Você pensa que para vender pela internet precisa necessariamente ter um site? Nada disso! Existe uma maneira muito simples de usá-lo para receber pagamentos pela internet: é só enviar um link por e-mail para o cliente e pronto.
Imagine que você tem uma página no Facebook, um blog ou um perfil no instagram sobre bijuterias e quer vender suas peças para as leitoras. Elas podem enviar um e-mail com o pedido e você, através de sua conta PagSeguro, envia um e-mail com a descrição da compra e um botão para que elas façam o pagamento, podendo escolher pagar com boleto, cartão de débito, de crédito e até parcelar.
Não precisa ter loja – toda vez que o cliente quiser comprar, você manda uma solicitação de pagamento, ele paga e você recebe na conta do PagSeguro.
Simples, né? Vamos conferir o passo a passo:
Acesse o PagSeguro e vá até a aba “Vender”:
Agora observe na barra verde a opção “Solicite pagamentos por e-mail” e clique nela.
Agora você chegou a esta tela. Clique na barra verde “Solicitar pagamentos agora”. Se for a primeira vez que você realiza esse acesso, precisará informar seus dados pessoais antes.
Agora é o momento de indicar quem é o cliente que será cobrado. Coloque o nome completo da pessoa e o e-mail. Certifique-se de que estão de acordo com o que ele informou.
Quer mandar a mesma solicitação para mais de um cliente? Sem problemas, basta clicar no ícone azul com um símbolo “+” e informar quem mais vai receber essa solicitação.
Feito? Então vamos agora colocar o nome produto e o seu preço (não se preocupe com vírgulas, apenas com os valores, pois o preenchimento é automático).
Note que colocar a quantidade e o código é opcional. Novamente, se desejar adicionar mais de um produto, clique no ícone azul com símbolo “+”, assim como você fez ao indicar mais clientes.
E como será o frete da entrega? Ao clicar nessa opção, que fica logo abaixo dos detalhes do produto, você poderá indicar se vai cobrá-lo, se o valor é fixo ou se vai ser calculado depois. Vale lembrar que esse preenchimento também é opcional. Se você está cobrando por um serviço, por exemplo, não precisa preencher nada disso.
A seguir, você tem a opção de inserir o logotipo da sua empresa. Isso dá mais credibilidade e ajuda o cliente a identificar de quem vem aquela cobrança. Ao clicar no ícone em azul que diz “Inserir uma imagem de um arquivo local”, basta escolher a imagem direto do seu computador e ela será enviada junto ao e-mail, desde que esteja de acordo com as especificações, é claro.
Você também pode personalizar a cor dos botões e links para combinar com seu logo:
Clicando na lupa sobre a imagem, você confere a prévia do e-mail que vai para o cliente:
E olha que legal: você pode, ainda, adicionar uma mensagem para o cliente, explicando, por exemplo, o que está sendo enviado, o valor cobrado e outros detalhes da negociação. Vale também apenas agradecer-lhe pela preferência.
Se quiser, você pode guardar esse texto para enviar a outros clientes no futuro, clicando em “Utilizar futuramente como modelo”:
Tudo certo? Bem, então clique em “Revisar antes de enviar” para se certificar de que não esqueceu de preencher nadinha e de que está tudo dentro dos conformes. Depois de clicar nesse botão, é esta a tela que você verá:
Conferiu as informações? Então pode mandar bala e clicar em “Confirmar envio”. A próxima tela mostrará o envio da solicitação de pagamento que será incluída à área “Minhas solicitações”, onde você poderá deixar tudo organizado e saberá o status de cada uma delas.
O cliente está demorando um pouco para pagar? Você pode até enviar um lembrete para ele de que a solicitação foi enviada. Para tanto, clique em “Ações”, que fica no fim da linha de cada uma das solicitações enviadas. Veja:
Pronto! Agora é só aguardar o pagamento por parte do cliente. A cada etapa, você recebe e-mails do PagSeguro sobre o andamento. É só ficar de olho para poder resgatar o pagamento no final.