Como criar uma loja virtual? Confira 6 dicas para começar a vender online

Resumo do texto

  • Aprenda a criar uma loja virtual do zero;
  • Entenda a importância desse tipo de loja;
  • Veja 6 dicas para ter sucesso nas vendas online.

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Se você quer criar uma loja virtual, veio ao lugar certo. A opção de vender online tem ganhado muito espaço, possibilitando que empreendedores ofereçam seus produtos ou serviços a qualquer momento.

Essa presença no mundo digital é essencial para quem deseja aumentar o público e potencializar as vendas.

Para que você possa aproveitar as oportunidades desse ambiente, mostraremos seis passos para montar uma loja online. Também separamos algumas dicas para você iniciar essa jornada com o pé direito, confira!

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O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual, também conhecida como e-commerce ou comércio eletrônico, é um espaço digital na internet onde produtos ou serviços são oferecidos para venda aos consumidores. 

Ao contrário de uma loja física, os clientes acessam a loja por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets ou smartphones. O design do site é personalizado para refletir o estilo da marca e possui os seguintes elementos:

  • Catálogo e produtos/serviços com descrições dos itens;
  • Sistema de busca;
  • Carrinho de compras virtual;
  • Canal de comunicação com o consumidor;
  • Integração com sistemas de pagamento online e de envio de mercadorias.

O passo a passo para criar uma loja virtual

Agora que você entendeu as vantagens desse tipo de empreendimento, mostraremos como criar uma loja virtual. 

Escolha o nicho que sua loja atuará

Antes de criar o seu comércio eletrônico, você deve escolher em qual segmento quer atuar. Para isso, analise as opções do mercado (moda, eletrônicos, calçados, etc.), as demandas e a viabilidade do negócio para chegar a uma decisão.

Identifique o seu público-alvo

O público-alvo é um grupo para quem você irá direcionar esforços de venda. Por exemplo, se a ideia é abrir uma loja online de roupas esportivas femininas, ele será composto por mulheres que praticam alguma atividade física.

Com esta definição será mais fácil diferenciar o seu e-commerce da concorrência e atrair quem realmente tem interesse no produto. 

Crie personas para sua loja

Pensando nas características do público-alvo, construa os perfis de clientes ideais para o negócio, as personas. Isso deve incluir:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localidades;
  • Ocupação;
  • Renda.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas de mercado, formulários, etc.

Escolha uma plataforma para hospedar sua loja

É nessa plataforma que seus produtos ou serviços serão apresentados, então decida com cuidado. Avalie o quanto você pode investir no projeto, além de fatores como facilidade de uso, recursos, integrações com sistemas de pagamento e logística.

Defina seu modelo de negócio

A definição do modelo envolve a escolha entre vender: os próprios produtos, de terceiros, ou assinaturas. Essas decisões vão impactar no custo inicial, na necessidade de um galpão para estoque e, até mesmo, na lucratividade.

Afinal de contas, se você decidir revender produtos de outras empresas, precisará repassar parte do valor da venda.

Defina quem serão seus fornecedores

Busque fornecedores confiáveis que estejam alinhados com os seus princípios para evitar conflitos. Lembre-se que entregar produtos de qualidade e dentro do prazo são pontos importantes para atrair e fidelizar clientes.

Analise a concorrência

A concorrência do mercado de vendas online é acirrada. Por isso, é importante que você estude os concorrentes para se inspirar nos pontos fortes, criar diferenciais competitivos e encontrar oportunidades comerciais. 

Precifique seus produtos ou serviços

Ao estabelecer os preços das mercadorias, considere seus custos, margem de lucro e a média do mercado.

Também pode ser interessante pensar na estratégia de preços diferenciada e promoções para datas comemorativas. Por exemplo, oferecer descontos especiais na Black Friday, uma data aguardada por muitos consumidores em busca de boas ofertas online.

Aponte os canais de atendimento do seu negócio

Estabeleça por quais canais os clientes podem entrar em contato com você. Isso inclui e-mail, chat ao vivo, WhatsApp, telefone, redes sociais, entre outros. 

Independentemente do canal, ofereça atendimento personalizado para garantir uma boa experiência para seus clientes.

Qual a importância de ter um e-commerce?

O comércio eletrônico é uma fatia do mercado que está em expansão há algum tempo. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no ano passado, as lojas online registraram cerca de R$ 368,7 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 460 por cliente.

Além da possibilidade de entrar em um mercado lucrativo, quem abre uma loja online também tem outros benefícios:

  • Maior alcance de público;
  • Investimento inicial menor comparado ao de um estabelecimento físico;
  • Tem menos despesas com aluguel, salários e outros custos fixos;
  • Pode vender 24h por dia, todos os dias da semana.

6 dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Além de saber como criar uma loja virtual, é importante entender o que é preciso para o negócio ter sucesso. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a alcançar esse objetivo.

1. Defina um orçamento para sua loja

Estabeleça um orçamento considerando todas as despesas para criar e manter seu comércio virtual.

Inclua gastos com marketing, funcionários, frete, hospedagem do domínio eletrônico ou plataforma, e todos os custos do produto ou serviço que você pretende oferecer. 

Isso facilitará a tomada de decisões financeiras e evitará que você gaste mais do que pode.

