Resumo do texto

  • Saiba como diminuir o custo dos fretes;
  • Veja como você pode fazer vendas sem entregas e ainda assim agradar os clientes;
  • Descubra como oferecer frete grátis sem ter prejuízos.

Conheça o Envio Fácil!

 

Valor do frete é assunto importante para os donos de lojas online. Ele é um fator de peso na decisão do cliente, basta cobrar um pouco a mais para perder vendas.

O envio de encomendas não pode ser caro demais e nem muito em conta, caso contrário, você prejudica a margem de lucro do negócio. A solução é buscar o bom e velho equilíbrio.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para oferecer frete mais barato,  trabalhar com envio grátis e até como fazer vendas sem entrega.

4 ideias para oferecer frete mais barato

O primeiro passo para diminuir o custo dos envios é conhecer as opções ao seu alcance. Entenda as diferenças e saiba qual vale mais a pena.

  1. Frete local

Não é preciso contratar grandes transportadoras para fazer entregas na sua cidade ou região. Existem opções mais em conta, que podem até ajudar a entregar o pacote no mesmo dia. Você pode acionar motoboys ou até colocar as encomendas no próprio carro para distribuir no final do dia.

  1. Frete com desconto

Aqui vale um acordo com o cliente: quanto maior a compra maior o desconto no valor do envio. Ou então um pedido de quantidade mínima de produtos para o cliente ter preços mais em conta na entrega.

  1. Frete fiel

Para um frete mais barato dê descontos para quem sempre compra com você, assim os consumidores terão experiências exclusivas e sempre voltarão para a sua loja.

  1. Frete fixo

O valor fixo dá confiança ao cliente, ele começa e termina a compra sabendo quanto vai pagar. Com preço fechado, ninguém é pego de surpresa na hora de fazer o pagamento, que é quando ele confere o quanto vai ser cobrado pelo envio.

Mas atenção: a loja precisa ter controle financeiro e de estoque para se organizar e não perder dinheiro com essa opção.

Parcerias de sucesso: o que considerar ao escolher as transportadoras?

Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: você precisa saber como escolher bons fornecedores para esse serviço. Fique atento aos seguintes pontos:

  1. a transportadora precisa de um preço competitivo;
  2. ela precisa atender as regiões onde você mais vende;
  3. se for fechar só com um parceiro, negocie descontos, já que a empresa vai ganhar no volume;
  4. o fornecedor precisa ser confiável, ter bons veículos e cumprir prazos;
  5. não se esqueça de acordar quem fica responsável por problemas como perda e extravio.

Atenção: parcerias ruins podem prejudicar seu esforço, por isso, faça uma pesquisa para escolher bem o fornecedor. Um bom lugar para descobrir a reputação é no Reclame Aqui, este portal reúne queixas de consumidores e mostra como as empresas resolvem os problemas.

Compra sem frete: como colocar isso em prática?

Para os clientes mais apressadinhos, nada melhor do que receber a compra no mesmo dia. E seu negócio pode fazer isso sem envolver nenhuma transportadora, mas sim combinando a retirada.

Esta é uma opção muito usada por negócios que vendem comida. O cliente compra online e vai até a loja física buscar o pedido, um jeito de tirar o custo do frete e permitir que venda e entrega aconteçam no mesmo dia.

Na retirada o produto vai estar pronto e separado, esperando o consumidor. Vale lembrar: não precisa ter loja física para oferecer a retirada, ela também pode ser feita na sua casa, local de trabalho, armazém, ou você pode combinar um local estratégico para realizar a entrega pessoalmente ao cliente.

Frete grátis: é possível reduzir e continuar lucrando?

Sim, é possível! O frete grátis é o que mais atrai nas compras online, porém, para oferecer esta vantagem é preciso ter um bom planejamento. Veja alguns pontos importantes.

Margem de lucro: faça uma análise antes de qualquer coisa

Vender sem retorno não faz sentido, então, é importante considerar qual é o lucro da venda e quanto custa enviar aquela encomenda para saber se é possível colocar o frete grátis em prática.

Se a margem for alta, arcar com os custos fica mais fácil e por mais que o gasto seja maior, as chances de vender aumentam. É um passo para trás para dar dois para frente, pense nisso.

Agora, se a margem está pequena, o envio sem custo para o cliente fica mais difícil para o seu bolso. Neste caso existem duas opções: aumentar o preço do produto (e inserir o valor do frete nele) ou colocar uma quantidade mínima para ter acesso ao frete grátis.

Aproveite o frete grátis para aumentar o ticket médio

Ticket médio nada mais é do que a média de valor das compras feitas no seu negócio. Ele te ajuda a enxergar como estão suas vendas e se está tudo no caminho certo.

O frete grátis pode ser usado nos produtos mais vendidos e que dão mais lucro. Assim você aproveita a popularidade deles, junta com uma oferta imperdível e pode vender ainda mais.

Pense sobre as embalagens

Frete é calculado com base no tamanho e no peso do pacote. Quanto maior e mais pesado, mais caro é o envio. Tenha certeza que as embalagens não estão deixando tudo mais caro sem necessidade.

É lógico que as caixas precisam proteger bem o produto e ter qualidade, mas  fazendo pesquisas é possível encontrar alternativas que são menores, mais leves e que conseguem dar proteção do mesmo jeito.

Faça promoções com frete grátis por tempo limitado

Se não dá para oferecer frete zerado todo dia, crie essa promoção em datas especiais como Dia das Mães, Black Friday e Dia dos Namorados, essas são épocas em que as vendas sempre aumentam, então, pagar pelo frete pode ser um custo pequeno perto do lucro que você pode conseguir.

O mesmo acontece em meses de pouco movimento. Criar promoções relâmpago de frete grátis ou mais barato pode salvar o seu faturamento, além de ajudar a dar saída no estoque e abrir espaço para a chegada de novos produtos.

Envio Fácil: vantagens para entregas

Viu como o serviço de entrega é importante? Para oferecer um transporte mais barato e de qualidade é só usar o Envio Fácil.

Ele garante o melhor preço, junto com agilidade no transporte e segurança para clientes e vendedores. O serviço está disponível para todos os lojistas com contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ) no PagBank.

Ele é bem fácil de usar. Basta usar as dimensões da caixa e o peso para simular o valor, imprimir a etiqueta disponível, colar na embalagem e despachar. Simples, rápido e prático.

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