Resumo do texto
- Conheça a Cyber Monday;
- Entenda por que a data é tão importante quanto a Black Friday;
- Impulsione suas vendas com 7 dicas selecionadas.
A Cyber Monday é uma data muito interessante para os donos de negócio. Ela acontece na segunda-feira após a Black Friday, e é um evento que atrai milhões de consumidores em busca de boas ofertas. Em 2023, ela será realizada no dia 27 de novembro.
No Brasil, esse dia também está se tornando cada vez mais popular. Então, se você tem uma loja online, é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e alcançar novos clientes.
Porém, para atingir esses objetivos, é preciso se preparar. Entenda o que é a Cyber Monday e veja como melhorar seu faturamento nesse dia repleto de promoções.
O que é a Cyber Monday?
A Cyber Monday, traduzida para o português como “segunda-feira cibernética” ocorre sempre na segunda-feira após a Black Friday. Ela tem como objetivo estender as ofertas para dar vazão aos produtos que não foram vendidos na sexta.
No Brasil, a Cyber Monday acontece desde 2012 e é uma forma de aumentar o faturamento, garantir recursos para o Natal e renovar o seu estoque.
Para isso, você pode aproveitar a segunda em si ou utilizar a semana inteira para descontos. É o que chamamos de Cyber Week.
Qual a origem da Cyber Monday?
A primeira Cyber Monday aconteceu em 2005, nos Estados Unidos. O evento foi criado depois que a Federação Nacional de Varejo percebeu que as lojas online tinham um aumento significativo nas vendas na segunda-feira após o dia de Ação de Graças.
Inicialmente, as ofertas eram focadas em produtos eletrônicos, porém, atualmente engloba outros segmentos.
Tendências da Cyber Monday no Brasil este ano!
Em um mercado digital em constante evolução, a necessidade de acompanhar as tendências se torna ainda mais evidente. Este ano, durante a Cyber Monday, três novidades prometem impactar a maneira como lojistas e consumidores interagem:
- Uso de dispositivos móveis: em 2022, 61% das compras online no Brasil foram realizadas por meio de aparelhos portáteis. A expectativa é que esse número cresça ainda mais, por isso é fundamental investir em uma boa experiência de compra;
- Maior engajamento nas redes sociais: no último ano, 74% dos consumidores brasileiros utilizaram plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para encontrar informações sobre a Cyber Monday. Use seus perfis nas redes como uma vitrine da sua loja e interaja com os consumidores;
- Cupons de desconto: O uso de cupons online disparou. Uma pesquisa mostrou um aumento de 188% nessa estratégia nos primeiros cinco meses de 2022, comparado a 2021. Analise se a oferta é relevante para o público-alvo, faça os cálculos para não ter prejuízo e use essa estratégia!
Se você é lojista, esteja atento a essas tendências para criar estratégias efetivas e impulsionar suas vendas.
Por que aproveitar a Cyber Monday mesmo depois da Black Friday?
Apesar de ter começado como um dia voltado para comércio online, a data é estratégica também para as lojas físicas.
Afinal, ela é uma chance de aproveitar o clima de compras, impulsionar as vendas e queimar o estoque que não foi vendido na Black Friday.
Como muitas pessoas utilizam os descontos para adiantar os presentes de Natal, negócios que preparam uma estratégia para os dois dias têm maior chance de aumentar a visibilidade da marca e atrair mais clientes.
Como preparar seu negócio para a Cyber Monday 2023?
Confira dicas para aproveitar todo o potencial da Cyber Monday e movimentar seu negócio:
1. Ofereça descontos atrativos
Ter boas ofertas é fundamental, afinal é o que os consumidores esperam. Além disso, essa data é muito concorrida, então, para se destacar, ofereça combos, frete grátis, ofertas relâmpago, brindes, etc.
Porém, para não ter prejuízo, é necessário calcular com cuidado a sua margem de lucro sobre os produtos e só então definir os descontos.
2. Tenha uma estratégia operacional sólida
Toda a operação deve estar preparada para receber o aumento de tráfego de clientes e transações. Isso inclui verificar servidores, sistemas de pagamento online e se o site está carregando como deveria. Assim, você consegue garantir uma boa experiência de compras para os consumidores.