2. Considere sua experiência profissional

Quando seu nicho de atuação estiver decidido, considere o que você já tem afinidade e gosta. É bem mais fácil e agradável trabalhar com algo assim, concorda? 

Então, na hora de decidir o nicho, avalie suas habilidades e experiência profissional. Veja também como elas podem ser aplicadas no dia a dia da loja.

A escolha por um nicho alinhado com seus conhecimentos pode acelerar o sucesso do empreendimento. Isso ocorre porque você estará capitalizando sobre aquilo que já sabe fazer bem.

3. Invista em marketing digital

Lembra quando falamos sobre orçamento? Uma parte do dinheiro deve ser usada para as campanhas e estratégias de marketing digital. Aproveite essas ações para atrair um público mais qualificado e aumentar suas conversões.

4. Defina onde você irá vender online

A plataforma de comércio eletrônico que você escolher deve conversar com a sua marca e com o público-alvo.

A boa notícia é que existem várias opções disponíveis no mercado. Conheça algumas:

Site

O investimento em um site próprio é alto! Afinal de contas, é preciso todo o trabalho de  desenvolvimento para colocá-lo no ar. Além de despesas com hospedagem, domínio e servidor. 

Por outro lado, seu negócio terá uma “casa” só dele. A URL (endereço eletrônico) possuirá o nome da marca, toda a identidade visual será personalizada, o que pode aumentar a percepção de qualidade do consumidor.

Marketplace

O marketplace é um shopping virtual, reunindo várias lojas online no mesmo espaço. Um exemplo é o Shopping PagBank.

Esse pode ser um bom começo para quem quer vender online, pois esse tipo de plataforma tem muitos acessos.

Para os clientes, é uma opção prática: fica fácil buscar pelos itens, é confiável e eles têm acesso às avaliações sobre os produtos.

Redes Sociais

Além de servir para divulgação, são espaços para realizar vendas. Nelas, você pode criar conteúdos de qualidade para atrair clientes e mostrar seus produtos. Também é um ótimo canal de comunicação direta com os seguidores da marca.

Você pode utilizar o link de pagamento para vender pelas redes sociais de forma simples e segura. Ele permite compras parceladas com apenas alguns cliques e o valor é recebido de uma só vez.

5. Verifique a segurança da sua loja

O uso de certificados e sistemas de proteção garantem a segurança da loja contra fraudes e golpes. Além disso, eles também protegem as informações sensíveis dos consumidores. 

Assim, você cria um ambiente de compras confiável, o que levará os clientes a realizarem novas compras.

6. Defina qual será o tipo de estoque da sua loja

O tipo de estoque que você escolher vai influenciar nos gastos e na logística. Por exemplo, se optar por estoque próprio, precisa ter um espaço para armazenar os produtos. Se quiser utilizar a revenda, terá menos despesa com local para guardar, mas o prazo de envio deve ser maior. 

Bônus: Ofereça variedade de pagamento para os clientes

Ao oferecer variedade de pagamento, como crédito, débito e Pix, você diminui a taxa de abandono do carrinho e aumenta as chances de fechar a venda. Além disso, a experiência de compra melhora, o que pode incentivar o cliente a retornar à sua loja.

O checkout de pagamento, por exemplo, possibilita o pagamento com cartão de crédito, débito online ou boleto bancário. Veja outras vantagens dessa ferramenta:

  • Transparência em cada transação;
  • Vendas no site ou pelo app do PagBank;
  • Integração com o Envio Fácil para encontrar as melhores opções de frete;
  • Auxilia na logística interna.

Como Criar uma Loja Virtual

Como integrar sua loja virtual com uma boa logística de e-commerce?

Para não ter problemas nas entregas de mercadorias e assegurar que os clientes tenham uma boa experiência, você precisa de um bom sistema de logística. Que pode ser:

  • Logística própria: você é responsável por gerir e realizar cada etapa do processo;
  • Logística parcialmente terceirizada: sua loja é responsável por estocar e embalar os itens, mas outra empresa – como os Correios – faz o envio do produto;
  • Logística terceirizada: uma empresa especializada cuida de todas as etapas, incluindo o estoque.

É importante lembrar que essa escolha impacta no valor do frete, influencia os preços de venda e o número de conversões.

Você também pode diminuir os custos com o Envio Fácil. Com ele, o lojista tem acesso a descontos e opções de frete, como Correios e Jadlog

Saiba como começar a usar o Envio Fácil agora mesmo!

PagVendas: o lugar perfeito para centralizar suas vendas!

O PagVendas tem tudo que você precisa para gerenciar sua loja virtual com eficiência e de forma gratuita. 

Acessando a ferramenta pelo celular, computador ou pelas maquininhas, dá para acompanhar tudo que acontece no seu negócio em tempo real, de onde você estiver.

Conheça alguns dos benefícios:

  • Controle de frente caixa em tempo real;
  • Gerenciamento de produtos e estoque de forma eficiente;
  • Agendamento de horários para atendimento ao consumidor;
  • Simulador para prever ganhos e ajustar estrategicamente os preços;
  • Gerenciar suas vendas e contatos de clientes;
  • Criar sua loja online;
  • Emitir notas fiscais facilmente;
  • Evitar filas e emitir cupons no modo evento;
  • Atrair e fidelizar clientes com o ClubePag;
  • Extrair relatórios detalhados de vendas e muito mais.

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