Como evitar cometer os 7 erros comuns para quem trabalha com ponto de venda

Resumo do texto

  • Trabalhar com espaço físico precisa de cuidados extras;
  • Pense na experiência do cliente para evitar erros;
  • Veja como o PagVendas pode te ajudar!

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Quem tem um ponto de venda físico sabe que é preciso ter atenção extra com algumas tarefas específicas, como estoque, vitrine e limpeza da loja. E se não tiver esse cuidado, a experiência do cliente pode sair prejudicada.

Por isso, conheça 7 erros comuns e veja algumas dicas para resolvê-los!

Boa leitura!

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Além da preocupação com o ambiente, a preparação de vitrine e o treinamento dos funcionários, há outras coisas que não devem ser esquecidas.

Não cuidar do estoque

O estoque é o bem mais valioso dentro de uma loja, por isso, é preciso sempre mantê-lo abastecido e com supervisão.

Para sua tranquilidade, o PagVendas possui uma seção inteira dedicada a facilitar a sua gestão de produtos.

Com os relatórios do app, é possível ter dados:

  • sobre a quantidade de itens disponíveis;
  • do custo dos produtos que estão parados;
  • de qual o valor do estoque quando ele for vendido;
  • o que está acabando e precisa de reposição.

Oferecer poucas opções de pagamento

Uma das piores coisas que pode acontecer na sua loja é um cliente escolher um produto, mas não conseguir comprar, pois seu negócio não aceita o meio de pagamento escolhido. Além de uma experiência de compra negativa, isso pode prejudicar o marketing boca a boca e seu caixa.

Com as maquininhas PagSeguro e o PagVendas, você vai aceitar diversas formas de pagamento, como:

  • QRCode;
  • crédito: Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Hiper, American Express, Diners e Cabal;
  • débito: Maestro, Visa Electron, Elo, Banricompras e Cabal;
  • refeição/voucher: Alelo, Ben, Sodexo, Ticket e VR.

Não registrar as vendas fiado

Caso seu negócio tenha alguns clientes fixos que compram fiado, é preciso ter ainda mais controle. Depender apenas da memória ou de papéis anotados pode resultar em prejuízo no final do mês.

Com o PagVendas, tudo isso fica registrado em um único sistema. Ou seja, no app é fácil saber quem está devendo, quanto e qual o prazo para pagamento. Nada de prejudicar o seu lucro por causa de compras que não foram pagas.

Ignorar os produtos mais vendidos

Saber quais os produtos favoritos do seu público é importante em diversos momentos, principalmente na hora de criar promoções e na reposição de estoque.

Mas, como ter esse controle? Com o PagVendas, é claro. Com ele é fácil saber os 5 produtos que mais vendem em sua loja e assim tomar decisões rápidas e sem erros.

Desconsiderar qual produto dá mais lucro

Nem sempre os produtos mais vendidos são os que dão mais lucro. Por exemplo, em uma padaria o produto que mais sai pode ser a balinha que fica no caixa, mas o que mais dá lucro é o engradado de refrigerante.

A boa notícia é que com o PagVendas fica ainda mais simples perceber essa diferença. O sistema calcula quais os itens que geraram mais retorno durante um determinado período de tempo e a utilização de indicadores de vendas vai ajudar você a entender outras métricas importantes do seu negócio.

Deixar de fazer o controle de comissão

Se no seu negócio os funcionários ganham comissão em cada venda, é preciso ainda mais controle para saber, exatamente, quem foi o responsável pelo pedido. 

Com o PagVendas, você cadastra o que cada colaborador vendeu na mesma hora. No final do mês, ou na hora de pagar, é só puxar o relatório daquele vendedor de sucesso. As chances de erro diminuem e sua equipe fica mais tranquila.

Fazer controle e emissão das notas fiscais à mão

Emitir nota fiscal é essencial para manter o seu negócio em dia com a Receita Federal. Por isso, essa etapa merece uma atenção especial, pois um erro pode causar prejuízos e processos.

Para evitar ter problemas, é possível automatizar essa etapa com a ajuda do PagVendas. Com ele, você tem:

  • parametrização SAT;
  • emissão de nota fiscal pelo app;
  • envio XML de nota fiscal;
  • impressão de ticket de evento.

Qual a importância de uma boa experiência no ponto de venda?

Pensar no ponto de vendas como um ponto de experiência é o que precisamos ter em mente quando falamos de loja física. 

Tudo que acontece dentro daquele espaço, desde a música que está tocando até o atendimento, vai impactar diretamente no cliente.

Uma experiência de compra positiva faz com que o cliente gaste mais dentro da loja, já que é um lugar que ele gosta de estar, faz com que ele volte mais vezes, se tornando fiel e que ele indique para outras pessoas. Ou seja, uma série de vantagens para sua empresa.

No PDV ou na loja online, o Pag está com você

Você viu que o PagVendas te ajuda a evitar os erros que podem prejudicar o seu desempenho no ponto de venda, mas, não é só na loja física que ele está com você.

Mas se o seu canal de venda é digital, o PagVendas também vai estar com você.

Esse é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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