Resumo do texto
- Confira o passo a passo para vender pelo WhatsApp;
- Saiba quais são as vantagens de apostar no delivery pelo WhatsApp;
- Veja dicas especiais para usar o WhatsApp e o delivery da melhor forma!
Vender pelo WhatsApp e entregar por delivery faz parte da rotina dos empreendedores brasileiros.
O aplicativo de mensagens é um dos meios favoritos dos clientes, e receber as compras por delivery facilitou a rotina corrida de toda a população.
E o seu negócio, utiliza o WhatsApp? Afinal de contas, todo mundo usa o “Zap” no dia a dia.
Se você é empreendedor e já identificou essa necessidade, precisa entender como vender pelo WhatsApp e as vantagens de apostar no delivery. Confira as dicas que separamos para você aumentar o faturamento do seu negócio!
Como vender pelo WhatsApp: um passo a passo para você!
Se você ainda não usa o WhatsApp para vender, pode perder clientes para concorrência! Porém, ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido. Com planejamento, e seguindo o passo a passo que preparamos, é possível oferecer mais esse tipo de atendimento!
1. Baixe o WhatsApp Business
A versão para negócios do WhatsApp, permite entrar em contato com mensagens personalizadas e respostas rápidas para clientes. Esses diferenciais facilitam a comunicação e agilizam o processo de atendimento.
2. Organize seu cardápio ou catálogo de produtos
Mais um diferencial da versão Business é a possibilidade de criar um catálogo ou cardápio. Você pode adicionar fotos e descrições personalizadas, assim como o preço de cada item. Quando o cliente acessar o seu perfil do WhatsApp, poderá visualizar os itens.
3. Divulgue seu contato
De que adianta vender pelo WhatsApp se ninguém sabe que ele existe? E, para compartilhar, é possível usar o Link do WhatsApp, assim, a pessoa clica e já cai direto na conversa! Praticidade e facilidade para vender mais.
4. Traga novidades – mas cuidado com o spam!
Não deixe de divulgar as novidades e as promoções. Mas, cuidado com o spam! Tenha certeza que o cliente está permitindo o uso do número dele para envio de mensagens. Você ainda pode usar a opção de listas de transmissão para abordar os clientes pelo WhatsApp.
5. Se dedique para atender seus clientes
Ter um WhatsApp para seu negócio e não responder o cliente, é como ter um número de telefone que ninguém atende. Então, se você quer implementar esse canal de contato com o público, esteja preparado para dar a atenção devida.
6. Crie links de pagamentos para facilitar as vendas
Se todo o contato já é feito via WhatsApp, a venda também pode acontecer por lá. Com um Link de Pagamento, é possível fazer a cobrança para o cliente sem sair da conversa. Assim, a pessoa não precisa ser encaminhada para outro site e você não corre o risco de perder a venda.
7. Não se esqueça do pós-venda
Não esqueça o cliente depois da venda feita! O WhatsApp, também pode ser um importante meio de comunicação para garantir um pós-venda de qualidade. Tire eventuais dúvidas com a mesma velocidade e procure ajudar caso tenha algum problema.
Quais as vantagens em apostar no delivery pelo WhatsApp?
Está pensando em criar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp só porque a concorrência está fazendo o mesmo?
Existem vários benefícios para sua marca usar o WhatsApp para o delivery. Veja alguns deles:
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Melhoria no atendimento
A conversa acontece diretamente entre cliente e marca. Não há terceiros envolvidos na troca de mensagens. As dúvidas podem ser respondidas de forma rápida e direta, melhorando a experiência e fidelizando o cliente.
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Redução de custos
Você vai ganhar uma melhoria no atendimento sem precisar gastar nada! Ou seja, aumenta o faturamento e ainda economiza na implementação de um novo processo.
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Criação de base de contatos
Quando a venda é feita pelo WhatsApp o número fica registrado e você pode começar a criar uma base de contatos. Mais tarde, mande mensagens de aviso com a divulgação de novas promoções ou cupons de frete grátis para atrair os clientes de volta.
Dicas extras para receber ainda mais pedidos pelo WhatsApp!
Agora você já sabe por onde começar e ficou claro como o uso do WhatsApp pode beneficiar seu negócio. Para te auxiliar, conheça estratégias inovadoras que podem atrair ainda mais clientes e pedidos!
Como abordar um cliente pelo WhatsApp?
Uma das características do aplicativo é o uso pessoal. Por isso, quando for conversar com os clientes, mantenha uma linguagem informal, mas educada e respeitosa.
Você pode usar os emojis e, até mesmo, os áudios, mas sempre com cuidado, para que a informação fique clara para todos.
Como elaborar um script de vendas?
Montar um script de vendas para o atendimento pelo WhatsApp pode ajudar mais do que você imagina! Com esse passo a passo, as conversas se tornam mais eficientes e a chance de realizar a venda aumenta!
Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp?
Faça a configuração de mensagens automáticas, mas não esqueça da personalização! Em horários que sua equipe não está disponível, configure uma mensagem alertando sobre o horário de atendimento.
Para isso, faça o seguinte:
- Clique em “Ajustes” no WhatsApp Business;
- Vá em “Ferramentas do negócio”;
- Configure uma mensagem de boas-vindas e outra para quando não estiver online.
Grupos ou listas de transmissão?
Para mandar mensagens para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, você tem duas opções: os grupos e as listas de transmissão. A diferença é que no caso da segunda ferramenta, a pessoa recebe a mensagem sem saber que está em uma lista.
Já colocar uma pessoa em um grupo sem perguntar, não é de bom tom, pois divulga o número para outros usuários que também estão no grupo. Caso queira usar a opção dos grupos, faça um convite e espere o usuário entrar por conta própria.
Como posso usar o status do WhatsApp?
O status do WhatsApp funciona como os stories do Instagram. Uma postagem rápida, que some após 24 horas. É possível usar essa ferramenta para divulgar promoções de última hora, dar recados ou divulgar novidades.
Link de Pagamento: o seu parceiro para vender em todos os momentos
Com planejamento e organização, o WhatsApp se torna uma importante ferramenta na estratégia do negócio. E na hora de vender, o Link de Pagamento é o parceiro ideal!
Com ele, você personaliza a cobrança e encaminha o link para a pessoa no aplicativo. Simples assim!
Para criar um Link de Pagamento no super app PagBank, é super simples. Dá uma conferida no passo a passo:
- Vá no super app PagBank e clique em “Vendas”;
- Selecione “Link de Pagamento”;
- Clique em “Criar Link de Pagamento”;
- Escreva o nome do produto e o valor;
- Preencha as informações extras, como frete e parcelamento, caso queira;
- Confirme as informações e clique em “Criar Link de Pagamento”.