o progresso, encontrar pontos de melhoria e estabelecer novas metas. Também pode ser revisitado em momentos de:

  • Expansão;
  • Início de novos projetos;
  • Busca por investidores;
  • Entrada em outros nichos de atuação ou no meio virtual.

Para quem é indicado o plano de negócios?

O business plan é indicado para várias pessoas por motivos diferentes.

  • Empreendedores: fornece uma visão clara da empresa, ajudando na organização de metas e estratégias;
  • Investidores: geralmente solicitam um business plan para avaliar a viabilidade do empreendimento e do investimento;
  • Parceiros comerciais e fornecedores: serve para comunicar a proposta de valor, a estratégia de atuação e a viabilidade do empreendimento;
  • Instituições financeiras: utilizam o business plan para avaliar a capacidade de pagamento de empréstimos ou financiamentos;
  • Colaboradores: comunica a visão e os objetivos da companhia, ajudando a alinhar as expectativas da empresa em relação às suas equipes.

O que é Business Plan?

Quais os benefícios de um business plan?

A criação desse documento traz diversas vantagens para os empreendedores e para as empresas. Veja algumas das principais:

  • Definição da estrutura organizacional com antecedência;
  • Conhecimento aprofundado do mercado e do público-alvo;
  • Tomada de decisões informadas e baseadas em dados;
  • Compreensão das necessidades financeiras do empreendimento;
  • Possibilidade de identificar riscos rapidamente;
  • Comunica a visão e modelo de negócios da empresa facilmente para diferentes partes interessadas;
  • Possibilidade de comparar o desempenho real em relação ao planejado.

Como montar um business plan em 6 passos

Não existe um único modelo de business plan que se aplique a todos os estabelecimentos. O passo a passo abaixo é um guia que pode (e deve) ser adaptado às suas necessidades.

1 – Sumário executivo

Essa primeira parte do business plan é um resumo das principais informações do seu plano de negócios. Ele deve ser claro e bem estruturado e incluir:

  • Nome e área de atuação;
  • Perfil dos clientes (mesmo que seja uma previsão);
  • O valor necessário para o investimento inicial e em quanto tempo ele deve dar retorno;
  • Produtos e/ou serviços que serão ofertados e o seu potencial de crescimento;
  • Recursos humanos e financeiros que serão necessários;
  • Oportunidades que existem no mercado.

2 – Descrição da empresa

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores;
  • Estrutura legal;
  • Localização física (se houver);
  • Produtos/serviços oferecidos;
  • Diferenciais competitivos.

Também informe como as suas soluções atendem às necessidades dos clientes, ou seja, quais dores você pretende sanar dos usuários.

3 – Análise de mercado

Realize uma pesquisa de mercado para entender, a fundo, a área em que irá atuar. Essa análise ajudará a identificar sua posição no mercado e permite definir estratégias eficientes para se destacar.

Alguns pontos que devem estar presentes nessa seção são:

  • Análise dos concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Necessidades dos clientes não atendidas pelo mercado;
  • Público-alvo;
  • Tendências e oportunidades do setor.

4 – Plano de marketing

Descreva como você planeja apresentar, promover e vender seus produtos/serviços para alcançar e atrair consumidores. Inclua:

  • Público-alvo e persona a serem atingidos;
  • Posicionamento da marca;
  • Presença online;
  • Fontes de prospecção de clientes;
  • Canais de relacionamento com o público;
  • Estratégia de precificação, promoção e publicidade.

5 – Organização da gestão do negócio

Informe como será a estrutura organizacional, enfatizando as competências e habilidades dos executivos que irão liderar a operação. Outras informações importantes sobre a gestão são:

  • Principais gestores e uma breve descrição das experiências e funções de cada um;
  • Tipo da empresa;
  • Número de colaboradores;
  • Métodos de avaliação de equipe;
  • Benefícios oferecidos para os funcionários;
  • Equipes terceirizadas;
  • Políticas de recursos humanos.

6 – Plano de contingência

O plano de contingência tem o objetivo de  prever possíveis problemas e orientar os colaboradores em momentos difíceis, como quando o produto não vende tanto quanto o esperado.

Ele deve prever soluções para mudanças, problemas financeiros, demanda muito alta e outros cenários relacionados ao seu mercado.

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