Resumo do texto
- Saiba como usar a segunda maior rede social do país para vender;
- Veja tudo que você tem direito ao abrir uma loja no Instagram Shopping;
- 5 dicas para melhorar a sua loja e vender mais.
Usar as redes sociais para divulgar o seu negócio está cada vez mais comum, mas agora você pode criar uma loja e vender diretamente pelo app, com o Instagram Shopping. Saiba como fazer isso!
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O que é Instagram Shopping?
É a funcionalidade que permite que você tenha uma loja virtual no Instagram. Nela, você pode dividir os produtos em categorias e apresentar os itens em uma espécie de vitrine virtual, da mesma forma que é feito em um e-commerce. Mas por que você deve pensar em usar essa opção no seu negócio?
Pois além de ser uma das principais redes sociais no Brasil, com mais de 90 milhões de usuários, ela é ainda mais significativa para os negócios. Cerca de 81% dos usuários usam o Instagram para procurar por novos produtos e serviços. Então, você não pode ficar de fora dessa, né?
Para ter acesso ao Instagram Shopping é preciso ter um perfil de negócios no Instagram Business. Se ainda não fez a mudança do perfil da sua empresa, vá nas configurações, procure por ‘’Conta’’ e, no final da página, troque o tipo do perfil.
Como o Instagram Shopping funciona?
Se você já está com o perfil no Instagram Business e quer começar a montar a sua loja na rede social, veja como funciona essa ferramenta.
Viu só? Todas essas opções reunidas permitem montar uma loja completa dentro da rede social já conectada ao perfil. Hora de ver como montar a sua.
Como cadastrar sua loja no Instagram Shopping?
Os primeiros passos para que sua loja esteja pronta é configurar o Instagram Shopping e se preparar para vender pelo Instagram.
Verifique os requisitos obrigatórios
Segundo o Instagram, a empresa precisa se enquadrar às condições de qualificação para comércio. Portanto, separe um tempinho para ler com calma os documentos da empresa e ter certeza que o seu negócio pode fazer parte do Instagram Shopping.
Além disso, é preciso que o perfil esteja na categoria de “conta comercial”. Basta ir nas configurações e fazer a troca.
Escolha como fazer a integração
Os produtos que vão aparecer no Instagram Shopping são “puxados” de um outro site, ou seja, eles precisam existir em um outro local para que o Instagram consiga copiar eles para dentro da plataforma. Mas não se preocupe, depois você consegue editar o que for preciso.
Se você não tem um e-commerce, crie agora a sua loja virtual PagVendas.
Tenha um Gerenciador de Negócios
Para terminar o cadastro da sua loja, é preciso ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Para acessar, use a sua conta pessoal do Facebook. Essa conta deve ser administrada pela página do Facebook que está conectada ao perfil do Instagram referente à loja. Não se preocupe, a ferramenta vai te mostrar o passo a passo que deve seguir.
Em seguida, no próprio Gerenciador de Negócios, você vai preencher os detalhes necessários para que sua loja esteja pronta. E lembre-se, é normal que a ferramenta peça um tempo para revisar se todas as informações estão corretas.
Se você já leu os requisitos obrigatórios e está pronto para começar sua loja no Instagram, siga o passo a passo:
- no perfil, clique nos três tracinhos e vá em “Configurações”;
- procure pela opção “Negócio” (caso não tenha, é preciso fazer a troca da conta para comercial);
- clique em “Shopping” e comece a configuração da sua loja.
Como melhorar a sua loja no Instagram Shopping
Se já configurou a loja no Instagram, conectou com o catálogo e os produtos estão aparecendo no perfil, é só clicar no ícone de bolsa, que é a aba do Instagram Shopping.
Para que sua loja fique ainda mais preparada para vender mais, confira 5 dicas do que fazer:
Crie bios e descrições atrativas
Ao entrar em uma página de produto e ver a descrição “camiseta branca de algodão”, você não fica muito interessado, né? Mas se tiver “camiseta branca feita com algodão que traz maciez e conforto na hora de usar e é super simples de lavar” parece muito mais atrativo.
Dedique um tempo na hora de criar descrições para os produtos e legenda para os posts. Esses textos são um dos principais elementos para chamar atenção do cliente.
Use fotos e vídeos de qualidade
Junto com as legendas e descrições, as imagens são o outro elemento essencial para atrair os usuários. Se a foto ou vídeo não tiver qualidade suficiente, o produto não vai aparecer claramente e o usuário vai perder o interesse.
Use hashtags com sabedoria
Essas são as palavras que vêm junto com o símbolo # e devem se relacionar com o seu post. O Instagram permite que você use 30 hashtags em cada postagem. Tem perfis que chegam a esse número em cada postagem, mas isso não é o ideal. As hashtags são uma ferramenta poderosa quando usada com estratégia.
Por exemplo, não coloque #vendas apenas, coloque #BolsaDeCouro, assim, quem estiver pesquisando por uma bolsa de couro, vai encontrar exatamente o que procura.
Não esqueça que é uma rede social
O que isso quer dizer? É preciso estar sempre atento à parte “social” da rede. Interagir com outros perfis e com os seguidores da sua marca aumenta sua relevância e atrai cada vez mais pessoas.
Quando comentarem na foto, responda e se enviarem mensagem, não deixe o cliente esperando. Nesse meio tempo, ele pode pedir ajuda ao concorrente e receber uma resposta mais rápida. Caso queira que o contato seja por outro meio, como e-mail ou whatsapp, deixe essa informação clara na descrição do perfil.
Deixe todas as informações claras
No Instagram Shopping é possível editar a descrição dos produtos que são ‘’copiados’’ do site que você integrou. Por isso, não deixe de colocar todas as informações sobre valores, frete e tamanhos na página de detalhes. Assim, quando o usuário clicar e for levado para o seu site, ele não terá nenhuma surpresa e vai finalizar a compra mais rapidamente.
Descubra mais formas de vender no Instagram
Usar o Instagram Shopping é simples e permite que você crie uma loja completa em uma das redes sociais mais usadas no país. Mas essa não é a única forma de vender pelo Instagram.
Se ainda está configurando os produtos, mas não quer esperar e perder clientes nesse tempo, pode usar os posts para divulgar os itens e o Link de Pagamento para realizar a venda por mensagem direta.