Modalidades de frete para e-commerce: conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Resumo do texto

  • Veja quais são as modalidades de frete mais comuns;
  • Conheça vantagens e desvantagens de cada uma delas;
  • Saiba como escolher a melhor opção para o seu negócio.

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Quem vende pela Internet precisa ter atenção redobrada com frete. Afinal, ele influencia na decisão de compra e impacta diretamente as vendas do mês. Quando caro ou demorado a clientela desiste da compra. Quando barato e confiável as vendas ocorrem facilmente. 

Já percebeu que algumas compras foram deixadas de lado lá no final do processo, quando o cliente descobre as informações da entrega?

Essa situação está acontecendo com frequência no seu negócio? Então, talvez seja o momento para pensar nas modalidades de frete e entender quais delas atendem melhor as necessidades de quem compra com você.

Conheça as modalidades de frete mais comuns no comércio eletrônico

Frete por região

O frete por região é a modalidade mais conhecida e usada na Internet. O valor é calculado com base no endereço, nas dimensões e peso do pacote.

Na hora de fechar a compra, o cliente preenche a tabela com seu CEP e descobre quais são os preços, as formas de envio (exemplo: Sedex ou PAC) e os prazos de entrega.

Pontos positivos

  • você pode pagar apenas parte do valor e deixar o restante sob responsabilidade do comprador;
  • é possível fechar parceria com mais de uma transportadora para oferecer diversas opções a quem compra;
  • possibilidade de repassar todo o custo para o cliente.

Pontos negativos

  • o valor muda de acordo com o produto comprado, o que pode dificultar a venda de itens maiores e mais pesados;
  • quem mora longe pode desistir da compra devido ao custo, optando por concorrentes mais próximos.

Frete fixo

Opção com preço único para enviar qualquer produto. Em algumas lojas, em vez de um valor só, o frete é dividido em faixas de preço conforme a encomenda (ou a região para onde ela será enviada).

Pontos positivos

  • cliente conhece o valor antes de começar a compra, o que pode diminuir as desistências;
  • pode ser usado para atrair consumidores como gatilho para a venda (ex: compre qualquer item e pague só R$ 10 de frete);
  • o preço costuma ser mais vantajoso, especialmente para quem mora longe.

Pontos negativos

  • lojista pode gastar um valor alto no envio (a quantia cobrada do cliente é fixa, mas, para a transportadora, o preço segue variando conforme a distância e o tamanho do pacote);
  • a margem de lucro em alguns produtos pode ficar pequena por conta dos custos da entrega;
  • se o local for muito distante, o frete fixo pode gerar prejuízo, então, nem sempre é recomendado oferecer essa modalidade para todo o Brasil.

Frete fidelizado

Criado para estimular novas vendas. Geralmente, após duas ou três compras, a loja oferece um benefício, como desconto no valor da entrega ou frete grátis.

Pontos positivos

  • pode ser aquele diferencial que seus concorrentes não oferecem;
  • pode ser usado como uma opção para atrair e fidelizar clientes;
  • serve de estímulo para o cliente aumentar o número de pedidos.

Pontos negativos

  • o lojista fica responsável pelo custo no momento em que oferece desconto ou envio grátis;
  • pode diminuir a margem de lucro em algumas compras;
  • é preciso definir bem as regras para não gerar confusão e reclamações.

Frete expresso

Modalidade de frete que entrega as encomendas em menos tempo. Se o cliente mora na mesma cidade ou região que o lojista, o pacote pode chegar até no mesmo dia.

Pontos positivos

  • excelente opção para agradar quem precisa receber o produto com urgência;
  • pode servir como “opção extra” e a loja pode deixar claro que todo o custo é de responsabilidade do cliente;
  • é uma opção a ser usada como diferencial para atrair pessoas e criar promoções.

Pontos negativos

  • o valor pode ser alto e desagradar os clientes;
  • é preciso encontrar bons parceiros para que não haja atrasos;
  • não é uma opção que funciona para todas as regiões, quanto mais longe o destino, mais complicado fica o oferecimento do envio expresso.

Frete grátis

A opção mais desejada! Nela, quem compra não paga nada e o custo fica com o lojista.

Pontos positivos

  • pode ser usado para atrair e conquistar a confiança de clientes;
  • funciona muito bem em promoções;
  • ajuda a aquecer as vendas, inclusive de itens que estão parados no estoque há mais tempo.

Pontos negativos

  • é preciso calcular bem os custos para não ter prejuízos;
  • a margem de lucro das vendas pode cair bastante e fazer com que você tenha que subir o preço dos produtos;
  • talvez seja necessário trocar as embalagens por outras menores para reduzir os custos.

Como escolher a melhor opção para meu negócio?

Comece analisando as últimas vendas. Confira quais foram as regiões com mais pedidos, qual o valor base cobrado no frete e o ticket médio do seu negócio (o valor médio das vendas em um período).

Fazendo essa análise, imagine que você percebeu que a maioria dos seus clientes estão a uma distância de 200 km, o custo médio de envio é de R$ 15 e o ticket gira em torno de R$ 500.

Neste cenário, a clientela não mora tão longe, o despacho não tem custo elevado e a média de compras é alta. Isso significa que é possível oferecer uma promoção de frete grátis ou de preço fixo sem problemas para o bolso da empresa.

Agora, imagine que a maioria mora a mais de 500 km de distância, o custo médio de envio é R$ 30 e o ticket é de R$ 250.

Aqui, a margem de lucro é menor e o preço dos pacotes é mais alto. Com isso, dificilmente você será capaz de ter bons resultados se oferecer frete grátis, e até o preço fixo vira um desafio.

Fica a dica: não defina nada sem antes fazer as contas, verifique o histórico e respeite o seu lucro.

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