Catálogo online: aprenda a criar o seu e potencialize suas vendas

Resumo do texto

  • Compreenda o que é e como funciona o catálogo online;
  • Aprenda a criar um para seu negócio em 7 passos;
  • Dicas para aproveitar seu catálogo online ao máximo.

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Se engana quem pensa que, quando se trata de vendas online, não é preciso se preocupar com a aparência da empresa. Cada detalhe pode ser uma oportunidade para encantar possíveis clientes, incluindo a exposição dos produtos. Por isso, é preciso caprichar no seu catálogo online.

Se a sua loja virtual ainda não conta com esse recurso, chegou o momento de criá-lo. Aqui, vamos te mostrar as vantagens desse modelo e ensinar como montar seu próprio catálogo digital de produtos.

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O que é um catálogo online?

O catálogo online é uma versão adaptada do catálogo tradicional para o ambiente virtual. Nele, são apresentados os produtos ou serviços do negócio.

É uma maneira eficiente de mostrar aos clientes todas as informações detalhadas, como tamanho, cor, preço, etc.

Essa “vitrine virtual” pode ser acessada a partir de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, sendo também uma grande aliada na divulgação de produtos.

Veja as vantagens do catálogo online

Ter um catálogo de produtos online pode oferecer benefícios interessantes para o empreendedor:

  • Economia com digitalização: a criação e distribuição de um catálogo digital são mais baratas em comparação à versão impressa;
  • Acesso facilitado ao cliente: o usuário tem a liberdade de explorar o catálogo a qualquer hora, proporcionando maior flexibilidade e comodidade;
  • Facilidade na atualização: modificações ou adições de produtos são realizadas de forma simples, assegurando informações atualizadas;
  • Adaptação ao negócio: recursos como imagens 360°, vídeos demonstrativos e depoimentos de clientes podem ser incluídos para tornar o catálogo mais atrativo;
  • Conhecimento do comportamento do cliente: monitorando a interação dos usuários com cada produto, é possível identificar as preferências do público, contribuindo para aprimorar estratégias de vendas.

Como o catálogo online facilita a jornada do cliente?

Com um catálogo digital, o consumidor visualiza produtos e acessa descrições detalhadas à distância, o que facilita a compra. Além disso, a experiência é aprimorada pela funcionalidade de pesquisa e filtro, agilizando a localização dos itens desejados.

A navegação se torna mais prática e rápida, contribuindo para uma interação positiva com o negócio. Além disso, a apresentação visual atraente e realista dos produtos tem o potencial de influenciar a decisão de compra, tornando essa ferramenta um elemento eficaz para impulsionar as vendas.

Veja como montar um Catálogo Online!

Quem pode se beneficiar com o catálogo virtual?

O catálogo online pode ser usado por negócios de todos os portes e de qualquer setor de atuação. Mas pode ser especialmente vantajoso para empreendedores que estão dando os primeiros passos no e-commerce.

Por ser uma opção econômica e acessível, não é preciso investir muito para ter uma apresentação profissional dos produtos/serviços e estabelecer uma boa presença online.

Como o catálogo online funciona na prática?

Há duas principais formas de fazer e disponibilizar um catálogo online:

  • Catálogo digitalizado: utiliza imagens estáticas para apresentar os produtos. Normalmente, é um arquivo PDF ou em formato de imagem feito com programas de edição e enviado para os compradores por e-mail ou WhatsApp;
  • Catálogo desenvolvido online: ele permite a interação do usuário, selecionando produtos, aumentando imagens, etc. Ele é disponibilizado em sites ou aplicativos próprios.

Passo a passo para montar seu próprio catálogo online

Veja como criar um catálogo online para sua loja!

1. Faça uma lista de todos os seus produtos

Anote os itens que você vai exibir no catálogo online. Podem ser os principais ou todos os artigos que você oferece no seu negócio.

2. Separe seus produtos por categoria

Organize as mercadorias em categorias para simplificar a navegação e permitir que os clientes encontrem facilmente o que precisam.    

3. Invista na qualidade das imagens

O catálogo deve proporcionar uma experiência visual agradável. Portanto, é essencial o uso de imagens de alta qualidade que realcem as cores dos itens. 

Para dar uma noção melhor da dimensão e escala dos produtos, considere incluir imagens deles em contextos ou ambientes reais, ou até mesmo, ao lado de outros objetos para comparação.

4. Faça descrições objetivas e informativas

Essa seção é limitada, então escreva informações relevantes de forma clara e objetiva. Destaque os recursos, mas não esqueça de incluir dados técnicos, medidas, recomendação de uso, tipo de material, etc.

5. Precifique seus produtos

Não esqueça de colocar o preço dos itens. Defina valores adequados, considerando os custos, margens de lucro desejadas, etc.

6. Crie uma URL para seu catálogo

Ter um link exclusivo facilitará o compartilhamento e acesso direto ao seu catálogo.

7. Trace estratégias de distribuição

As opções de divulgação são:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos de conversa;
  • Anúncios online;
  • Site.

Para escolher a ideal, você tem que considerar onde seu público está e quais meios de comunicação utilizam.

Catálogo online vs. Catálogo físico: quando usar cada um deles?

Os dois tipos de catálogo têm seus pontos fortes e a escolha entre eles depende de vários fatores, incluindo o público-alvo, os objetivos de marketing e as necessidades da empresa.

O catálogo virtual é uma alternativa barata e pode ser distribuído facilmente para qualquer localidade, além das outras vantagens que já listamos. 

Já a versão física é mais concreta e alguns clientes podem preferir esse modelo tradicional. O “acesso” offline também significa que, desde que o comprador esteja com o documento, pode consultá-lo mesmo sem internet. 

Cada um tem seu valor e nada te impede de usar os dois tipos no seu negócio!

Dicas para aproveitar o máximo de seu catálogo online

Avaliações de produtos

A inclusão de avaliações e comentários dos clientes no catálogo online, ajudam os potenciais compradores a compreender melhor os produtos, contribuindo para uma decisão de compra mais informada.

Combos e promoções

Dê visibilidade aos combos e ofertas especiais, posicionando-os em destaque no catálogo online. Essa estratégia pode incentivar os consumidores a conhecer mais produtos, aproveitar as promoções e descobrir novos itens.

Personalização por meio de recomendações

A navegação pode ser personalizada ao oferecer recomendações que considerem as preferências e o histórico de compras do usuário.

Onde criar um catálogo digital?

Alguns sites e aplicativos podem te ajudar a criar um catálogo com um visual interessante e funcional para seu negócio:

Mas vale destacar que essa tarefa requer dedicação e algum conhecimento em design.

Aprimore ainda mais a experiência de compra do usuário!

Lembre-se que a experiência do cliente não se resume à análise do catálogo online, apesar dele ser um recurso importante. O atendimento, a facilidade do pagamento e outros fatores também influenciam a percepção que terão da sua empresa.

Para otimizar todas as áreas da sua loja, conte o PagVendas. Essa ferramenta completa te auxilia nas vendas, no controle do estoque, na realização de pagamentos, na emissão de notas e muito mais!

E mais uma notícia boa: o app já vem instalado na Moderninha Smart 2. Com essa maquininha você pode criar o catálogo de vendas da sua loja online facilmente. Também dá para colocar produtos em destaque, alterar a ordem de exibição e até publicá-lo no Google Shopping e no Facebook para que mais pessoas encontrem seu negócio!

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