Dia Mundial do Combate ao Câncer: entenda o objetivo dessa data e veja dicas de saúde!

Resumo do texto

  • Saiba qual é o objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer;
  • Confira algumas dicas para se prevenir da doença;
  • Veja como o PagBank Saúde ajuda a cuidar da sua saúde.

PagBank Saúde: assistência para você e sua família!

 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer ou Dia Mundial do Câncer acontece no dia 4 de fevereiro. A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O câncer é uma doença que ainda gera dúvidas, apreensão e medo na população. Por isso, ações como essa, procuram aumentar a conscientização nas pessoas, para que elas possam entender melhor o diagnóstico e lidar com a situação de forma tranquila e objetiva.

Além disso, são em dias como esse, que acabamos reforçando a importância dos cuidados com a saúde. Não só na prevenção ao câncer, mas na mudança do estilo de vida, em busca de um futuro mais saudável.

O que é e como surgiu o Dia Mundial do Combate ao Câncer?

O Dia Mundial do Combate ao Câncer é uma iniciativa mundial que busca informar e conscientizar a população sobre este conjunto de doenças. Além disso, as organizações procuram envolver governos e órgãos públicos para que eles se mobilizem no combate à doença.

Aqui no Brasil, nós temos também o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27/11. O objetivo é o mesmo: conscientizar os brasileiros da importância de adotar hábitos saudáveis e olhar para o seu dia a dia com mais cuidado.

Qual a importância do Dia do Combate ao Câncer?

A data tem como objetivo informar sobre a doença para que as pessoas que tiverem o diagnóstico e seus familiares entendam o que está acontecendo. Além disso, auxilia a  quebrar tabus e reduzir o medo.

Além disso, é importante lembrar que há formas de se prevenir contra determinados tipos de câncer. Por exemplo, o câncer de pele pode ser evitado ao tomar medidas como o uso de proteção solar.

Veja alguns cuidados para prevenir o câncer:

O câncer tem diferentes causas, desde fatores genéticos até o estilo de vida e o ambiente em que vive. Porém, quase 90% dos casos estão associados às causas externas. Isso significa que a prevenção ao câncer é possível. Veja algumas dicas:

Tenha uma alimentação saudável

Não só para o câncer, a alimentação saudável previne o surgimento de diversas doenças que podem afetar seriamente a saúde. Sempre que possível, evite comer alimentos processados, controle a ingestão de gordura e beba bastante água!

Faça exercícios regularmente

Junto com a alimentação equilibrada, a prática de exercícios é o combo ideal para o cuidado diário com a saúde. Se você tem uma agenda apertada e não consegue ir à academia, pode encontrar caminhos alternativos.

Use escadas ao invés de elevador, saia para caminhar na hora do almoço, mesmo que seja por 15 ou 20 minutos. Nos fins de semana, pratique atividades ao ar livre e opte por programas que permitem que você se exercite.

Cuide da sua pele ao se expor ao sol

Como moramos em um país tropical, o sol pode ser um grande vilão no cuidado com a saúde. O combate ao câncer de pele começa por aqui! Procure pegar sol no horário mais seguro, antes das 10h e depois das 18h. 

Não esqueça de usar protetor solar, mesmo que seja apenas para trabalhar, a exposição no trajeto já pode ser perigosa. Além da sua pele não ressecar demais, você se protege contra o câncer de pele.

Evite fumar e consumir álcool em excesso

Tanto o cigarro quanto o álcool agridem o corpo humano de diferentes formas. Além de serem perigosos e diretamente ligados ao desenvolvimento do câncer, podem acabar contribuindo para outros problemas de saúde.

Se você fuma ou bebe, procure ajuda médica para reduzir o uso das substâncias e, até mesmo, parar de vez! Sua saúde e seu futuro vão agradecer!

Coloque suas vacinas em dia

A tecnologia médica evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, há vacinas importantes no combate ao câncer. Para mulheres de 9 a 14 anos e homens de 11 a 14 anos, é essencial tomar a vacina contra o HPV. O vírus, que nas meninas pode desenvolver câncer de colo de útero, deve ser combatido desde cedo.

Além disso, a vacina contra Hepatite B previne o câncer de fígado e deve estar atualizada na sua carteira de vacinação.

Faça os exames preventivos

O cuidado com a saúde não acaba no combate diário. É essencial manter os exames preventivos atualizados. Só assim, é possível identificar, com antecedência, qualquer irregularidade no corpo. Por menor que seja, quanto antes for descoberta, maiores as chances de tratamento e cura.

Não espere chegar os meses de campanha, como Março Lilás, Outubro Rosa e Novembro Azul para se cuidar! Procure agora seus médicos de confiança!

Como o PagBank te ajuda a cuidar da saúde?

Mudar os hábitos diários pode ser difícil, mas é essencial para os cuidados com a saúde. Mas, não é só isso! Como você viu acima, o Dia Mundial do Combate ao Câncer fala de conscientização e prevenção. E para prevenir, é preciso manter os exames em dia.

Com o PagBank Saúde, esse processo não precisa se tornar uma grande dor de cabeça. O serviço de assistência para você e sua família garante:

  • Agendamento de exames com praticidade, direto pelo super app PagBank;
  • Desconto de até 70% na realização de exames;
  • Economia de, no mínimo, 20% em medicamentos nas farmácias credenciadas;
  • Pacote cirúrgico exclusivo.

Veja como é fácil contratar o PagBank Saúde

Não espere chegar campanhas como a do Dia Mundial de Combate ao Câncer para cuidar de você e da sua família. Com a assistência do PagBank Saúde, você pode manter seus exames e consultas em dia.

Veja como é fácil fazer a contratação:

  1. Acesse o super app PagBank;
  2. Vá em “Produtos e Serviços”;
  3. Clique em “Seguros” e depois vá em “PagBank Saúde”;
  4. Selecione o plano, vigência e o método de pagamento que preferir;
  5. Finalize confirmando a contratação.

Pronto! Para agendamento de consultas e exames, não há carência, você já pode usar. Para os descontos em medicamentos, é preciso aguardar 24 horas.

Contrate o PagBank Saúde e fique atento aos cuidados com a saúde!

Para contratar o PagBank Saúde é necessário abrir conta de pagamento (apenas para CPF), sujeita a análise cadastral pelo PagBank. O PagBank Saúde é um programa de acesso à saúde particular com preços reduzidos, não é um plano de saúde e nem um seguro saúde. Para saber os valores das consultas médicas, exames e odontologia devem ser consultados em nossos canais de atendimento. O PagBank Saúde é uma parceria com a TEM Saúde. Dependentes elegíveis: cônjuge, pai, mãe, sogros, filhos e enteados até 21 anos. Desconto disponível somente em farmácias credenciadas.