Como vender pela internet sem ter loja virtual?

solicitacao de pagamento pagseguro

Você pensa que para vender pela internet precisa necessariamente ter um site? Nada disso! Existe uma maneira muito simples de usá-lo para receber pagamentos pela internet: é só enviar um link por e-mail para o cliente e pronto.

Imagine que você tem uma página no Facebook, um blog ou um perfil no instagram sobre bijuterias e quer vender suas peças para as leitoras. Elas podem enviar um e-mail com o pedido e você, através de sua conta PagSeguro, envia um e-mail com a descrição da compra e um botão para que elas façam o pagamento, podendo escolher pagar com boleto, cartão de débito, de crédito e até parcelar.

Não precisa ter loja – toda vez que o cliente quiser comprar, você manda uma solicitação de pagamento, ele paga e você recebe na conta do PagSeguro.

Simples, né? Vamos conferir o passo a passo:

Acesse o PagSeguro e vá até a aba “Vender”:

Agora observe na barra verde a opção “Solicite pagamentos por e-mail” e clique nela.

Agora você chegou a esta tela. Clique na barra verde “Solicitar pagamentos agora”. Se for a primeira vez que você realiza esse acesso, precisará informar seus dados pessoais antes.


Agora é o momento de indicar quem é o cliente que será cobrado. Coloque o nome completo da pessoa e o e-mail. Certifique-se de que estão de acordo com o que ele informou.

Quer mandar a mesma solicitação para mais de um cliente? Sem problemas, basta clicar no ícone azul com um símbolo “+” e informar quem mais vai receber essa solicitação.

Feito? Então vamos agora colocar o nome produto e o seu preço (não se preocupe com vírgulas, apenas com os valores, pois o preenchimento é automático).

Note que colocar a quantidade e o código é opcional. Novamente, se desejar adicionar mais de um produto, clique no ícone azul com símbolo “+”, assim como você fez ao indicar mais clientes.

E como será o frete da entrega? Ao clicar nessa opção, que fica logo abaixo dos detalhes do produto, você poderá indicar se vai cobrá-lo, se o valor é fixo ou se vai ser calculado depois. Vale lembrar que esse preenchimento também é opcional. Se você está cobrando por um serviço, por exemplo, não precisa preencher nada disso.

A seguir, você tem a opção de inserir o logotipo da sua empresa. Isso dá mais credibilidade e ajuda o cliente a identificar de quem vem aquela cobrança. Ao clicar no ícone em azul que diz “Inserir uma imagem de um arquivo local”, basta escolher a imagem direto do seu computador e ela será enviada junto ao e-mail, desde que esteja de acordo com as especificações, é claro.

Você também pode personalizar a cor dos botões e links para combinar com seu logo:

Clicando na lupa sobre a imagem, você confere a prévia do e-mail que vai para o cliente:

E olha que legal: você pode, ainda, adicionar uma mensagem para o cliente, explicando, por exemplo, o que está sendo enviado, o valor cobrado e outros detalhes da negociação. Vale também apenas agradecer-lhe pela preferência.

Se quiser, você pode guardar esse texto para enviar a outros clientes no futuro, clicando em “Utilizar futuramente como modelo”:

Tudo certo? Bem, então clique em “Revisar antes de enviar” para se certificar de que não esqueceu de preencher nadinha e de que está tudo dentro dos conformes. Depois de clicar nesse botão, é esta a tela que você verá:

Conferiu as informações? Então pode mandar bala e clicar em “Confirmar envio”. A próxima tela mostrará o envio da solicitação de pagamento que será incluída à área “Minhas solicitações”, onde você poderá deixar tudo organizado e saberá o status de cada uma delas.

O cliente está demorando um pouco para pagar? Você pode até enviar um lembrete para ele de que a solicitação foi enviada. Para tanto, clique em “Ações”, que fica no fim da linha de cada uma das solicitações enviadas. Veja:

Pronto! Agora é só aguardar o pagamento por parte do cliente. A cada etapa, você recebe e-mails do PagSeguro sobre o andamento. É só ficar de olho para poder resgatar o pagamento no final.