3. Prepare sua equipe
O tráfego mais intenso pode gerar problemas no site, como carregamento lento das páginas e dificuldade de pagar as compras. Por isso, seu time precisa estar pronto para lidar com eventos adversos e evitar reputação negativa para o negócio.
Treine a equipe para lidar com um aumento no volume de consultas e pedidos, certificando que eles conheçam bem as ofertas, políticas de entrega, troca e devolução.
4. Faça um planejamento antecipado
Defina quais produtos estarão em promoção e como será feita a divulgação das ofertas. Esse planejamento é essencial para um ótimo desempenho das vendas e também para evitar imprevistos no grande dia.
5. Organize seu estoque
Faça uma projeção das vendas para antecipar as demandas dos clientes e garantir que existem produtos disponíveis em estoque.
Você pode até se basear no desempenho da loja na Black Friday para isso. Analise se alguns dos itens mais vendidos ainda estão disponíveis e crie promoções com gatilho de urgência como “últimas peças” e “aproveite enquanto dá tempo!”.
Com essa ação simples, você evita clientes frustrados por causa de itens esgotados e carrinhos abandonados no seu site.
6. Prepare seus canais de comunicação para a demanda
O suporte ao cliente também influencia na experiência de compra. Então, fique de olho no site e nas redes sociais para responder dúvidas, comentários ou reclamações rapidamente.
Uma alternativa para aliviar a carga dos colaboradores é implementar assistentes virtuais para lidar com perguntas e consultas simples.
7. Crie uma campanha omnichannel
Na hora de planejar sua estratégia de venda e divulgação, considere os diferentes canais de comunicação à sua disposição, como e-mail marketing, redes sociais, anúncios online, etc.
Um sistema omnichannel torna o atendimento mais personalizado, pois o cliente pode escolher como prefere ser atendido, e-mail ou WhatsApp, por exemplo. Além de ser uma excelente forma de estar presente em diferentes plataformas virtuais.
O que pode ser vendido na Cyber Monday em 2023?
Como você viu alguns tópicos acima, o foco inicial da Cyber Monday eram os itens eletrônicos. Porém, nos últimos anos, vários outros segmentos aderiram ao evento para aumentar os lucros em novembro. Em 2022, por exemplo, o grupo de Alimentos e bebidas teve aumento de 20,4% nos pedidos na data.
Apesar dessa mudança, produtos ligados à tecnologia ainda são muito procurados. Segundo o mapeamento da Cyber Monday Brasil, os itens mais procurados em 2022 foram:
- Notebooks;
- Smartphones;
- Games;
- Gadgets;
- Aspirador de pó portátil;
- Smart TVs;
- Assistentes virtuais;
- Kindle (leitor digital).
Prepare seu negócio com o PagBank!
Aproveitar a Cyber Monday 2023 pode aumentar o faturamento da sua loja no final do ano e fazer com que seu negócio ganhe novos clientes.
Mas, para isso, é preciso estar pronto para lidar com o aumento da demanda e no alto número de pedidos. Com o PagBank, você tem as ferramentas ideais para aproveitar o melhor dessa data:
Link de Pagamento
O Link de Pagamento PagBank é uma ferramenta estratégica para quem quer aproveitar todos os canais disponíveis para vender! Afinal de contas, com ele, é possível usar as redes sociais, e-mail e, até mesmo, o WhatsApp para fechar uma transação.
Checkout PagBank
Com o Checkout PagBank, o processo de compras no seu site fica mais simples e prático. Seu cliente precisará de poucos cliques para garantir o produto que ele quer! Tudo isso, sem perder a segurança e a confiança.
Envio Fácil
Vender online é ótimo, mas ter uma solução para envios mais baratos e seguros é muito importante! Afinal de contas, o processo de compra só termina quando o cliente recebe o item adquirido. Com o Envio Fácil do PagBank, você pode usar o sistema dos Correios ou transportadora e chegar ainda mais longe!
Aproveite as soluções do PagBank para uma Cyber Monday de sucesso!