Resumo do texto
- Saiba o que é um business plan;
- Entenda a importância desse plano para o seu negócio;
- Acompanhe o passo a passo para criar um business plan para sua empresa.
Para criar ou expandir seu e-commerce, é fundamental ter um business plan. Essa ferramenta serve como um roteiro para estruturar suas ideias, definir objetivos e traçar um caminho para o crescimento.
Sem esse plano, você pode enfrentar desafios na hora de tomar decisões, pois não terá informações suficientes. Esse “mapa do tesouro” é o suporte para o empreendedor não atrasar o desenvolvimento do negócio.
Entenda como usar essa estratégia para beneficiar sua empresa e transformar suas ideias em realidade.
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O que é um business plan?
Um business plan, ou plano de negócios, é um documento que reúne dados sobre os principais aspectos do comércio. Essas informações são usadas na criação de estratégias para que você alcance o sucesso em seu segmento de mercado.
Normalmente, esse plano é elaborado quando o empreendimento é iniciado para descrever a visão, missão e objetivos. No entanto, também pode ser usado por empresas que já atuam, funcionando como uma ferramenta de reorganização – seja de metas ou de identidade.
Entre as informações que devem constar em um business plan, estão:
- Dados do estabelecimento (nome, endereço, área de atuação, etc.);
- Descrição dos produtos/serviços;
- Definição do público-alvo;
- Planejamento operacional;
- Plano de marketing;
- Recursos disponíveis e projeções financeiras.
Para que serve um plano de negócios?
Na prática, o business plan serve como um roteiro para a criação ou desenvolvimento do projeto comercial. Ele descreve as etapas e recursos necessários para alcançar os objetivos.
Com ele, é mais fácil identificar oportunidades e desafios, definir metas e tomar decisões com base em informações, pesquisas e análises, diminuindo riscos.
O business plan também é uma ferramenta valiosa na hora de atrair investidores ou solicitar financiamento, pois mostra a viabilidade do empreendimento e o potencial de lucro.
Qual o momento ideal para criar um business plan?
Como falamos, o mais comum é que o plano seja elaborado nos primeiros estágios de desenvolvimento da empresa, antes do início das atividades. Dessa forma, os empreendedores têm uma visão clara e estruturada do que está por vir.
No entanto, ele pode trazer benefícios mesmo em estágios avançados para avaliar o progresso, encontrar pontos de melhoria e estabelecer novas metas. Também pode ser revisitado em momentos de:
- Expansão;
- Início de novos projetos;
- Busca por investidores;
- Entrada em outros nichos de atuação ou no meio virtual.
Para quem é indicado o plano de negócios?
O business plan é indicado para várias pessoas por motivos diferentes.
- Empreendedores: fornece uma visão clara da empresa, ajudando na organização de metas e estratégias;
- Investidores: geralmente solicitam um business plan para avaliar a viabilidade do empreendimento e do investimento;
- Parceiros comerciais e fornecedores: serve para comunicar a proposta de valor, a estratégia de atuação e a viabilidade do empreendimento;
- Instituições financeiras: utilizam o business plan para avaliar a capacidade de pagamento de empréstimos ou financiamentos;
- Colaboradores: comunica a visão e os objetivos da companhia, ajudando a alinhar as expectativas da empresa em relação às suas equipes.
Quais os benefícios de um business plan?
A criação desse documento traz diversas vantagens para os empreendedores e para as empresas. Veja algumas das principais:
- Definição da estrutura organizacional com antecedência;
- Conhecimento aprofundado do mercado e do público-alvo;
- Tomada de decisões informadas e baseadas em dados;
- Compreensão das necessidades financeiras do empreendimento;
- Possibilidade de identificar riscos rapidamente;
- Comunica a visão e modelo de negócios da empresa facilmente para diferentes partes interessadas;
- Possibilidade de comparar o desempenho real em relação ao planejado.
Como montar um business plan em 6 passos
Não existe um único modelo de business plan que se aplique a todos os estabelecimentos. O passo a passo abaixo é um guia que pode (e deve) ser adaptado às suas necessidades.
1 – Sumário executivo
Essa primeira parte do business plan é um resumo das principais informações do seu plano de negócios. Ele deve ser claro e bem estruturado e incluir:
- Nome e área de atuação;
- Perfil dos clientes (mesmo que seja uma previsão);
- O valor necessário para o investimento inicial e em quanto tempo ele deve dar retorno;
- Produtos e/ou serviços que serão ofertados e o seu potencial de crescimento;
- Recursos humanos e financeiros que serão necessários;
- Oportunidades que existem no mercado.
2 – Descrição da empresa
- Missão;
- Visão;
- Valores;
- Estrutura legal;
- Localização física (se houver);
- Produtos/serviços oferecidos;
- Diferenciais competitivos.
Também informe como as suas soluções atendem às necessidades dos clientes, ou seja, quais dores você pretende sanar dos usuários.
3 – Análise de mercado
Realize uma pesquisa de mercado para entender, a fundo, a área em que irá atuar. Essa análise ajudará a identificar sua posição no mercado e permite definir estratégias eficientes para se destacar.
Alguns pontos que devem estar presentes nessa seção são:
- Análise dos concorrentes;
- Fornecedores;
- Necessidades dos clientes não atendidas pelo mercado;
- Público-alvo;
- Tendências e oportunidades do setor.
4 – Plano de marketing
Descreva como você planeja apresentar, promover e vender seus produtos/serviços para alcançar e atrair consumidores. Inclua:
- Público-alvo e persona a serem atingidos;
- Posicionamento da marca;
- Presença online;
- Fontes de prospecção de clientes;
- Canais de relacionamento com o público;
- Estratégia de precificação, promoção e publicidade.
5 – Organização da gestão do negócio
Informe como será a estrutura organizacional, enfatizando as competências e habilidades dos executivos que irão liderar a operação. Outras informações importantes sobre a gestão são:
- Principais gestores e uma breve descrição das experiências e funções de cada um;
- Tipo da empresa;
- Número de colaboradores;
- Métodos de avaliação de equipe;
- Benefícios oferecidos para os funcionários;
- Equipes terceirizadas;
- Políticas de recursos humanos.
6 – Plano de contingência
O plano de contingência tem o objetivo de prever possíveis problemas e orientar os colaboradores em momentos difíceis, como quando o produto não vende tanto quanto o esperado.
Ele deve prever soluções para mudanças, problemas financeiros, demanda muito alta e outros cenários relacionados ao seu mercado.
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