19 livros sobre investimentos que você precisa conhecer!

Resumo do texto

  • Entenda a importância de ler livros sobre investimentos;
  • Confira a lista de títulos sugeridos para quem está começando agora;
  • Perfil moderado e experiente: livros para quem já investe!

 

Para quem quer começar a investir ou já investe, o conhecimento é sempre o primeiro passo. Afinal de contas, dinheiro é coisa séria e você precisa conhecer o terreno antes de se jogar no escuro, certo?

Para isso, confira uma lista de livros sobre investimentos para ganhar mais segurança e tranquilidade na hora de trabalhar com o dinheiro!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Por que ler livros sobre investimentos é tão importante?

Veja 5 motivos para ler livros sobre investimentos:

  • Desenvolva uma mentalidade empreendedora

Investir é empreender. Além de saber onde colocar seu dinheiro, os livros ajudam a desenvolver uma forma de pensar com foco no longo prazo e preparo para passar por momentos difíceis.

  • Estimule a capacidade de absorver informações

Treine sua mente para aprender mais. Futuramente, essa facilidade vai te ajudar a absorver as constantes mudanças do mercado.

  • Entenda a realidade

Investir não é um serviço de adivinhação, mas de projeções. Para aperfeiçoar a capacidade de compreender movimentos do mercado, ler e adquirir conhecimento é essencial.

  • Criar intimidade com os termos do universo financeiro

Especialmente para quem está dando os primeiros passos, o mercado de investimentos possui uma linguagem própria. E conhecer esses termos pode fazer a diferença.

  • Acabe com velhos mitos sobre o mercado financeiro

Muitas pessoas deixam de investir por medo. O mercado financeiro sempre foi visto como difícil e distante da realidade. A leitura ajuda a mudar essa visão e mostra que a área não está tão longe da realidade. 

O conhecimento, aliado a tecnologia e a facilidade na hora de aplicar o dinheiro, faz parte do combo perfeito para você se tornar um investidor!

Livros de investimentos: escolha o melhor para iniciar a leitura!

As dicas são separadas por perfil de investidor, do iniciante ao experiente. Se você não sabe direito onde se encaixa, dê uma pausa nesse texto, e dê uma conferida no artigo Perfil de investidor: conheça os tipos e saiba qual o seu.

Agora que já sabe qual é o seu perfil, confira os títulos sobre investimentos!

Os melhores livros para investidores iniciantes

Está começando agora no mundo dos investimentos? Então já separa essa lista de leituras sobre investimentos para iniciantes!

1. Orçamento Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro – Nath Finanças

Esse livro traz um diferencial importante: ele dá dicas para pessoas de baixa renda. Muitas pessoas acreditam que entender de finanças e investimentos é apenas para quem ganha muito. Isso não é verdade!

Apesar do livro começar com conceitos básicos, ele também pode ser indicado para investidores mais experientes, mas que ainda possuem dificuldades com a organização do orçamento.

2. Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Bem similar ao anterior, ele foca em dicas financeiras para serem aplicadas no dia a dia do leitor. Com isso, ele te ajuda a se preparar para guardar dinheiro e, em seguida, entrar no mundo dos investimentos.

O livro foca em pessoas de classe média, que possuem uma condição um pouco melhor. E também pode ser aproveitado por quem já conhece de investimento e quer melhorar como cuida do próprio dinheiro.

3. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

O mundo dos investimentos começa a ser desvendado nessa indicação. Gustavo Cerbasi explica, de forma introdutória, os conceitos de renda fixa, variável, entre outros. O autor fala ainda sobre formas de multiplicar o dinheiro.

4. Ganhar mais, gastar menos, investir  – Denise Damiani e Cynthia Almeida

Esse livro possui um foco muito interessante: como as mulheres podem aumentar os ganhos, reduzir os gastos e investir. Baseado em mais de dez anos de pesquisa da autora Denise Damiani, ela parte das diferenças entre homens e mulheres no campo profissional para sugerir as estratégias.

5. Mulheres que lucram – Francine Mendes

Mais um título que foca nas mulheres que precisam melhorar a administração do dinheiro com foco no investimento. Neste caso, a autora traz ainda dicas de como pedir aumento salarial e buscar a independência emocional, que é necessária para independência financeira.

6. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Para aqueles que querem se preparar e passar o conhecimento, esse livro é obrigatório! Os autores focaram no despertar da inteligência financeira, mas também em como passar isso para os filhos. A premissa é que ter boas notas na escola não significa preparo para o mundo real e isso pode ser aplicado em todos os níveis de conhecimento. Logo, ele também pode ser lido por quem entende mais sobre investimentos.

Este título está há quase 20 anos como 1º lugar em finanças pessoais!

7. A psicologia do dinheiro – Dan Ariely

Esse livro usa histórias e conselhos práticos para desmistificar um assunto mais complicado. Para isso, o autor leva para o emocional e mostra como nossas escolhas financeiras são influenciadas pela emoção.

