Resumo do texto
- Trabalhar com espaço físico precisa de cuidados extras;
- Pense na experiência do cliente para evitar erros;
- Veja como o PagVendas pode te ajudar!
Quem tem um ponto de venda físico sabe que é preciso ter atenção extra com algumas tarefas específicas, como estoque, vitrine e limpeza da loja. E se não tiver esse cuidado, a experiência do cliente pode sair prejudicada.
Por isso, conheça 7 erros comuns e veja algumas dicas para resolvê-los!
Boa leitura!
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Os 7 erros mais comuns em pontos de venda
Além da preocupação com o ambiente, a preparação de vitrine e o treinamento dos funcionários, há outras coisas que não devem ser esquecidas.
Não cuidar do estoque
O estoque é o bem mais valioso dentro de uma loja, por isso, é preciso sempre mantê-lo abastecido e com supervisão.
Para sua tranquilidade, o PagVendas possui uma seção inteira dedicada a facilitar a sua gestão de produtos.
Com os relatórios do app, é possível ter dados:
- sobre a quantidade de itens disponíveis;
- do custo dos produtos que estão parados;
- de qual o valor do estoque quando ele for vendido;
- o que está acabando e precisa de reposição.
Oferecer poucas opções de pagamento
Uma das piores coisas que pode acontecer na sua loja é um cliente escolher um produto, mas não conseguir comprar, pois seu negócio não aceita o meio de pagamento escolhido. Além de uma experiência de compra negativa, isso pode prejudicar o marketing boca a boca e seu caixa.
Com as maquininhas PagSeguro e o PagVendas, você vai aceitar diversas formas de pagamento, como:
- QRCode;
- crédito: Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Hiper, American Express, Diners e Cabal;
- débito: Maestro, Visa Electron, Elo, Banricompras e Cabal;
- refeição/voucher: Alelo, Ben, Sodexo, Ticket e VR.
Não registrar as vendas fiado
Caso seu negócio tenha alguns clientes fixos que compram fiado, é preciso ter ainda mais controle. Depender apenas da memória ou de papéis anotados pode resultar em prejuízo no final do mês.
Com o PagVendas, tudo isso fica registrado em um único sistema. Ou seja, no app é fácil saber quem está devendo, quanto e qual o prazo para pagamento. Nada de prejudicar o seu lucro por causa de compras que não foram pagas.
Ignorar os produtos mais vendidos
Saber quais os produtos favoritos do seu público é importante em diversos momentos, principalmente na hora de criar promoções e na reposição de estoque.
Mas, como ter esse controle? Com o PagVendas, é claro. Com ele é fácil saber os 5 produtos que mais vendem em sua loja e assim tomar decisões rápidas e sem erros.
Desconsiderar qual produto dá mais lucro
Nem sempre os produtos mais vendidos são os que dão mais lucro. Por exemplo, em uma padaria o produto que mais sai pode ser a balinha que fica no caixa, mas o que mais dá lucro é o engradado de refrigerante.
A boa notícia é que com o PagVendas fica ainda mais simples perceber essa diferença. O sistema calcula quais os itens que geraram mais retorno durante um determinado período de tempo e a utilização de indicadores de vendas vai ajudar você a entender outras métricas importantes do seu negócio.
Deixar de fazer o controle de comissão
Se no seu negócio os funcionários ganham comissão em cada venda, é preciso ainda mais controle para saber, exatamente, quem foi o responsável pelo pedido.
Com o PagVendas, você cadastra o que cada colaborador vendeu na mesma hora. No final do mês, ou na hora de pagar, é só puxar o relatório daquele vendedor de sucesso. As chances de erro diminuem e sua equipe fica mais tranquila.
Fazer controle e emissão das notas fiscais à mão
Emitir nota fiscal é essencial para manter o seu negócio em dia com a Receita Federal. Por isso, essa etapa merece uma atenção especial, pois um erro pode causar prejuízos e processos.
Para evitar ter problemas, é possível automatizar essa etapa com a ajuda do PagVendas. Com ele, você tem:
- parametrização SAT;
- emissão de nota fiscal pelo app;
- envio XML de nota fiscal;
- impressão de ticket de evento.
Qual a importância de uma boa experiência no ponto de venda?
Pensar no ponto de vendas como um ponto de experiência é o que precisamos ter em mente quando falamos de loja física.
Tudo que acontece dentro daquele espaço, desde a música que está tocando até o atendimento, vai impactar diretamente no cliente.
Uma experiência de compra positiva faz com que o cliente gaste mais dentro da loja, já que é um lugar que ele gosta de estar, faz com que ele volte mais vezes, se tornando fiel e que ele indique para outras pessoas. Ou seja, uma série de vantagens para sua empresa.
No PDV ou na loja online, o Pag está com você
Você viu que o PagVendas te ajuda a evitar os erros que podem prejudicar o seu desempenho no ponto de venda, mas, não é só na loja física que ele está com você.
Mas se o seu canal de venda é digital, o PagVendas também vai estar com você.
Esse é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.