Resumo do texto
- Entenda o que é o Informe de Rendimentos;
- Saiba como conseguir o seu comprovante no app PagBank;
- Veja como ter Informe de Rendimentos do INSS.
O Imposto de Renda 2024 vai começar no dia 15 de março. Para não correr o risco de cair na malha fina e receber multas, separar com antecedência os documentos é sempre a melhor opção.
O Informe de Rendimentos é um dos principais. É esse documento que vai mostrar para a Receita Federal quanto você recebeu ao longo do ano anterior. Esse informe pode vir do banco, da empresa que paga o seu salário e, até mesmo, do INSS.
Confira, em detalhes, o que é o Informe de Rendimento e qual a sua importância para a declaração do Imposto de Renda. E, se você é cliente PagBank, veja o passo a passo para encontrar o seu no app!
Veja outros artigos que podem te ajudar:
- Valor mínimo para declarar o Imposto de Renda: entenda quem deve fazer a declaração;
- Declaração de investimentos no Imposto de Renda: tudo o que você precisa saber!
- Entenda como funciona o Imposto de Renda Retido na Fonte.
O que é Informe de Rendimentos?
O Informe de Rendimentos é o documento essencial para a Declaração do Imposto de Renda porque ele mostra quanto você ganhou ao longo do ano-base (ou seja, precisa de todos os vencimento de 1.º de janeiro até 31 de dezembro de 2023). Como os seus ganhos podem ter diferentes origens, é possível que você tenha vários informes.
A empresa que paga seu salário é obrigada a prestar contas de tudo que foi pago durante o ano.
Já os bancos, devem incluir no Informe qual o saldo na conta (corrente e poupança), assim como o rendimento da conta poupança ao longo do ano. Caso tenha investimentos na mesma instituição, eles também precisam constar no documento.
E, se você faz investimento através de uma corretora, também é preciso mostrar isso para a Receita. Como foi dito anteriormente, diferentes rendas acabam exigindo diferentes informes.
Como obter esse comprovante?
A empresa que você trabalha é obrigada, por lei, a enviar esse Informe para seus funcionários. Já com os bancos ou corretoras, o envio pode ser digital ou através do aplicativo ou site.
Veja como acessar o seu Informe de Rendimentos da conta PagBank
É possível acessar seu informe de duas maneiras, via app ou site:
App:
- Acesse o app;
- Clique na foto de perfil, no canto direito superior;
- Acesse a opção “Imposto de Renda”;
- Escolha o ano que você quer emitir. Em 2024, a declaração será referente ao ano de 2023;
- Clique em “Baixar” e informe seu CPF ou CNPJ para garantir a segurança da operação.
Site:
- Acesse sua Conta PagBank;
- No menu, selecione Extratos da Conta e toque em Imposto de Renda;
- Escolha o ano-calendário vigente. Em 2024, a declaração será referente ao ano de 2023;
- Baixe o arquivo utilizando como senha o seu CPF ou CNPJ (apenas números).
Até quando a empresa pode me enviar o Informe?
As empresas tinham até 29 de fevereiro para entregar os Informes de Rendimento para seus funcionários. Essa entrega poderia ser por Correios ou digitalmente, por e-mail.
Se você não recebeu esse documento no prazo previsto, solicite para à empresa. Ele é essencial para fazer a Declaração do Imposto de Renda.
E quem é Aposentado ou Pensionista do INSS?
Para quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS também precisa de um informe de rendimentos, afinal de contas, esse é um tipo de renda. Esse documento pode ser consultado pela internet ou pelo aplicativo Meu INSS: Veja como acessar o documento:
- Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
- Nela, clique em “Ver Mais”;
- Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2023;
- Escolha o extrato que deseja;
- Salve o documento em PDF.
Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank via Pix
É possível receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, direto na sua conta PagBank. Para isso é preciso ter a chave CPF cadastrada, que deve ser o mesmo CPF do titular da declaração.
Se você já tem seu CPF cadastrado como chave aqui no PagBank, é só seguir o passo a passo abaixo, se ainda não tiver, basta acessar nosso conteúdo e criar a sua.
Atenção: A chave precisa ser o CPF, as chaves tipo celular, e-mail ou chave aleatória não estão disponíveis para isso.
- Para receber o IR via Pix é necessário que o cliente tenha cadastrado o CPF como chave Pix da Conta PagBank. Caso ainda não tenha feito isso, clique em “Pix/QR Code”, em “Gerenciar chaves” e em “Cadastrar nova chave”. Depois, selecione o CPF como chave que deseja cadastrar e confirme em “Cadastrar Chave”. As chaves serão validadas pelo Banco Central em até um dia útil.
- Confira no campo “Imposto a Restituir”, no fim da tela, se há quantia prevista para restituição;
- Em caso positivo, selecione a opção de maior valor no campo “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado” e clique em “Entregar Declaração”;
- No campo “Tipo de Conta”, selecione a opção “Pix”;
- Para restituição via Pix, a chave utilizada será o CPF do titular da declaração. Ao digitá-lo, o sistema automaticamente fará a associação do seu CPF à sua chave Pix, e pronto!
Atenção: o contribuinte que optar por receber a Restituição do IR via PIX será incluído no primeiro lote da restituição. No entanto, ele deve informar uma chave PIX com CPF para receber o valor.