Mães empreendedoras: 3 histórias de sucesso para se inspirar

Resumo do texto

  • Veja como o empreendedorismo e Maternidade são uma relação que dá certo;
  • Conheça 3 histórias de mães empreendedoras;
  • Saiba por onde começar a sua história de sucesso.

 

A maternidade é um momento especial na vida de muitas mulheres. Mas, cuidar de um bebê, muitas vezes, acaba afastando a mãe da vida profissional. Seja por preconceito do mercado de trabalho ou por dificuldade na hora de conciliar a família com a carreira.

Para superar essas dificuldades do mercado de trabalho, o número de mães empreendedoras cresce diariamente. A flexibilidade de horário e a possibilidade de trabalhar mais perto de casa são alguns dos fatores que atraem essas mulheres.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Mães Empreendedoras

Empreendedorismo e maternidade!

Segundo a Rede Mulher Empreendedora, 68% das empreendedoras começam neste caminho após terem filhos. Esse número tem explicação.

A escolha é feita, muitas vezes, como consequência da dificuldade em se manter ou retornar para o mercado formal. Esse obstáculo é derivado do preconceito de empresas com a maternidade.

E esse preconceito acaba fechando as portas para profissionais excelentes. As mães empreendedoras têm uma taxa de sucesso maior que a média nacional, segundo o Sebrae.

A importância do empreendedorismo para as mães

Se o mercado formal de trabalho afasta essas mulheres, o empreendedorismo abre um leque de possibilidades para quem tem jornada dupla e busca reconhecimento! 

Com ele, as mães conseguem buscar a independência financeira e a realização de sonhos profissionais e pessoais.

Histórias de mães empreendedoras de sucesso!

Os números de mães empreendedoras são altos, como mostrado na pesquisa da Rede Mulher Empreendedora. E tantas mulheres trilhando suas próprias trajetórias de sucesso, inspiram outras a buscar a realização dos sonhos.

Conheça as histórias de sucesso da Dani, Lucilaine e Luana que juntam empreendedorismo e maternidade.

Dani Junco e a B2Mamy

A Dani entendeu que o empreendedorismo era a solução para o seu caso, mas também para outras mulheres. Por isso, criou a B2Mamy, empresa que prepara mães para serem líderes e economicamente livres.

Ela transformou a dificuldade que teve em voltar para o mercado de trabalho formal em oportunidade para si mesma e para outras mulheres que podem passar pela mesma situação.

Lucilaine e o Instituto Gourmet

A Lucilaine também usou sua própria dificuldade para ajudar outras mães. Formada em biologia, a professora começou a vender doces caseiros após a maternidade. Assim, conseguia trabalhar de casa e ficar mais próximo de seu bebê.

Pensando que muitas mulheres passam por isso, criou o Instituto Gourmet, uma rede de ensino de gastronomia que já tem mais de 80 unidades em funcionamento.

Dentre as dificuldades do mercado de trabalho formal, ter alguém para cuidar das crianças enquanto trabalha é um dos motivos que mais afastam as mães. É nesse ponto que a Lucilaine pensou na hora de criar sua empresa.

Luana Génot e o Instituto Identidade Brasil

Luana trilhou um caminho um pouco diferente. Antes de engravidar, criou o Instituto Identidade Brasil, empresa que pretende acelerar a igualdade racial no país. Quando ela percebeu que o projeto estava crescendo e sua vida financeira estava mais estável, decidiu engravidar.

Hoje, mãe da Alice, Luana acredita que o legado que deixará para sua filha é o que mais importa.

O empreendedorismo pode ser um caminho para mães que querem unir uma carreira profissional com a maternidade.

Se inspirou e quer começar sua jornada empreendedora? Veja os primeiros passos

Se você se identificou com essas histórias e quer ser uma mulher empreendedora, é preciso se planejar. E pode começar analisando um conjunto de fatores, como:

  • sua necessidade;
  • a capacidade de gerenciar um negócio;
  • quanto pode investir;
  • em qual mercado quer atuar.

Após analisar os pontos acima, confira nosso guia sobre Como começar seu negócio: será que existe momento certo para empreender? para tirar suas principais dúvidas sobre como abrir um empreendimento.

Conheça também as mães que fazem acontecer no universo financeiro

Neste artigo você viu a história de três mães empreendedoras que driblaram as dificuldades impostas pela sociedade e se transformaram em casos de sucesso e inspiração.

E isso você também encontra no mercado financeiro. Uma área de atuação que é majoritariamente masculina, mas tem se tornado uma opção para as mães! Confira essa breve análise sobre maternidade e investimentos.