Assim, ele ajuda o leitor a entender o próprio processo de decisão, levando a escolhas mais inteligentes.

Leituras ideais para investidores com perfil conservador

Para quem busca segurança e ainda não se sente pronto para correr riscos, esses livros são indicados para aqueles que têm perfil de investidor conservador.

8. Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho – Thiago Nigro

A premissa desse livro é bem direta: é possível enriquecer gastando melhor, investindo melhor e ganhando mais. O autor Thiago Nigro é brasileiro e criador do canal “O Primo Rico”.

9. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Esse título pretende mudar a mentalidade do leitor em relação às práticas mais tradicionais na relação com o dinheiro. Especialmente aquelas conhecidas dentro de casa, com a família.

10. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Um clássico sobre como multiplicar riqueza usando como base os segredos de sucesso dos antigos babilônios. Isso é o que promete esse livro. O autor traz soluções sábias e atuais para evitar a falta de dinheiro, garantir renda para o futuro e desenvolver habilidades.

Bons livros para leitores com o perfil de investidor moderado

Para aqueles que já se permitem correr alguns riscos e possuem mais conhecimento sobre os investimentos, aqui está a lista de livros sobre investimento para quem tem um perfil moderado

11. Filosofias de Investimento – Aswath Damodaran

Além de apresentar as filosofias de investimento para curto, médio e longo prazo, o autor mostra como grandes investidores usaram cada uma delas. E como eles foram bem-sucedidos neste caminho!

12. Fora da Curva — Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau

Para quem gosta de um texto com estilo mais biográfico, esse livro traz histórias de alguns dos grandes investidores. Nele, você vai ver como essas pessoas administraram o dinheiro e como fizeram para ganhar cada vez mais!

13. Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

O autor, vencedor do Nobel de Economia, traz uma análise sobre como as notícias ruins impactam todos nós. Além de bons ensinamentos sobre ricos e o processo de tomada de decisão. O livro é indicado para todos os investidores que querem melhorar a forma como tomam decisões sobre os investimentos!

Leituras interessantes para quem já tem certa experiência com investimentos

Essa lista é para aqueles que já tem um conhecimento mais avançado, mas quer saber ainda mais! Os investidores com perfil experiente devem ficar de olho nos seguintes títulos:

14. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

O livro foca em axiomas – verdades incontestáveis – que podem ajudar o investidor a ter sucesso. Diferente do título anterior, ele é mais agressivo quanto ao risco e é indicado para os investidores mais experientes.

15. Ações Comuns Lucros Extraordinários – Philip Fisher

Esse livro pretende desenvolver a capacidade de análise do leitor. Para isso, ele utiliza as decisões de investimento de empresas e mostra o racional por trás de cada uma delas. Para quem pretende ter uma melhor capacidade de análise, esse livro é indispensável!

16. Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett – Mark Tier

O livro brasileiro reúne 23 hábitos que os dois investidores compartilham. Apesar de serem duas linhas de atuação diferentes, possuem formas de pensar semelhantes. E o leitor sai dessas páginas entendendo que há diversos caminhos para chegar ao sucesso!

17. Dominando o Ciclo de Mercado – Howard Marks

Toda economia tem ciclos de mercado. Partindo desse ponto, o autor utiliza sua experiência como base para ensinar ao leitor como se beneficiar de cada fase desses ciclos.

18. A lógica do Cisne Negro – Nassim Taleb

A capacidade de lidar com a teoria do Cisne Negro é o tema principal explorado por Nassim. Para quem lida com os investimentos, aprender a trabalhar com as eventualidades pode fazer toda diferença. 

Além disso, o autor traz o conceito de anti-fragilidade e como os cisnes negros do mercado podem ser benéficos.

19. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Apesar de estar nessa lista, esse é um clássico, indicado para todo mundo que quer saber mais sobre investimento!

Ele foca na diversificação de investimentos, assim como análise fundamentalista e alocação de ativos. O autor é um dos principais investidores da história dos Estados Unidos. Sem dúvida, ele tem muito a ensinar!

Da teoria para a prática com os Investimentos PagBank!

Explorar esses livros sobre investimentos aumenta a capacidade de tomar as melhores decisões para seu dinheiro. Porém, para que todo esse conhecimento se transforme em lucro, é preciso partir para a prática.

Com os Investimentos PagBank, os leitores podem explorar as possibilidades, de acordo com o perfil de investidor, e multiplicar o próprio dinheiro! 

O caminho para investir começa dessa forma:

  1. Acesse o super app PagBank;
  2. Vá em “Investimentos”;
  3. Clique em “Aplicar meu dinheiro”;
  4. Confira as opções disponíveis e escolha a sua;
  5. Por fim, clique em “Investir”.

Conheça os Investimentos PagBank e comece agora mesmo!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”